Destaque

Peugeot produzirá 208 turbo de 212 cv na Argentina

Finalmente teremos o Peugeot 208 com motor turbo produzido na Argentina, mas o modelo não é para uso nas ruas

208 turbo
Peugeot 208 Rally4 [divulgação]

A espera por um Peugeot 208 turbo produzido na Argentina finalmente chegará ao fim. Mas a marca do leão controlada pela Stellantis não quer que você ande com ele nas ruas. A realidade é que o primeiro 208 turbo a ser produzido na Argentina será destinado às competições de rally e sairá da mesma linha dos modelos feitos para o Brasil.

Batizado de Peugeot 208 Rally4, o novo modelo de competição foi homologado pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) para competições de rally nacional e internacional. É exatamente a mesma variante já feita na Europa para as competições na terra e que agora começa a ser feita também na planta de El Palomar.

Debaixo do capô ao invés do motor 1.0 Firefly três cilindros aspirado de 75 cv e 10,7 kgfm de torque ou do 1.6 quatro cilindros aspirado de 118 cv e 16,1 kgfm de torque, reside um novo motor turbinado. Trata-se do 1.2 PureTech três cilindros turbo, recalibrado para entregar impressionantes 212 cv e 29,5 kgfm de torque.

Peugeot 208 Rally4 [divulgação]
Peugeot 208 Rally4 [divulgação]
Esse motor, vale lembrar, é oferecido para os modelos da Peugeot e Citroën na Europa, mas com até 130 cv. Só que no Brasil esse motor nunca será usado por conta dos propulsores da Fiat. O acerto extra forte é destinado exclusivamente para competições. São números que superam até o e-208 GT com motor elétrico de 136 cv e 26,5 kgfm de torque. 

Para controlar a força, o Peugeot 208 turbo de rally usa uma transmissão sequencial Sadev de 5 marchas. Além disso, a suspensão conta com amortecedores Ohlins ajustáveis bastante parecidos com os que as versões Polestar dos Volvo usam no Brasil. A tração, contudo, segue dianteira. 

Peugeot 208 Rally4 [divulgação]
Peugeot 208 Rally4 [divulgação]

208 turbo no Brasil será realidade

Vale ressaltar que a Peugeot tem planos de lançar um 208 turbo no Brasil. Contudo, o modelo usará o 1.0 T200 da Fiat, hoje presente em Pulse e Fastback, mas que em breve também estará na Strada. O motor entrega 130 cv e 20,4 kgfm de torque e é sempre associado à transmissão automática do tipo CVT. Ele substituirá o 208 1.6 aspirado.

Esse motor 1.0 turbo também estará na nova geração do Peugeot 2008 que será produzida na Argentina e foi flagrada com exclusividade primeiro no Brasil pelo Auto+. Na Argentina, o Peugeot 208 com motor 1.2 turbo é vendido em variante civil, porém importado da Europa e bem mais caro. Não há planos para esse modelo em específico para o nosso mercado. 

Peugeot 208 Rally4 [divulgação]
Peugeot 208 Rally4 [divulgação]

>>Peugeot 208 Style tem o que nenhum 1.0 tem | Avaliação

>>Exclusivo: Stellantis testa novo Peugeot 2008 flex no Brasil

>>Peugeot 208 derruba VW Golf como carro mais vendido da Europa