Ao vivo
Home » Novidades » Zeekr 001 FR é o ápice da engenharia e acelera aos 100 km/h em 2,2 segundos

Novidades

De outro planeta

Zeekr 001 FR é o ápice da engenharia e acelera aos 100 km/h em 2,2 segundos

O Zeekr 001 FR é equipado com quatro motores elétricos (um por roda), sendo capaz de enviar 1.265 cv e mais de 130 kgfm

4 min de leitura

Os carros elétricos viraram realidade no Brasil, e uma parcela dos consumidores já aderiu a essa tecnologia que dispensa visitas aos postos de combustível e não emite poluição. Quem quer entrar na onda livre de poluentes pode investir na faixa de R$ 100.000 em um compacto ou escolher optar por um jato, mais rápido que esportivos puro-sangue. 

A Zeekr oferece em nosso mercado os modelos X, em versões Premium RWD (R$ 298.000) e Flagship AWD (R$ 338.000); o 7X, nas configurações Flagship AWD (R$ 448.000); e o 001 Premium (R$ 495.000) e Flagship (R$ 542.000). Só que a linha de produtos poderá aumentar daqui a um tempo. 

O Auto+ teve a oportunidade de conhecer de perto o Zeekr 001 FR (sigla para Future Road), no traçado do circuito Raceville, no interior de São Paulo, uma variante radical com quatro motores elétricos, capaz de acelerar a ponto de perdemos a visão periférica e inveja ao Porsche Taycan Turbo GT. De igual para o 001 Flagship somente o nome, pois tudo aqui é voltado para o desempenho colossal. 

Quatro motores elétricos

Zeekr 001 FR Branco em movimento
Zeekr 001 FR [Divulgação]

O Zeekr 001 FR é grande, mas não transmite as dimensões que tem. Na ponta de fita métrica, ele mede 5,10 m de comprimento, 1,99 m de largura, 1,54 m de altura e 3,00 m de entre-eixos. Ou seja, é mais comprido em relação ao 001 Flagship (4,95 m), bem como é um capítulo à parte os apêndices aerodinâmicos e o uso abundante de fibra de carbono. 

Este Shooting Brake é uma obra da engenharia moderna e o uso do nobre material no teto, por exemplo, reduziu o peso em 65% resultando em 2.350 kg (relação peso-potência de impressionantes 1,85 kg/cv. A fibra de carbono também aparece no spoiler frontal, assim como na asa montada sobre a tampa do porta-malas e no difusor na porção inferior do para-choque traseiro. 

Zeekr 001 FR Branco em movimento
Zeekr 001 FR [Divulgação]

Todo poderio elétrico descarregado pelo Zeekr 001 FR é enviado ao solo por meio das rodas forjadas de 22 polegadas, com um desempenho que deixa evidente os discos de freios de carbono-cerâmica da Brembo, sendo os frontais mordidos por pinças de alto desempenho da AP Racing com 10 pistões. 

Também pudera, com quatro motores elétricos (um por roda) o Zeekr 001 FR descarrega 1.265 cv e colossais 130,4 kgfm, possibilitando ir de 0 a 100 km/h em 2,2 segundos e atingir de 0 a 200 km/h em breves 6,7 segundos. Um canhão ecofriendly e ainda equipado com um conjunto de suspensões ajustáveis do tipo coilover. 

Força descomunal

A quantidade de força pela Shooting Brake de luxo da Zeekr possibilita girar no próprio eixo. Os quatro motores elétricos síncronos (dois de 211 cv na dianteira e dois com 421,5 cv atrás) possuem os rotores enrolados e envoltos por uma capa de fibra de carbono, como nos modelos Plaid da Tesla. 

Tudo isso, para serem resistentes a altas temperaturas, pressão e velocidade. Para comparar o poderio do 001 FR, o 001 Flagship usa dois propulsores elétricos, com números combinados de 544 cv e 70 kgfm, indo de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos. Toda a energia para alimentar o 001 FR vai armazenada na bateria de 100 kWh de NMC (níquel, manganês e cobalto) e capaz de aceitar recargas de até 400 kW. 

Interior do Zeekr 001 FR
Zeekr 001 FR [Divulgação]

Todo o acerto dinâmico do Zeekr 001 FR foi assinado pelo piloto Kimi Räikkönen, vencedor do campeonato de pilotos de Fórmula 1 de 2007 e também consultor técnico da Zeekr. Inclusive, é possível selecionar o Modo Räikkönen na tela do multimídia. Mesmo sem oferecer o esterçamento das rodas traseiras, o Zeekr 001 FR impressiona pela capacidade técnica e de contorno de curva. 

O Zeekr 001 FR virá para o Brasil? Ainda não está certa a chegada do Zeekr 001 FR ao nosso mercado, mas caso seja comercializado o preço seria em torno de R$ 1.500.000. Mesmo assim, esse primeiro contato serviu para dar um gosto do que a capacidade técnica da Zeekr é capaz em um carro totalmente elétrico que acelera igual a um avião de caça decolando de um porta-aviões.

E você, pagaria por um esportivo elétrico com mais de 1.000 cv? Deixe seu comentário!


YouTube video

Deixe um comentário

Assuntos

Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

Você também poderá gostar