Destaque

VW ID.2all: elétrico anda como Golf GTI e tem painel de Fusca

Conceito de carro elétrico acessível da Volkswagen, ID.2all estreia em 2025 e alcança até 450km de autonomia

Volkswagen ID.2all [divulgação]
Volkswagen ID.2all [divulgação]

Chamado de ID.2all, o concept car da Volkswagen chegará ao mercado em 2025 para ser o modelo elétrico de baixo custo da marca, se posicionando abaixo do já conhecido ID.3.

A engenhosidade do modelo começa pelo próprio nome, pois a pronúncia do “2all” lembra “to all”, que em português significa “para todos”. Considerando que se trata de um modelo pensado para ser acessível, é uma grande sacada por parte da VW.

Visual do futuro

Embora ainda seja apenas um conceito, o ID.2all já traz um design no padrão futurista que os elétricos da marca utilizam, a exemplo do ID.3 e ID.4.

A dianteira chama atenção principalmente pelos faróis modernos interligados por uma linha de LED, que é separada apenas pelo logotipo da Volkswagen ao centro da grade dianteira.

Na lateral as grandes rodas de 20 polegadas diamantadas se destacam. Já a traseira fica marcada por ser mais reta, lembrando o visual de um monovolume. As lanternas de trás também são unidas por uma faixa de LED, seguindo as tendências do mercado mundial.

Volkswagen ID.2all [divulgação]
Volkswagen ID.2all [divulgação]

Painel de Fusca antigo

Seguindo a moda dos carros elétricos atuais, o interior do ID.2all exala minimalismo em suas linhas, que são bem retas e com poucos detalhes marcantes.

Com o significativo avanço da modernidade nos carros movidos a eletricidade, a Volkswagen optou por colocar duas telas totalmente digitais em seu conceito, ambas flutuantes como se fossem tablets grudados no painel.

Sem dúvidas o que mais chama atenção no painel de instrumentos de 10,9” é a opção de layout que resgata as origens dos modelos clássicos da marca, como o Fusca e a Kombi. Nessa configuração o painel digital simula mostradores analógicos e até mesmo as clássicas luzes de advertência circulares, assim como o relógio digital abaixo do logo da montadora.

Volkswagen ID.2all [divulgação]
Volkswagen ID.2all [divulgação]
No caso da central multimídia a tela é ainda maior que a do painel, chegando a 12,9 polegadas.

Quando falamos em equipamentos, a montadora divulgou que a versão final deve trazer itens modernos como o Park Assist Plus com função de memória, teto-solar elétrico panorâmico, faróis com tecnologia LED Matrix IQ. Light, head-up display e bancos elétricos com função de massagem.

Acessível, mas com desempenho de Golf GTI

O ID.2all é pensado para ser um hatchback elétrico de baixo custo, mas nem por isso ele deixa de ter um ótimo desempenho e bom alcance de autonomia.

O conjunto alimentado por eletricidade traz potência de 226 cv, levando o ID.2all de 0 a 100 km/h em somente 7 segundos. É o mesmo tempo necessário de um Golf GTI, hatchback a combustão com proposta esportiva e motor 2.0 turbo.

De acordo com os dados oficiais divulgados pela Volkswagen, a velocidade máxima é limitada a 160 km/h (vale lembrar que os elétricos possuem velocidades finais mais baixas para preservar as baterias). Contudo, a autonomia fica em até 450km considerando o padrão europeu WLTP.

Volkswagen ID.2all [divulgação]
Vale lembrar também que o modelo será o primeiro a contemplar tração dianteira na plataforma modular MEB Entry, desenvolvida para carros elétricos.

No quesito carregamento, em estações rápidas a bateria pode ser recuperada de 10 a 80% em aproximadamente 20 minutos.

ID.2all com tamanho de Volkswagen Polo

As medidas do elétrico ID.2all não ficam muito distantes do Polo brasileiro, chegando aos 4,05 m de comprimento (contra 4,07 m), 1,82 m de largura (contra 1,75 m), 1,53 m de altura (1,47 m no Polo) e 2,60 m de entre-eixos (são 2,56 m no brasileiro). Já o espaço disponível para bagagens no porta-malas é de 490L, ou 1.330L se os bancos estiverem rebatidos.

Volkswagen ID.2all [divulgação]
Volkswagen ID.2all [divulgação]

Chega em 2025 custando R$ 140 mil

A versão de produção do ID.2all deve chegar ao mercado em 2025, fazendo parte do plano atual da Volkswagen de lançar dez novos modelos elétricos até 2026.

Segundo informado pela montadora de origem alemã, a ideia é tentar lançar o modelo com preço abaixo dos 25.000 euros, o que significa cerca de R$ 140.430 na conversão direta atual. Será que vem ao Brasil?

>>Volkswagen planeja Polo elétrico por menos de R$ 110 mil

>>Volkswagen Golf elétrico deve ser menor e pode ter versão GTI

>>CEO da Volkswagen não está feliz com o visual dos carros