O Volvo EX60 será apresentado na próxima semana e o novo crossover do fabricante sueco promete autonomia superior a 600 km, além de recarga ultrarrápida capaz de adicionar quase 280 km em apenas 10 minutos. Enquanto a revelação completa não acontece, marcada para o dia 21 de janeiro, a Volvo divulgou um teaser que antecipa alguns elementos da cabine do EX60, com destaque para o sistema multimídia sensível ao toque.
Algumas soluções já conhecidas permanecem, como o ajuste da temperatura do ar-condicionado diretamente pela tela central, algo que ainda exige desviar os olhos da estrada. A diferença é que, agora, os comandos passam a ficar concentrados na parte inferior do display, mais acessíveis e menos ocultos, facilitando a operação durante a condução.
A segurança, um dos pilares históricos da Volvo, segue como prioridade. O EX60 traz o cinto de segurança adaptativo Genius, eleito uma das melhores invenções do ano passado pela revista Time. A marca inventou o item em 1959, porém, a inovação se ajusta em tempo real às características físicas de cada ocupante e às condições específicas de cada acidente.

Além disso, segundo o fabricante, o EX60 será o Volvo mais inteligente já produzido. Afinal, combina tecnologias de Google, NVIDIA e Qualcomm, alcançando um nível de processamento de até 250 trilhões de operações por segundo.
Volvo EX60 poderá responder as perguntas dos ocupantes
O sistema analisa o ambiente ao redor do Volvo EX60 por meio de uma ampla rede de sensores e conta com capacidade de aprendizado contínuo. A Volvo, inclusive, planeja integrar o Gemini às câmeras do EX60, permitindo que o sistema observe o entorno do carro e responda a perguntas dos ocupantes sobre o que está ao redor.
O novo EX60 também marca a estreia da plataforma SPA3 de 800 volts, tornando-se o primeiro modelo da marca baseado nessa arquitetura. Com isso, promete maior eficiência e alcance superior ao de qualquer Volvo anterior, incluindo o EX90.

A bateria possui uma garantia de 10 anos e, de acordo com o fabricante, o carregamento rápido de até 400 kW permite recuperar aproximadamente 280 km de autonomia em apenas 10 minutos. Uma ótima notícia, para ganhar um alcance extra em pouco tempo. São tecnologias e inovações para bater de frente com o rival bávaro BMW iX3, que estreou a era Neue Klasse da marca alemã oferecendo até 463 cv e 644 km de alcance.
E você, o que acha dos carros da Volvo? Atualmente, entre eles, da BMW, Audi e Mercedes-Benz, qual escolheria? Compartilhe sua opinião nos comentários.



