O Volkswagen Tera, novo SUV compacto produzido em Taubaté (SP), recebeu a nota máxima de cinco estrelas nos testes de segurança do Latin NCAP. Avaliado em diversos cenários de colisão e tecnologias de assistência à condução, o modelo mostrou bom desempenho estrutural e superou os requisitos mínimos do órgão latino-americano.
O Tera foi testado com seis airbags, controle de estabilidade e frenagem autônoma de emergência, equipamento que é de série em todos os mercados da região — com exceção da Argentina, onde está presente apenas nas versões mais caras.
Nos ensaios de impacto frontal, lateral e contra poste, o SUV registrou 89,88% de proteção para adultos, 87,25% para crianças, 75,77% para pedestres e 84,76% nos sistemas de assistência à condução.

A estrutura foi considerada estável, com boa preservação da área dos pés. Ainda assim, o Latin NCAP aponta que a proteção do peito do motorista poderia ser melhor no impacto frontal.
A frenagem autônoma de emergência teve também desempenho em todos os cenários avaliados, e o limitador de velocidade atendeu aos critérios técnicos. Já tecnologias como alerta de ponto cego e assistente de permanência em faixa mostraram bom funcionamento, mas não pontuaram por não estarem disponíveis em volume suficiente.
Como é o Latin NCAP e por que há críticas ao instituto
O Latin NCAP é um programa independente sediado no Uruguai, com apoio de entidades como FIA, BID, CESVI Brasil e PROTESTE, e adota protocolos baseados no Euro NCAP, com o objetivo de melhorar a segurança nos carros vendidos na América Latina.

Por mais que a entidade tenha boas intenções, o Latin NCAP recebe críticas de especialistas da imprensa automotiva latino-americana por supostas inconsistências e falta de clareza nos critérios. Comentários relatam que alguns modelos testados em países vizinhos têm diferentes versões de série, o que pode dar disparidade nos resultados.
Também há relatos de que montadoras que financiam os testes tiveram mais chances em resultados positivos, enquanto outras, por não bancarem o processo, teriam menor cobertura de testes recém-melhorados.
![Volkswagen Nivus [Latin NCAP]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/09/Volkswagen-Nivus-Latin-NCAP-5-estrelas-1_edited-1200x720.jpg)
Já o Latin NCAP afirma operar “de forma independente e transparente” e seguir metodologias internacionais rigorosas.
Como é o Volkswagen Tera

Fabricado no Brasil, o Volkswagen Tera estreia a categoria de SUVs compactos de entrada da marca. Ele é oferecido em cinco versões.
- MPI – Motor 1.0 aspirado de 77/84 cv com câmbio manual de 5 marchas
- TSI – Motor 1.0 turbo de 109/116 cv com câmbio manual ou automático de 6 marchas
- Comfort – Acrescenta chave presencial, botão de partida e acabamento interno mais sofisticado
- High – Traz rodas exclusivas, detalhes visuais e bancos com revestimento premium
- High Outfit (The Town Edition) – Versão topo de linha com visual diferenciado
Desde a configuração mais básica, o Tera conta com seis airbags, freios ABS, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, painel de instrumentos digital, direção elétrica, piloto automático e sensores de estacionamento traseiros.
E você, concorda com os testes feitos pelo Latin NCAP? Deixe sua opinião nos comentários!




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