Os carros elétricos viraram realidade no Brasil, e uma parcela dos consumidores já aderiu a essa tecnologia que dispensa visitas aos postos de combustível e não emite poluição. Quem quer entrar na onda livre de poluentes pode investir na faixa de R$ 100.000 em um compacto ou escolher optar por um jato, mais rápido que esportivos puro-sangue.
A Zeekr oferece em nosso mercado os modelos X, em versões Premium RWD (R$ 298.000) e Flagship AWD (R$ 338.000); o 7X, nas configurações Flagship AWD (R$ 448.000); e o 001 Premium (R$ 495.000) e Flagship (R$ 542.000). Só que a linha de produtos poderá aumentar daqui a um tempo.
O Auto+ teve a oportunidade de conhecer de perto o Zeekr 001 FR (sigla para Future Road), no traçado do circuito Raceville, no interior de São Paulo, uma variante radical com quatro motores elétricos, capaz de acelerar a ponto de perdemos a visão periférica e inveja ao Porsche Taycan Turbo GT. De igual para o 001 Flagship somente o nome, pois tudo aqui é voltado para o desempenho colossal.
Quatro motores elétricos

O Zeekr 001 FR é grande, mas não transmite as dimensões que tem. Na ponta de fita métrica, ele mede 5,10 m de comprimento, 1,99 m de largura, 1,54 m de altura e 3,00 m de entre-eixos. Ou seja, é mais comprido em relação ao 001 Flagship (4,95 m), bem como é um capítulo à parte os apêndices aerodinâmicos e o uso abundante de fibra de carbono.
Este Shooting Brake é uma obra da engenharia moderna e o uso do nobre material no teto, por exemplo, reduziu o peso em 65% resultando em 2.350 kg (relação peso-potência de impressionantes 1,85 kg/cv. A fibra de carbono também aparece no spoiler frontal, assim como na asa montada sobre a tampa do porta-malas e no difusor na porção inferior do para-choque traseiro.

Todo poderio elétrico descarregado pelo Zeekr 001 FR é enviado ao solo por meio das rodas forjadas de 22 polegadas, com um desempenho que deixa evidente os discos de freios de carbono-cerâmica da Brembo, sendo os frontais mordidos por pinças de alto desempenho da AP Racing com 10 pistões.
Também pudera, com quatro motores elétricos (um por roda) o Zeekr 001 FR descarrega 1.265 cv e colossais 130,4 kgfm, possibilitando ir de 0 a 100 km/h em 2,2 segundos e atingir de 0 a 200 km/h em breves 6,7 segundos. Um canhão ecofriendly e ainda equipado com um conjunto de suspensões ajustáveis do tipo coilover.
Força descomunal


A quantidade de força pela Shooting Brake de luxo da Zeekr possibilita girar no próprio eixo. Os quatro motores elétricos síncronos (dois de 211 cv na dianteira e dois com 421,5 cv atrás) possuem os rotores enrolados e envoltos por uma capa de fibra de carbono, como nos modelos Plaid da Tesla.
Tudo isso, para serem resistentes a altas temperaturas, pressão e velocidade. Para comparar o poderio do 001 FR, o 001 Flagship usa dois propulsores elétricos, com números combinados de 544 cv e 70 kgfm, indo de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos. Toda a energia para alimentar o 001 FR vai armazenada na bateria de 100 kWh de NMC (níquel, manganês e cobalto) e capaz de aceitar recargas de até 400 kW.



Todo o acerto dinâmico do Zeekr 001 FR foi assinado pelo piloto Kimi Räikkönen, vencedor do campeonato de pilotos de Fórmula 1 de 2007 e também consultor técnico da Zeekr. Inclusive, é possível selecionar o Modo Räikkönen na tela do multimídia. Mesmo sem oferecer o esterçamento das rodas traseiras, o Zeekr 001 FR impressiona pela capacidade técnica e de contorno de curva.
O Zeekr 001 FR virá para o Brasil? Ainda não está certa a chegada do Zeekr 001 FR ao nosso mercado, mas caso seja comercializado o preço seria em torno de R$ 1.500.000. Mesmo assim, esse primeiro contato serviu para dar um gosto do que a capacidade técnica da Zeekr é capaz em um carro totalmente elétrico que acelera igual a um avião de caça decolando de um porta-aviões.
E você, pagaria por um esportivo elétrico com mais de 1.000 cv? Deixe seu comentário!



