Home » Novidades » Volkswagen Tera conquista 5 estrelas no Latin NCAP com seis airbags de série

Novidades

Mais um Volkswagen vai bem

Volkswagen Tera conquista 5 estrelas no Latin NCAP com seis airbags de série

SUV compacto produzido em Taubaté vai bem nos testes de impacto 

3 min de leitura

O Volkswagen Tera, novo SUV compacto produzido em Taubaté (SP), recebeu a nota máxima de cinco estrelas nos testes de segurança do Latin NCAP. Avaliado em diversos cenários de colisão e tecnologias de assistência à condução, o modelo mostrou bom desempenho estrutural e superou os requisitos mínimos do órgão latino-americano.

O Tera foi testado com seis airbags, controle de estabilidade e frenagem autônoma de emergência, equipamento que é de série em todos os mercados da região — com exceção da Argentina, onde está presente apenas nas versões mais caras.

Nos ensaios de impacto frontal, lateral e contra poste, o SUV registrou 89,88% de proteção para adultos, 87,25% para crianças, 75,77% para pedestres e 84,76% nos sistemas de assistência à condução. 

Volkswagen Tera no teste de colisão do Latin NCAP
Volkswagen Tera no teste do Latin NCAP [Divulgação]

A estrutura foi considerada estável, com boa preservação da área dos pés. Ainda assim, o Latin NCAP aponta que a proteção do peito do motorista poderia ser melhor no impacto frontal.

A frenagem autônoma de emergência teve também desempenho em todos os cenários avaliados, e o limitador de velocidade atendeu aos critérios técnicos. Já tecnologias como alerta de ponto cego e assistente de permanência em faixa mostraram bom funcionamento, mas não pontuaram por não estarem disponíveis em volume suficiente.

Como é o Latin NCAP e por que há críticas ao instituto

O Latin NCAP é um programa independente sediado no Uruguai, com apoio de entidades como FIA, BID, CESVI Brasil e PROTESTE, e adota protocolos baseados no Euro NCAP, com o objetivo de melhorar a segurança nos carros vendidos na América Latina. 

Volkswagen Tera no teste do Latin NCAP [Divulgação]

Por mais que a entidade tenha boas intenções, o Latin NCAP recebe críticas de especialistas da imprensa automotiva latino-americana por supostas inconsistências e falta de clareza nos critérios. Comentários relatam que alguns modelos testados em países vizinhos têm diferentes versões de série, o que pode dar disparidade nos resultados. 

Também há relatos de que montadoras que financiam os testes tiveram mais chances em resultados positivos, enquanto outras, por não bancarem o processo, teriam menor cobertura de testes recém-melhorados. 

Volkswagen Nivus [Latin NCAP]
Volkswagen Nivus [Latin NCAP]

Já o Latin NCAP afirma operar “de forma independente e transparente” e seguir metodologias internacionais rigorosas.  

Como é o Volkswagen Tera

Volkswagen Tera branco de frente andando na cidade
Volkswagen Tera [Divulgação]

Fabricado no Brasil, o Volkswagen Tera estreia a categoria de SUVs compactos de entrada da marca. Ele é oferecido em cinco versões.

  • MPI – Motor 1.0 aspirado de 77/84 cv com câmbio manual de 5 marchas
  • TSI – Motor 1.0 turbo de 109/116 cv com câmbio manual ou automático de 6 marchas
  • Comfort – Acrescenta chave presencial, botão de partida e acabamento interno mais sofisticado
  • High – Traz rodas exclusivas, detalhes visuais e bancos com revestimento premium
  • High Outfit (The Town Edition) – Versão topo de linha com visual diferenciado

Desde a configuração mais básica, o Tera conta com seis airbags, freios ABS, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, painel de instrumentos digital, direção elétrica, piloto automático e sensores de estacionamento traseiros.

E você, concorda com os testes feitos pelo Latin NCAP? Deixe sua opinião nos comentários!


YouTube video

1 comentário em “Volkswagen Tera conquista 5 estrelas no Latin NCAP com seis airbags de série”

  1. TAYFUN

    Unreal Engine game directories

Deixe um comentário

Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar