Os clientes chineses acabam de ganhar uma nova opção de carro de luxo. A Zeekr revelou como são as quatro versões do novo SUV 9X, seu primeiro modelo híbrido plug-in. Ele chama atenção pelo visual sofisticado e pela semelhança com o Rolls-Royce Cullinan. O novo SUV é o modelo mais caro da fabricante atualmente para o público chinês, pode ter até três motores e 1.381 cv sob o capô. Ele virá ao Brasil?
Em relação ao tamanho, o 9X conta com 5,23 m de comprimento, 2,02 m de largura, 1,81 m de altura e 3,16 m de entre-eixos. No visual, o modelo opta por linhas mais conservadoras e retas. Na dianteira, ele dispõe de uma grade cromada e ampla, a qual relembra o SUV da Rolls-Royce. A iluminação é dividida em dois andares e o para-brisa é levemente inclinado.
Nas laterais, o novo modelo da Zeekr aposta em linha de cintura alta, janelas amplas e rodas com desenho chamativo e escurecidas. Na traseira, o 9X tem spoiler integrado ao teto, nome da marca aplicado em destaque na tampa do porta-malas e iluminação interligada e arredondada. No interior, seu layout é 2+2+2 e aposta em sofisticação para atrair a clientela.

SUV com disposição invejável
O SUV conta com painel de instrumentos digital, central multimídia ampla, assentos separados na segunda fileira e até tela de entretenimento especial. O acabamento pode ser escolhido em três tons e há revestimento de couro Nappa em algumas superfícies. Ele ainda tem teto solar e o sistema Qianli Haohan H9, o qual incorpora itens de condução semiautônoma.
Cinco sensores LiDAR, alerta de ponto cego, sensores de estacionamento e volante multifuncional são destaques. Porém, é a motorização do novo SUV da Zeekr que mais se destaca no conjunto. Ele combina o motor 2.0 turbo de quatro cilindros de 275 cv com dois ou três motores elétricos. Com dois, o conjunto entrega 885 cv e tração nas quatro rodas. E chega aos 100 km/h em 3,9 segundos

Já com três motores eletrificados, a potência sobe para notórios 1.381 cv. Aqui, o 9X precisa de apenas 3,1 segundos para atingir os 100 km/h. A velocidade máxima é de 240 km/h. A bateria escolhida pode ter 55 kWh ou 70 kWh. Aliás, o dispositivo maior é o mais forte oferecido atualmente na China nos modelos híbridos plug-in. A arquitetura elétrica é de 900V e suporta carregamento rápido de 20% até 80% em nove minutos.
Sua autonomia elétrica é de 302 km, de acordo com o ciclo internacional. O Zeekr 9X mais barato é o Max. Ele tem dois motores e parte de 465.900 yuans (ou R$ 347 mil). Logo após vem o Ultra, que tem os bancos individuais na segunda fileira. Ele sai por 485.900 yuans (ou R$ 362 mil). Aí, sobe para o Hyper. Este dispõe de 1.381 cv e custa 559.900 yuans (cerca de R$ 418 mil). A última versão é a Black Edition, tabelada em 599.900 yuans (ou R$ 447 mil).

Virá ao Brasil?
Segundo os executivos da Zeekr, aproximadamente 10 mil pedidos foram feitos nos primeiros 13 minutos de pré-venda e chegaram às 40 mil encomendas na primeira hora de anúncio. A fabricante oferece 10 mil yuans de bônus para seus primeiros clientes. O SUV foi apresentado pela primeira vez durante a última edição do Salão do Automóvel de Xanghai, China, vale lembrar.
Ainda não há confirmação da sua vinda ao Brasil. Por aqui, o modelo mais caro da fabricante parente da Volvo e que é comandada pela Geely é o SUV 7X. Ele tem 646 cv, é 100% elétrico, chega aos 100 km qh em 3,8 segundos e o alcance pelo Inmetro é de 423 km. Hoje, ele é vendido por R$ 448 mil.

Você daria uma volta no Zeekr 9X? O que achou do seu visual? Conte nos comentários


