Se você gosta de botões físicos ao invés de comandos táteis ou instalados nas centrais multimídias, pode ficar tranquilo. A Volkswagen revelou que nunca mais vai errar em relação ao fim dos botões físicos em prol de outros tipos de comando. Os executivos da marca alemã demoraram um pouco, mas entenderam como pensam a maioria dos seus compradores europeus. Mas, e os brasileiros nessa história?
Em uma declaração recente, Ralf Brandstätter, alto executivo do braço chinês da marca, deu mais detalhes da novidade. Ele contou que os clientes europeus preferem carros que contem com controles táteis, com uma durabilidade maior e que tragam uma dinâmica diferenciada de condução. Por outro lado, na China, a maioria dos clientes preferem veículos que possuam conectividade com inteligência artificial, comandos de voz e cockpits inteligentes e tecnológicos.
Como recentemente o Grupo Volkswagen aderiu ao movimento tecnológico, os executivos da marca anotaram diversas reclamações por parte dos europeus. Isso tinha muito haver com a adoção de controles sensíveis ao toque e também inclusão de comandos nos painéis digitais dos veículos. Por exemplo, o Passat Variant atual possui diversos comandos seus que só podem ser acessados pela central multimídia. Isso não agradou muito boa parte do público.

O povo vai agradecer
De olho nessa insatisfação, a marca alemã já começou a promover alterações. Nos Golf GTI e R lançados recentemente, novos botões físicos foram instalados. A montadora ainda prometeu que essa onda será espalhada para futuros carros a serem lançados nos próximos anos. Ainda nesse sentido, Andreas Mindt, outro executivo da marca, contou que inserir comandos em multimídias foi um erro.
Andreas revelou que a Volkswagen nunca mais vai cometer esse erro em relação aos botões físicos. Ele disse que a partir do lançamento do hatch elétrico ID.2all, diversos botões físicos para comandos como pisca alerta, volume do sistema de som e do ar-condicionado serão posicionados abaixo das centrais multimídias. No volante, os botões voltarão a serem físicos, pois isso é uma coisa que os clientes adoram.

Por fim, já que os carros da marca alemã vão passar a ter essa novidade, é provável que veículos de marcas como Skoda e Seat também voltem a trazer os comandos neste formato. Um empecilho é que isso aumentará de forma sútil os custos de produção. No entanto, ainda não se sabe se essa decisão afetará as linhas de produção da Volkswagen no Brasil. Por aqui, os modelos da montadora possuem diversos comandos físicos, mas também existem controles sensíveis ao toque, como o comando do ar-condicionado do T-Cross.
Você prefere os botões físicos ou sensíveis ao toque? Conte nos comentários

![Interior do Volkswagen ID.4 [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/10/Volkswagen-ID4-21-1200x720.jpg)

A VW tinha que se preocupar com esse painel de Gol em um carro de mais de 300k como na Amarok como sempre os caros mais caros do mundo mas com acabamento péssimo, total descaso com o brasileiro.