A Volvo vem preparando um dos lançamentos mais importantes da sua nova fase elétrica, que é o EX60. Previsto para estrear globalmente no início de 2026, o modelo será o substituto direto do atual XC60, mas agora 100% elétrico e novas tecnologias de ponta.
Poucas imagens foram reveladas, mas o novo SUV já deu as caras em teasers e apareceu rapidamente durante o lançamento do sedã elétrico ES90, o que foi suficiente para deixar claro que vai seguir a nova identidade da marca, com misturas de linhas do EX30 e do EX90.
O EX60 será o primeiro modelo da Volvo a usar a nova plataforma SPA3, uma evolução da SPA2 que já serve de base para o EX90 e o ES90. Essa nova arquitetura foi pensada justamente para veículos totalmente elétricos desde o início, e por isso traz uma série de vantagens.

Ela vai usar a bateria como parte estrutural do carro, o que reduz peso e melhora o aproveitamento de espaço, além de usar o sistema de megacasting, que funde grandes partes da carroceria em uma única peça de alumínio e diminui o número de componentes.
Cinto de nova geração
Outro ponto a se destacar é o novo cinto de segurança inteligente, que estreia justamente no EX60. Diferente dos cintos comuns, esse sistema usa sensores para identificar o perfil de cada ocupante, como o peso, altura, posição e até o tipo de batida, e ajusta automaticamente a força de retenção.

Ou seja, uma criança, uma pessoa baixa ou uma pessoa mais alta vão receber exatamente a força necessária para protegê-las da melhor forma possível. Segundo a Volvo, o sistema reconhece até 11 perfis diferentes e será atualizado ao longo do tempo com base em dados reais de acidentes.
Autonomia larga
A marca ainda não revelou todos os dados técnicos, mas a expectativa é que o EX60 tenha autonomia próxima de 644 km no ciclo europeu WLTP, graças a uma bateria que deve ter capacidade parecida com os 102 kWh usados no ES90.
![Volvo XC60 2024 [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/07/302053_Volvo_XC60_-_Craft-1200x720.jpg)
Como os modelos elétricos mais recentes da marca suportam recarga ultra-rápida de 350 kW, é esperado também que o EX60 também consiga repor cerca de 300 km de autonomia em apenas 10 minutos.
Nova geração minimalista
Por dentro, o SUV deve seguir a mesma lógica minimalista do EX30 e EX90, com telas centrais verticais, comandos simplificados e sistema Google integrado.

Já por fora, a traseira vai manter as tradicionais lanternas verticais da marca, mas com a identidade de carros elétricos da Volvo, divididas entre a coluna C e a tampa do porta-malas — aliás, essa foi a única parte revelada do carro até o momento.
O novo EX60 chega para brigar diretamente com o Audi Q6 e-tron, Porsche Macan Electric e Tesla Model Y. Seu posicionamento será acima do EX30, mas abaixo do EX90, ocupando exatamente o lugar do atual XC60 híbrido, que é hoje o Volvo mais vendido do mundo, e por isso a montadora não deve tirar o XC60 de linha, e sim mantendo os dois modelos juntos por enquanto — como ocorre com o XC90 e EX90.

Quando vem ao Brasil?
Ainda não há confirmação oficial sobre a chegada ao Brasil, mas como todos os últimos lançamentos elétricos da marca vieram para cá, é bem provável que o EX60 também desembarque em solo brasileiro a partir de 2027.
Você colocaria um Volvo EX60 na sua garagem? Comente para a gente!




Dependendo do valor, claro que sim. Aí é que é. Rs….
Poderiam colocar uma “ligeira estimada” de preço. Como a pessoa vai se organizar, para daqui a mais de um ano, deixar ser esse seu próximo carro, se ela não tem o valor estimado para tomar sua decisão?
É pedir pra pessoa comprar outro carro e deixar de ter em seu radar, o carro pelo qual estão tentando fazer propaganda.
Não se preocupe com isso. Quem conhece a marca, não compra outra.
E o EX40 na nova plataforma esta previsto para quando?