A Volkswagen lançou no dia 12 de agosto o Tera na Argentina, mas a novidade não empolga tanto quanto no Brasil. Isso porque o SUV subcompacto chega ao país vizinho mais defasado, com motor antigo 1.6 aspirado, menos potência nas versões turbinadas e sem sistemas de segurança de série que já equipam todas as versões brasileiras.
No mercado argentino, o Tera será vendido em quatro versões — Trend, Comfort, Highline e Outfit. Já no Brasil, lançado em maio de 2025, o modelo tem quatro opções, incluindo as configurações MPI, TSI, Comfort e High. Visual e interior permanecem praticamente idênticos nos dois países, mas a grande diferença está na motorização e nos pacotes de segurança.
A versão de entrada Trend parte de 29.900.000 pesos (cerca de R$ 124 mil) e é equipada com o 1.6 MSi aspirado, que entrega 110 cv e 15,7 kgfm de torque, sempre com câmbio manual.

Esse motor já saiu de cena praticamente em quase todos os carros da Volkswagen no Brasil, restando apenas na Saveiro. Por aqui, o Tera de entrada utiliza o 1.0 MPI flex de 77/84 cv e câmbio manual de cinco marchas.
As demais versões — Comfort, High e Outfit — usam o motor 1.0 170 TSI, mas com calibração mais fraca. São 101 cv e câmbio automático de seis marchas, contra 109/116 cv e 16,8 kgfm de torque do modelo flex vendido no Brasil. A linha turbo não conta com câmbio manual, algo ainda disponível no Tera brasileiro na configuração TSI manual.

Vale lembrar que o mercado argentino não tem opção flex e também existe um certo preconceito com motores de baixa cilindrada porque o país nunca passou pela era do 1.0 que marcou o Brasil nos anos 1990.
O consumidor argentino sempre teve como referência os 1.6 e 1.8 aspirados, considerados mais adequados para as longas distâncias rodoviárias e para o uso com GNC, combustível bastante popular por lá. Isso consolidou a ideia de que motores menores seriam fracos e menos confiáveis para o dia a dia.

Outro ponto polêmico é a segurança. Enquanto todas as versões nacionais oferecem de série a frenagem autônoma de emergência com alerta de colisão, no modelo argentino o recurso é opcional.
Na Trend, ele custa 483.000 pesos (cerca de R$ 2.001) e na Comfort chega a 800.000 pesos (R$ 3.336). Na versão Comfort, ao equipar o modelo com pacote de segurança, o Tera argentino ganha o controle de cruzeiro adaptativo, já de série no modelo brasileiro.

Fora essas diferenças, o carro é essencialmente o mesmo. Mede 4,15 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,47 m de altura e 2,56 m de entre-eixos, com porta-malas de 350 litros. O interior traz multimídia VW Play de 10 polegadas e painel digital de 8” nas versões de entrada, enquanto a High recebe painel de 10,25”.
Preços e versões do Volkswagen Tera 2026 no Brasil
Tera MPI 1.0 MT — R$ 105.890
Tera TSI 1.0 MT — R$ 118.890
Tera Comfort 1.0 TSI AT — R$ 128.890
Tera High TSI AT — R$ 139.990
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