A Volvo revolucionou a segurança dos carros em 1959, quando lançou o cinto de três pontos sem patentear. Desde então, a invenção salvou milhões de vidas e virou padrão global. Agora, a marca sueca quer fazer para 2026 com o SUV elétrico EX60 ser o primeiro modelo da marca a estrear um novo cinto de segurança inteligente, que promete adaptar a força de retenção ao perfil de cada passageiro antes mesmo de um acidente acontecer.
Ao contrário dos cintos atuais, que tratam todos os ocupantes como se fossem iguais, o novo sistema da Volvo usa sensores para identificar altura, peso, formato do corpo e até a posição em que a pessoa está sentada. Além disso, ele também reconhece o tipo de colisão — se vem de frente, de lado ou por trás — e qual a gravidade que vai ser o impacto.
E graças a essas informações, o carro decide qual deve ser a força ideal aplicada pelo cinto para proteger o ocupante da melhor forma possível. O novo modelo da Volvo trabalha com onze perfis diferentes e se ajusta em menos de um piscar de olhos, segundo a marca.

Na prática, isso significa que um passageiro maior vai receber uma carga mais forte para reduzir o risco de lesões na cabeça. Já alguém menor vai ter uma força mais leve, o que ajuda a evitar fraturas nas costelas, por exemplo.
O sistema foi testado no Centro de Segurança da Volvo, na Suécia, e vai evoluir com o tempo. Isso porque os carros equipados com a tecnologia vão coletar dados reais de acidentes para alimentar a inteligência do sistema. As melhorias serão enviadas por atualizações remotas do carro (OTA), sem que o dono precise levar o carro à concessionária.
O EX60 será o primeiro modelo a receber a novidade, mas a tecnologia será incorporada aos próximos lançamentos da Volvo.
Volvo EX60
O Volvo EX60 será o próximo carro elétrico da montadora sueca e o quarto movido a bateria. O modelo será vendido ao lado do XC60 – SUV da marca mais comercializado no mundo. Ele vem para rivalizar com o Audi Q6 e-tron, Porsche Macan Electric e Tesla Model Y.

Sua plataforma será uma evolução SPA 2, que equipa o já lançado EX90 (R$ 849.990). Rumores indicam que o SUV médio elétrico terá cerca de 644 km de autonomia (WLTP).
Será que cintos inteligentes vão virar padrão como os de três pontos um dia? Deixe sua opinião nos comentários.



