Ao vivo
Home » Novidades » Volkswagen vai lançar carros elétricos baratos 

Novidades

Estratégia

Volkswagen vai lançar carros elétricos baratos 

Fabricante alemã prepara ofensiva na China com custos reduzidos e planeja exportar carros para diversos países

3 min de leitura

Quem acha que a Volkswagen não liga para os carros elétricos está muito enganado. A montadora alemã, após sofrer uma forte queda na China, seu mercado mais importante, está lutando para brigar com marcas locais. Só que a empresa demorou para responder ao avanço das marcas chinesas, mas agora, a estratégia se concentra em carros elétricos baratos.

A pressão de marcas orientais cresceu sobre as montadoras tradicionais da Europa, e fabricantes como a Volkswagen já perceberam que depender apenas das operações ocidentais deixa tudo mais caro e mais lento. Ou seja, ao invés de tentar lutar contra o método de BYD, GWM e MG, a Volkswagen vai trilhar o mesmo caminho.

Nova estratégia

O site Financial Times apurou que o custo total de desenvolvimento e produção na China cai até 50% por causa da mão de obra mais barata na China comparado com a Europa, prazos menores devido ao novo centro com todas integrações,, acesso facilitado a baterias e uma cadeia de suprimentos muito mais produtiva porque todas as peças vem praticamente da China, e na Europa muita coisa teria que importar.

Volkswagen ID.UNYX
Volkswagen ID.UNYX [Divulgação]

A Volkswagen já investiu bilhões de dólares na região e construiu uma fábrica-mãe para carros elétricos tentando ganhar tempo na China ao invés em vez de desenvolver carros na Europa.

No caso, um dos grandes responsáveis é o P&D em Hefei. O complexo tem áreas que antes trabalhavam separadas, como software, hardware e validação do carro completo. Com isso, a fabricante afirma que um projeto que costumava levar cinquenta meses agora fica pronto 30% mais rápido. 

Volkswagen Anhui ID.Unyx [Divulgação]

Thomas Ulbrich, diretor de tecnologia da Volkswagen Group China, disse ao site que o local aumentou o nível de integração entre as equipes e encurtou o caminho até maturar novas soluções. Ele comentou que o desenvolvimento de software, hardware e testes do veículo corre em paralelo, o que ajuda a diminuir decisões travadas e acelera entregas.

Essa estratégia já aparece na prática. A Volkswagen começou a enviar sedãs a combustão produzidos na China para o Oriente Médio e estuda aumentar ainda mais as exportações para países do Sudeste Asiático e da Ásia Central. 

Sem Europa

Volkswagen ID.UNYX
[Volkswagen ID.UNYX/ Divulgação]

A Europa, porém, está fora dos planos. As arquiteturas eletrônicas desenvolvidas na China não atendem aos padrões europeus. Além disso, tarifas aplicadas aos elétricos chineses tirariam toda a vantagem de custo, que é justamente o motivo da mudança.

Para os próximos cinco anos, a VW quer lançar trinta novos elétricos apenas na China. Tudo isso porque a marca perdeu força entre os modelos eletrificados no outro lado do mundo e não aparece nem entre as dez primeiras em vendas de elétricos ou híbridos plug-in. Ainda assim, 20% das vendas de carros a combustão são da Volkswagen. 

Qual é a sua opinião sobre a estratégia da Volks de usar a China como base para competir no mercado elétrico? Deixe seu comentário!


YouTube video

Deixe um comentário

Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar