Dentro do portfólio de SUVs da Renault, os irmãos Captur e Duster sempre se entrelaçaram. O argumento de compra para o Captur era a maior lista de equipamentos e o visual mais sofisticado. Mas aí veio a segunda geração do Duster, com mais itens de série, construção melhor e até acabamento superior. Nisso, o Renault Captur caiu nas vendas.
Para dar novamente ao modelo mais caro um argumento nas vendas, a Renault trouxe o motor 1.3 TCe da Europa, combinou a um câmbio CVT, fez mudanças na cabine e no design externo. Melhorou, e muito, mas ainda é inferior ao Duster.
Para provar isso, testamos a versão topo de linha Iconic que começa em R$ 138.490. Mas avança para R$ 141.690 com a cor de lançamento Bronze Sable com teto preto (opcional de R$ 3.200).
Estrela de três pontas
O melhor do Renault Captur 2022, e nisso ele é claramente muito superior ao Duster, é o conjunto mecânico. O SUV francês conta com motor 1.3 TCe quatro cilindros turbo de 170 cv e 27,5 kgfm de torque. É um salto frente aos 120 cv e 16,2 kgfm do 1.6 SCe que ele usava antes da reestilização e que ainda está presente em seu irmão.
Casamento entre esse motor desenvolvido conjuntamente com a Mercedes-Benz e a transmissão CVT é um dos melhores do mercado. A transmissão continuamente variável costuma incomodar no uso diário, especialmente quando faz o motor gritar excessivamente em arrancadas. E isso não acontece no Captur.
O Captur turbo é ágil, responde rápido ao pedal do acelerador e rapidamente eleva a rotação suficientemente para retomar. Segundo a Renault, ele precisa de 9,2 segundos para atingir os 100 km/h – número dentro da média da categoria com modelos turbinados. Já o consumo é ok: nossos testes com etanol ele não foi além de 7,2 km/l (50% cidade, 50% estrada).
![Renault Captur Iconic [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Renault-Captur-Iconic-8_edited-750x450.jpg)
Por que não?
Construído sobre a mesma plataforma B0 do Duster, o Captur não passou pelas mesmas mudanças estruturais. Compartilhamento único ficou por conta da direção elétrica com ajuste de profundidade (finalmente!). Ela tem peso adequado, não leve demais e nem pesada em excesso. Além disso, é surpreendentemente rápida, pedindo uma tocada esportiva.
Contudo, a sensação de robustez e a suspensão bem acertada do Duster não chegaram ao Captur. O novo SUV compacto francês tem acerto mais mole, fazendo com que a carroceria balance de um lado para o outro em curvas mais fortes. Dá para sentir o deslocamento de massa dele nessas situações.
Vale um elogio à Renault pelo uso de pneus Michelin 215/60 R17 no Captur. Eles são pouco ruidosos e bons de curva, fazendo com que o SUV fique mais estável. O problema foi ter usado as mesmas rodas do Duster Iconic na versão topo de linha do estreante: elas não casam com o visual arredondado do modelo.
![Renault Captur Iconic [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Renault-Captur-Iconic-15_edited-750x450.jpg)
Bela viola
E é justamente o visual o grande ponto chave do Renault Captur. Ele é inegavelmente bonito e a reestilização fez muito bem a ele. Ganhou nova grade frontal mais quadrada e robusta – exclusiva para o Brasil. Além de para-choque com estilo modificado e novo LED diurno em C.
A traseira tem somente a régua da placa na cor da carroceria e o escrito TCe como novidades. Por dentro também foram feitas mudanças importantes, mas com vários poréns. Acabamento do Captur sempre foi ruim, com plásticos de qualidade questionável e montagem aquém do esperado.
Entretanto, onde o acabamento do antigo Captur restou, continua ruim. As portas tem qualidade comparável ao Kwid e peças desalinhadas com o painel. É um plástico pobre, bem inferior ao usado no Duster – isso porque o Captur é R$ 28.600 mais caro que o SUV de entrada da Renault.
Atrás, o espaço é acanhado. Algo surpreendente, visto que o Captur flerta com os SUVs médios em questão de porte. Ele tem 4,37 m de comprimento, 2,67 m de entre-eixos, 1,81 m de largura e 1,61 m de altura. Era de se esperar que devido ao seu porte, o espaço traseiro fosse mais farto. Com passageiros altos na dianteira, quem senta atrás sofre aperto.
Em compensação, o porta-malas é bastante generoso: são 437 litros e só não é maior que o do seu irmão Duster. Superfície plana e tampa do porta-malas bem baixa fazem com que seja fácil colocar cargas mais pesadas ali dentro.
