Ao vivo
Home » Novidades » Volkswagen Tera começa a ser exportado para a Argentina e pode ganhar novo nome na África

Novidades

Cruzando fronteiras

Volkswagen Tera começa a ser exportado para a Argentina e pode ganhar novo nome na África

SUV compacto nacional já foi flagrado em solo argentino e será posicionado entre o Polo Track e o Nivus; modelo também deve chegar à Europa e à África do Sul

3 min de leitura

Pouco tempo depois de ser lançado no Brasil, o Volkswagen Tera já começa a expandir seus horizontes. O SUV foi flagrado pelo Motor1.com rumo à Argentina para ficar posicionado entre o Polo Track e o Nivus. Produzido em Taubaté (SP), o Tera é vendido por aqui desde maio, com preços que variam entre R$ 103.990 e R$ 139.990, e compartilha a plataforma com o Polo Track. Por isso, será posicionado no mercado argentino justamente entre o Polo de entrada e o Nivus.

O que ainda não foi confirmado é qual motor o Tera terá por lá. No Brasil, ele usa o já conhecido 1.0 MPI de três cilindros, com até 77/84 cv e 9,4/10,3 kgfm (gasolina/etanol), sempre com câmbio manual de cinco marchas.

Volkswagen Tera High Outfit prata lunar de frente em um gramado com muro de pedras
Volkswagen Tera High Outfit [Auto+ / João Brigato]

Já na Argentina, o Polo ainda é vendido com o antigo motor 1.6 MSI de quatro cilindros, que rende 110 cv e 15,7 kgfm apenas com gasolina. A dúvida é se o Tera vai manter o motor nacional ou ganhar o propulsor local, o que faria mais sentido para atender o padrão de combustível da região, onde o flex não existe.

No Brasil, o Tera utiliza também o motor 1.0 170 TSI que gera até 116 cv e 16,8 kgfm de torque com câmbio automático de seis marchas. No restante, o modelo argentino deve ser idêntico ao vendido no Brasil, com os mesmos itens de série.

Volkswagen Tera High Outfit [Auto+ / João Brigato]

O Tera é um projeto que começou a ser desenhado ainda em 2018, mas acabou adiado pela pandemia e pela crise global dos semicondutores. Mesmo assim, a Volkswagen continou com os planos de lançá-lo não só na América Latina, mas também em outros mercados.  Além de abastecer países como Uruguai e México, o SUV deve ser exportado para a África e Europa, onde pode repetir a trajetória do Nivus que ganhou o nome Taigo no mercado europeu.

Interior do Volkswagen Tera high outfit
Volkswagen Tera High Outfit [Auto+ / João Brigato]

Unidades pré-série já foram enviadas para a África do Sul, e a produção local deve começar por lá a partir de 2027, na fábrica de Kariega, na África do Sul. O modelo ainda deve ser registrado em países como Gana, Egito, Marrocos, Argélia, Quênia e Tunísia. Por lá, o nome Tera deve ser alterado para não ter confusão com o SUV Nissan Terra, vendido localmente. Ainda não há um nome definido, mas tudo indica que o visual será mantido.

Acha que o Tera tem potencial para conquistar outros países? Deixe sua opinião nos comentários! 


YouTube video

Deixe um comentário

Assuntos

Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar