.single-post figure figcaption{display:block !important;}

Para conter os ânimos!

Xiaomi corta 647 cv do SU7 Ultra com atualização e irrita donos

O Xiaomi SU7 Ultra é um supercarro elétrico radical, mas uma atualização reduziu a potência em nome da segurança

Xiaomi SU7 Ultra amarelo andando em uma pista próximo do mar
Xiaomi SU7 Ultra [Divulgação]

Quem nunca instalou uma atualização no celular ou no computador e se arrependeu logo depois? Pois é, esse sentimento não se limita aos gadgets: os donos do elétrico Xiaomi SU7 Ultra estão enfrentando uma situação parecida — e bem mais radical.

O Xiaomi SU7 Ultra, rival direto do Porsche Taycan Turbo GT, impressiona com um conjunto de três motores elétricos que, originalmente, entregavam brutais 1.547 cv — um na dianteira e dois no eixo traseiro. Tudo isso por um preço bem mais acessível que o do esportivo alemão.

Mas a polêmica surgiu com a chegada da atualização de software versão 1.7.0, que reduziu a potência elétrica para 900 cv. Isso mesmo: uma queda de 647 cv no desempenho do carro! Só que essa mudança esconde uma pegadinha.

Traseira do Xiaomi SU7 Ultra amarelo andando em uma pista - Carro elétrico da Xiaomi está esgotado
Xiaomi SU7 Ultra [Divulgação]

Os motivos da perda de potência do Xiaomi SU7 Ultra

Para liberar novamente os 1.547 cv, os proprietários precisam completar uma volta cronometrada em uma pista definida pela própria Xiaomi. Um sistema embarcado no Xiaomi US7 Ultra registra o tempo, segundo informações do site CarNewsChina.

Essa atualização adicionou um tempo de espera de 60 segundos antes que o controle de largada possa ser ativado, o que dificulta o uso da função em arrancadas no trânsito — algo que reforça o foco da marca na segurança viária, seja do motorista quanto dos outros condutores.

Segundo a Xiaomi, a potência máxima foi pensada só para uso em pista, além de motoristas experientes. Enquanto alguns donos apoiaram a decisão, outros estão incomodados com a limitação imposta via software. “Agradecemos o feedback e vamos garantir uma melhor transparência no futuro”, disse um representante da marca ao site chinês.

Você acha justo a Xiaomi reduzir a potência do SU7 Ultra por motivos de segurança? Deixe sua opinião nos comentários!