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Peugeot vai parar de fabricar carros de passeio no Brasil

Transferência da produção do Peugeot 2008 para a Argentina fará com que somente a Partner Rapid seja nacional

3 min de leitura

Desde a formação da Stellantis, muito mudou para Peugeot e Citroën. As francesas vivem um momento de ascensão (tanto de imagem, quando de vendas). Mas, para melhor organizar a casa, a Peugeot vai parar de fabricar carros de passeio no Brasil. A mudança, contudo, não fará a marca sair do país, muito pelo contrário.

Hoje só dois carros da Peugeot são fabricados no Brasil: o 2008 na planta de Porto Real no Rio de Janeiro e a Partner Rapid, em Betim, Minas Gerais. A segunda geração do 2008 será transferida para a Argentina, como já foi confirmado recentemente. Ele será feito na mesma linha de produção do 208, que se tornou argentino desde a mudança de geração.

Com isso, a fábrica de Porto Real passará a ser dedicada só à Citroën. A fábrica hoje faz C3 e C4 Cactus, além do C3 Aircross que está prestes a ser lançado e já teve sua produção iniciada. O único Peugeot feito lá é o 2008, que terá sua produção brasileira encerrada quase que em conjunto com o início de fabricação do SUV na Argentina.

Peugeot 208 Style Turbo [Auto+ / João Brigato
Peugeot 208 Style Turbo [Auto+ / João Brigato

Com isso, não haverá mais nenhum carro de passeio da Peugeot fabricado no Brasil – afinal, a Partner é um carro comercial e derivada diretamente da Fiat Fiorino. Vale lembrar que o portfólio de modelos da Peugeot no Brasil ainda tem e-208, e-2008, 3008, e-Expert e Boxer importados da Europa, enquanto a Expert diesel é feita no Uruguai.

Voltaremos a ter um Peugeot feito no Brasil?

Apesar dessa baixa na produção brasileira dos carros da Peugeot, a marca francesa pode voltar a ter um modelo feito aqui. Rumores recentes apontam para a criação do 1008, um SUV compacto menor que o 2008 e dedicado a mercados emergentes como Brasil, China e Índia.

carros
Peugeot 408 [divulgação]

Ele seria uma espécie de Fiat Pulse da Peugeot, tomando o 208 como base, mas com visual substancialmente diferente. Caso a fábrica na Argentina fique entupida com a produção de 208 e 2008, a Stellantis pode fazer o novo SUV compacto na fábrica de Porto Real (RJ) ou até Betim (MG).

Vale lembrar que Betim receberá até 2025 a plataforma CMP do 208 e do C3. A base servirá para a segunda geração do Jeep Renegade, que será transferido para a planta da Fiat. Os planos eram também de produzir o Avenger, mas recentemente o projeto do mini Renegade foi engavetado justamente para não atrapalhar o irmão e o primo Fiat Pulse.

Plataforma CMP Peugeot [divulgação]
Plataforma CMP [divulgação]

O que acha dos carros da Peugeot? Teria um? Conte nos comentários.

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10 comentários em “Peugeot vai parar de fabricar carros de passeio no Brasil”

  1. Alexandre

    Sobre o peugeot 208 fabricado na Argentina, assim como já aconteceu com outros veículos, poderá haver demora na entrega de peças de reposição.

    • Marco

      Se não houver uma mudança GRANDE nas vendas de carro num período curto, de 1 ano acredito, muitas fábricas fecharão, haja visto que há muita ociosidade de uns anos pra cá….a Ford saiu , a Peguei saindo , logo a GM vai fechar uma das 5 fábricas, a de SP ( acredito que a de São Caetano, devido a dificuldade de logística por estar num centro urbano bem conturbado ). Mitsubishi não tem nem sentido de fabricar só a L200, que vende pouquíssimo assim como a Citroen ;a Nissan idem, poucas vendas…as chinesas que estão vindo, se o governo chinês não bancar.por uns 10 anos os prejuízos, não vão durar….sinto muito…não adianta nem comemorar….a Volkswagen TB tem excesso de fábricas….a Honda já desistiu do Brasil TB – de fabricar aqui – abandonou o HRV e Civic e Fit nacionalizados e hj tem somente o City em solo nacional sendo produzido localmente… triste isso…..Penso que só a Jeep/Ram Rampage está numa situação confortável….todos os modelo vendem muito e a fábrica em PE não deve tá dando conta….enfim….. lembrando que Audi e Mercedes abandonaram fábricas brasileiras faz uns bons anos atrás.

  2. Regis Silbar

    Todo mundo foge do Brasil, o maior imposto do mundo.

  3. Luiz

    O problema ainda é o pós venda. E isso deprecia muito o produto. E agora… com o temerário câmbio Fiat.

    • André Barreto

      Tive 2 Peugeots e nunca tive problemas com pós-venda.
      É questão de tempo as concessionárias das marcas começarem a atender todos os modelos.
      E o grupo com certeza irá compartilhar as peças mais bem desenvolvidas. Não tem pq o grupo todo usar o câmbio Fiat, se tem outros melhores e mais confiáveis.

  4. Marcos Impaléa

    Os carros da Peugeot são maravilhosos, bem equipados confortáveis, design sempre modernos e de baixa manutenção, claro que não são perfeitos, isso não existe para nenhuma marca, mas eu troquei a VW pela Peugeot há 16 anos e não me arrependo nem 1 cm.
    Tomara que o preconceito com a marca no Brasil continue, pois isso deixa os preços da Peugeot comportados e com ótima relação custo benefício.

  5. Astrolabio Serejo

    Sim.
    Sou feliz? simpatizante das francesas, atualmente possuo um 207, ano 14 com 14000 km.

  6. José Mário

    Eu gosto dos carros da Peugeot, principalmente os atuais, são todos bonitos e requintados.
    Na minha opinião o que está faltando para a Peugeot, no Brasil, são mais concessionárias para fazer um bom pós venda.
    Se algum diretor da Stellantis tiver a ideia de investir na expansão da Rede de Concessionárias, com certeza a Peugeot irá ganhar mercado neste enorme País.

  7. Vilmar l schumacher

    Gosto dos carros da Peugeot já tive 3.
    São muito bonitos, confortáveis,bem equipados e com preços bom em relação a concorrência.

  8. Brandão

    Sempre tive preconceito, mas resolvi arriscar com 208 2023, fui de Brasília-DF para Península de Maraú e Itacaré- BA. Não decepcionou apesar de ser 1.0 se saiu muito bem, posição de dirigir inacreditável e bem econômico.

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João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

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