A Volvo acaba de anunciar o lançamento do EX60. O SUV elétrico se apoiará em visual atualizado, amplo espaço interno e segurança. De olho em quem sofre com a ansiedade por autonomia, a marca revelou que o modelo pode percorrer até 810 km, além de integração com a inteligência artificial do Google. Mas, quando será que ele virá ao Brasil?
O SUV elétrico estreia a plataforma SPA3 e um destaque é o chassi “Cell-to-body”. Nele, a bateria passa a ser integrada a carroceria beneficiando a redução de peso. Em relação ao tamanho, o Volvo EX60 mede 4,80 m de comprimento, 1,90 m de largura, 1,64 m de altura e 2,97 m de entre-eixos. A altura em relação ao solo é de 17,8 cm e o coeficiente aerodinâmico é de 0,26.
Na dianteira, o Volvo EX60 traz os faróis “Martelos de Thor”, capô curvado e para-choque saliente. Dos lados, os destaques vão para a linha de cintura alta e o desenho das rodas. Na traseira, ele exibe lanternas divididas e posicionadas na vertical. A cabine se destaca pelo ar minimalista e sóbrio, com teto panorâmico, acabamento sofisticado e sistema de som assinado pela Bowers & Wilkins.

Muitos destaques
Um dos chamarizes do Volvo EX60 será a tecnologia embarcada. Segundo a marca, ele traz um sistema de computação desenvolvido em parceria com a NVIDIA e a Qualcomm, que é capaz de realizar diversas tarefas em questão de segundos. Esse sistema ainda possui um chip especial da NVIDIA com quatro anos de dados ilimitados gratuitos, de acordo com a Motor1.Com.
Com esses itens, as telas do Volvo EX60 contam com respostas mais rápidas e um assistente de voz capaz de conversar com os ocupantes do modelo. Os dois recursos ainda permitiram integração com o Google Gemini, a inteligência artificial do Google.

Durante a apresentação do SUV, os executivos comentaram que o assistente não trará linguagem robótica e sim permitirá uma espécie de diálogo natural entre os passageiros e o veículo. A inteligência poderá responder perguntas, pedir dicas e até saber como está o ambiente externo, pois o assistente consegue ver ao redor do carro por meio das câmeras.
Outro destaque do Volvo EX60 será a segurança. Com novos recursos tecnológicos, ele dispõe de recursos de ADAS, assim como os cintos de segurança são capazes de entender o perfil do passageiro e assim personalizar o nível de tensão e proteção.

É para te deixar tranquilo
E não é apenas pela tecnologia que o EX60 quer estar entre os carros mais vendidos da marca. Batizado de P6, o conjunto das versões mais baratas do SUV terão um motor traseiro de 374 cv e 48,9 kgfm. A bateria tem 83 kWh de capacidade e a autonomia pelo ciclo WLTP é de 620 km.
As versões intermediárias e as primeiras a serem produzidas são batizadas de P10. Aliás, este é o primeiro conjunto a vir para o Brasil. Aqui, o EX60 emprega dois motores, 510 cv e 72,3 kgfm. A tração é integral e a bateria tem 95 kWh de capacidade. O 0 a 100 km/h é feito em 4,6 segundo e o alcance é de 660 km.

As variantes mais caras usarão o conjunto P12. Elas também terão dois motores e tração integral, só que vão oferecer 680 cv e 80,6 kgfm. Aqui, a bateria tem 117 kWh de capacidade e a autonomia é de 810 km. Aliás, o zero a 100 km/h é feito em 3,9 segundos. A arquitetura é de 800V podendo ser conectado em tomadas de até 400 kW, o que permite ganhar 340 km de autonomia em apenas 10 minutos.
Outros detalhes
A Volvo concentrará a produção do novo EX60 em Gotemburgo, na Suécia, com início no primeiro semestre de 2026. Ele será fabricado ao lado do SUV EX90. Por enquanto, o fabricante confirmou que as versões P10 são as que virão ao Brasil. As P6 e P12 poderão vir futuramente, assim como a opção aventureira Cross Country. O novo SUV chegará ao Brasil no último trimestre de 2026 e vai dividir as atenções com o XC60, seu parente híbrido plug-in. Os preços ainda não foram confirmados.

Acha que o EX60 fará sucesso no Brasil? Conte nos comentários


