O Latin NCAP acaba de divulgar novos resultados e o Renault Kardian e o Volkswagen Taos reestilizado se destacaram. O SUV médio alemão ganhou novo visual e voltou a obter cinco estrelas nos testes de colisão. O modelo passou pelos mesmas análises de 2021 e outros itens foram submetidos a análises agora. Ele chegará em breve ao Brasil vindo do México.
Nas avaliações, o novo Taos obteve 90,69% de proteção para o ocupante adulto, 89,80% de proteção para as crianças e 67,67% de proteção para pedestres e usuários vulneráveis das vias. Além disso, os itens de assistência ao condutor obtiveram 92,15% de avaliação. O SUV passou por teste de impacto frontal, lateral, de poste, chicotada cervical e mais estudos.
O Volkswagen Taos reestilizado também teve seu alerta de ponto cego e assistente de manutenção de faixa avaliados. No impacto frontal, ele obteve estrutura estável e área dos pés estável. A proteção do peito do motorista foi tida como marginal e a proteção do peito do passageiro foi avaliada como adequada. No impacto traseiro, a proteção do pescoço foi boa.

Quer se destacar pela segurança
Já o impacto lateral teve proteção completa e o impacto lateral de poste teve proteção boa para abdômen, pelve e cabeça. Contudo, foi adequada para o peito. A proteção infantil foi avaliada como completa tanto no impacto lateral quanto frontal. O Latin NCAP pontuou que a proteção da parte superior da perna do pedestre foi ruim e que precisa ser melhorada.
As frenagens autônomas para usuários da via e interurbano tiveram bom desempenho, mas não tiraram notas máximas. Já a frenagem autônoma para cidades alcançou nota máxima. O alerta de ponto cego tirou nota máxima. Por sua vez, os assistentes de faixa não pontuaram porque não retornam à posição ligada sempre que o veículo é reiniciado, segundo o órgão.
Novidade virá em breve
O Volkswagen Taos reestilizado apostará em novo visual para tentar incomodar o Jeep Compass. Sua frente está mais agressiva e o para-choque traz elementos acinzentados. Os faróis de LED são menores do que o modelo antigo e a grade é iluminada, só que só na versão Highline.
Na traseira, ele passa a ter lanternas interligadas e o emblema da fabricante poderá ser iluminado, embora apenas na versão mais cara. Internamente, a montadora revelou que melhorou o nível de acabamento ao incluir superfícies macias ao toque e nova faixa de LED. A central multimídia terá acabamento parcialmente flutuante.
![Volkswagen Taos Highline [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2025/10/volkswagne-taos-highline-2026-5-1320x743.webp)
Sob o capô, o Taos de cara nova segue com o motor 1.4 turbo flex de 150 cv e 25,5 kgfm de torque. O câmbio é automático de oito marchas e a tração é dianteira. A variante eletrificada virá mais para frente. Ele será ofertado nas versões Comfortline e Highline, todavia os preços seguem em segredo.
Acha que o novo Taos fará sucesso por aqui? Conte nos comentários



