Com a chegada do motor 2.2 quatro cilindros turbo diesel na Ram Rampage 2025, a Stellantis já tem mudanças planejadas para o restante da sua linha de carros que usam esse motor. Entre eles está o Jeep Compass, que tem sua linha 2026 já em planejamento com mudanças grandes. Entre elas, está a aposentadoria de duas versões.
- Pesquisa revela que público está largando os carros elétricos para lá e querendo os modelos a combustão
- Honda Prelude Type R é algo que muitos querem e talvez nunca exista
Para o ano que vem, o Jeep Compass não terá mais as versões Limited Diesel e a Overland. Com isso, ele voltará a ser oferecido somente com dois motores. O 2.0 quatro cilindros turbo diesel será aposentado e deixará de fazer parte da gama Compass tal qual aconteceu com o seu irmão menor Renegade.
A única versão que é oferecida hoje com esse motor é a Limited Diesel, que representa uma faixa bem pequena das vendas do SUV médio. Para quem quer mais potência e torque que o 1.3 quatro cilindros turbo flex de 185 cv e 27,5 kgfm de torque, precisará pular para o Blackhawk.

Solução 4×4
A partir da linha 2026, o único Jeep Compass com motor 2.0 quatro cilindros turbo a gasolina será o Blackhawk. O Overland se mostrou pouco atrativo ao público, visto que não tem o visual mais esportivo do Blackhawk e deve alguns itens de série. Ou seja, os 272 cv e 40,8 kgfm de torque ficarão restritos a somente uma variante.
Contudo, fica uma grande questão: o Blackhawk também se tornará o único Jeep Compass 2026 com tração 4×4. Mas ele tem zero apelo off-road. Ou seja, quem quiser encarar lama com o SUV médio ficará sem opção. Afinal, não há planejamento para nenhuma versão 4×4 flex.

Entretanto, a solução pode vir de fora. A Jeep detectou que o Compass 4xe com configuração de acabamento S foi um fracasso nas vendas. Transformar o modelo em nicho aplicando a configuração Trailhawk pode ser a solução. Afinal, ele teria o visual mais diferentão da família e seria o único com apelo off-road, tendo o conjunto híbrido como adicional.
Ainda não há confirmação se o Jeep Compass 2026 terá a versão 4xe transformada em Trailhawk. É diferente da aposentadoria das versões Limited Diesel e Overland, que estão confirmadas pelo Auto+ segundo informações de fontes ligadas à marca com profundo conhecimento sobre o assunto.
![Jeep Compass Limited Diesel [Auto+ / João Brigato]](https://uploads.automaistv.com.br/2021/11/Jeep-Compass-Limited-Diesel-6_edited-1200x720.jpg)
Mudanças nas versões
O Jeep Compass 2026 também terá algumas mudanças em suas versões atualmente em linha. Nenhuma variante será poupada. Começa pela Sport, que contará com a mesma roda de liga-leve de 18 polegadas da versão Longitude, mas com acabamento diferente. A versão também deixa de ter sistema de som Premium como opcional no pacote High Tech.
No Longitude, a Jeep fará a melhor alteração de todas: reduzirá o preço. A versão representa 40% do mix de vendas do Compass, sendo o carro-chefe da linha. Ele passará a contar com carregador de celular por indução e sensor de estacionamento como item de série. Contudo, o sistema de som premium sai do catálogo.

O Compass Nigh Eagle, que parte do Longitude, deixa de trazer retrovisor fotocrômico e park assist. Já o Compass 2026 na versão Limited trará todas de liga-leve de 19 polegadas e sensor de estacionamento dianteiro. Todavia, o airbag de joelho será removido. Por fim, as versões S e Blackhawk vão ganhar novos itens.
O S ganhará porta-malas com abertura elétrica e banco do motorista com regulagem elétrica. Já no Compass Blackhawk a Jeep adicionará um skid plate frontal para diferenciar ainda mais o visual do modelo. O foco da linha 2026 será nas versões Sport, Longitude e Blackhawk, segundo documento estratégico ao qual o Auto+ teve acesso.

Você acha que, com essas mudanças, o Jeep Compass volta a ser líder da categoria? Conte nos comentários.
- Ford investirá em híbridos para ter 50% das vendas eletrificadas
- 5 sleepers que atropelam alguns esportivos
- Os 5 carros mais caros das marcas mais vendidas do Brasil em 2025
- T-Cross tira Tera da vice-liderança nas vendas em dezembro







E as versões T270 vão ganhar o Sistema Micro Híbrido de 48 voltas?
Devem ganhar o MHEV na Toro e Renegade e HEV e PHEV no Compass e Commander.
O Compass nunca teve apelo offroad. Por isso estão deixando o Trailhawk de lado.
Apelo off-road toda a linha Jeep tem, o que não pode confundir é com carro para trilha, estes sim, só os 4×4. Os Jeep são muito melhores que qq outro SUV em estradas rurais/de terra, e isso é um diferencial. Respeito o Corolla Cross e Taos, são belos carros, mas ainda acho o Compass mais completo.
Para mim, não tendo versão a diesel, perde o interesse.
A maior pisada de bola que a Stellantis fez foi ter tirado nos modelo S de 2024 e 2025 a tampa elétrica do porta-malas, o banco dianteiro elétrico do passageiro, a tomada 110V e um item seríssimo de segurança que era a lanterna traseira de neblina! INADIMISSIVEL pelo valor do carro! Agora viram a m3rd@ que fizeram e estão voltando pelo menos com a tampa elétrica traseira! A reportagem informa que voltará o banco elétrico do motorista, mas isto sempre teve! Portanto deve ser o banco do passageiro e não do motorista… Mas não acredito não que volte!