Quatro lados
Se antes o Duster Iconic tinha vantagem sobre o Captur Bose na lista de itens de série, agora o modelo 2022 traz alguns truques a mais. Herdou do irmão mais barato seu sistema de quatro câmeras, uma na dianteira, uma na traseira e uma em cada lateral. Não formam uma visão 360° como no Nissan Kicks, mas já é algo que ajuda muito nas manobras.
O Captur Iconic também tem chave presencial com abertura e travamento por aproximação, mas com a possibilidade de ligar o motor remotamente – recurso ausente no Duster. Ademais eles seguem com lista semelhante: ar-condicionado automático (mesma peça do Sandero RS), sensor de ponto cego, quatro airbags, câmera de ré e bancos revestidos em couro.
Ela tem tela de definição relativamente boa, é fácil de mexer e bem ágil. Tem menus claros e elegantes, além de usabilidade amigável. Ela contrasta com o painel de instrumentos com velocímetro digital grande e computador de bordo simples até demais e com definição baixa que parece ter vindo de 2003.
![[Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Renault-Captur-Iconic-6_edited-750x450.jpg)
Veredicto
O Renault Captur evoluiu muito em pontos cruciais e necessários. Acerto entre motor e câmbio é um dos melhores da categoria, enquanto o consumo é ok, mas melhor que o do 1.6 aspirado. O acabamento melhorou, porém continua com alguns pontos ainda ruins e bem abaixo da categoria.
Em suma, se está de olho em um SUV da Renault, fique com o Duster Iconic de R$ 109.890, que é R$ 28.600 mais barato que o Captur. O motor turbo e o câmbio CVT novo são verdadeiramente superiores ao conjunto do Duster, mas que não justificam os quase R$ 30 mil a mais. E há outra questão: em breve o Duster também terá motor 1.3 turbo.
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Se nao pagar falam malndo carro mesmo kkkk. Bandidos hipócritas.
Comprei um, mal espero para pegar o meu, um suv com baita motor e torque, altura para não se preocupar com as buraqueiras
é brincadeira essa avaliação. Dizer que melhor comprar o Duster o novo captur é piada. Tive 4 Duster e andei no último, mas não se compara com o novo Captur que é bem melhor em tudo. O Duster grandão com esse motorzinho se arrastando não encontro expplicação para a Renault continuar o Duster com essa potência, completamento incompatível com seu objetivo.
Fiz teste drive em um Duster 2021 com motor 1.6…..Ouvi barulho na coluna da direção, no painel, banco traseiro e porta malas….Pedi para andar em outro e foi a mesma coisa…Depois fiz test drive no Captur 2022 do proprietário da concessionária e o achei muito mais bem construído por não existir os ruídos citados….Se não fossem os ruídos eu preferiria o Duster porque achei o banco e volante com regulagens mais amplas do que o Captur….No Duster você regula o volante mais alto ou mais baixo e o banco idem….No Captur o banco tem pouca regulagem e vc sempre fica alto….O Volante é assim também no irmão mais caro, porém, decidi comprar o Captur pela qualidade melhor….Se em 2 Duster eu ouvi tantos barulhos, não me arriscaria novamente, mesmo gostando mais da posição de dirigir dele…Paguei 133.500 no Icônic com taxa zero, emplacamento parcial e 3 revisões gratuitas…..Teste antes o Nivus e o achei inferior ao Captur que é mais alto, mais robusto, acabamento superior e manutenção mais em conta….Andando a 110 km na estrada o Captut consome 13.5 km/l na gasolina com o ar desligado….Pelo motor turbo achei gastão, mas, se não fosse flex seria bem melhor….Não gostei do sistema confuso da chave que as vezes não abre o carro ao se afastar e todas a vezes que vc abre o veículo o retrovisor rebate….Isso não pode ser desativado….A multimídia te permite acessar as pastas, mas, ao sair de uma subpasta tem de refazer toda a pesquisa para voltar…Isso deveria ser feito no volante para evitar distração, como era na Ranger 2019 e mudaram e pioraram na Ranger 2020….Tenho um Polo 2022 também e o carro me custou 114 mil reais….E toma porta mal batendo (desde 2017 que a VW não resolve) e rangidos e ruídos nos bancos e outros locais….O Captur me surpreendeu positivamente….Antes nem queria olhar tal carro, mas, por 133500 e com taxa zero e emplacamento, foi superior a qualquer concorrente…Eu não ouço nenhum ruído no veículo e eu que sou muito, mas, muito exigente, estou satisfeito com o veículo….Os bancos de quase todos os veículos, inclusive meu Polo e o Caputur tem a ponta virada pra cima o o assento baixo….Eu que ando reclinado e com o banco baixo sinto dores lombares….Para resolver, levo o carro em um capoteiro, mando tirar o banco, cortar o apoio lombar exagerado e colocar espuma debaixo do assento, levantando-o uns 7 centímetros….Sempre tem melhorado…..