A Volkswagen anunciou um recall urgente que afeta 16.510 veículos em todo o mundo por conta de um defeito crítico no airbag do passageiro dianteiro. Segundo comunicado da marca, há risco de que o componente tenha desempenho reduzido ou, em casos mais graves, que o invólucro do airbag se rompa durante uma colisão, podendo atingir ocupantes com estilhaços, o que pode gerar sério risco de ferimentos graves ou fatais.
Os carros envolvidos no chamado são o Polo, Passat, Taigo (nome do Nivus na Europa), ID.7, ID.7 Tourer e ID.Buzz (Kombi elétrica). A VW ainda não especificou exatamente quais anos e versões são afetados, mas afirmou que os proprietários serão contatados diretamente para agendar o reparo, que deve levar entre uma e três horas.
No Brasil, não há nenhuma informação sobre o ocorrido. O Auto+ entrou em contato com a Volkswagen do Brasil, que confirmou que este recall não afeta os veículos oferecidos no Brasil.
![Volkswagen ID.7 [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/04/DB2023AU00352_large_edited-1200x719.jpg)
Por aqui, apenas a ID.Buzz é oferecida por plano de assinatura, importada da Alemanha. No caso do Taigo, que é o nosso Nivus europeu, e o Polo, também europeu, são produzidos do lado do continente. Contudo, caso Polo e Nivus brasileiros também sejam afetados, é certo que o Virtus também deva entrar nesse recall.
Não use o banco!
O alerta da montadora é para que seja evitado ao máximo usar o banco do passageiro dianteiro até que o conserto seja realizado. A falha se deve a um defeito no gerador de gás do airbag, responsável por inflá-lo em caso de impacto.

Os números de carros envolvidos são altos, mas muitos ainda não foram entregues aos clientes. Com isso, parte das unidades afetadas será reparada ainda antes da entrega nas concessionárias.
Esse não é o primeiro recall da Volkswagen envolvendo airbags. No fim de 2024, mais de 114 mil veículos da marca foram convocados nos Estados Unidos por riscos ligados aos infladores da Takata, que podem explodir após exposição prolongada a altas temperaturas e umidade.
O que acha desse recall da Volkswagen? Deixe sua opinião nos comentários!




Fiquei descontente com essa notícia. A Volkswagen me passava confiança, depois de ler essa chamada de recall não me passa mais.
Mas que poxa!
É justamente o contrário!
Por isso se chamam de “montadoras”.
A empresa monta o veículo com peças produzidas por terceiros e por isso, quando encontra um defeito em uma destas peças, imediatamente convoca os proprietários para a reparação!
A VW faz isso, bem como todas as outras montadoras.
(Trabalhei na M.Benz e sei que é assim)
Abraço!
Mas com certeza temos problemas no mode Brasileiro, o meu por exemplo não pode baixa a densidade da luz na Multimídia que causa pane no Airbag, vergonha para uma montadora que não dominou a tecnologia e colocou o veículo em circulação , e agora precisa de trocar o pneu do veiculo em movimento, mas isso não é caso isolado ou exclusivo dessa ou da outra , virou moda mundial esse e outras vergonhas alheiras.
A culpada por isso é a japonesa TAKATA fabricante dos airbags que e já causaram a morte de mais de 30 motoristas/passageiros no mundo todo em mais de 15 marcas de veículos como VW, Toyota, FORD, GM, HONDA, BMW……
Deveriam ser mais específicos quanto ao modelo e o ano de fabricação.
Isso é grave, tem que acionar a justiça o mais rápido possível, não tem essa coisa que ainda vão publicar quais os carros.
No Brasil alguns modelos da VW foram convocados pelo SENATRAN para efetuar o recall, tenho um FOX 13/14 que está nesta lista, porém já tentei por diversas vezes agendar o recall na concessionária Reauto e ha um dificuldade imensa, tinha conseguido marcar com 2.meses de antecedência porém 2 dias antes desmarcaram. Um verdadeiro descaso com o consumidor.