Home » Segredos » Caoa Chery Tiggo 9 é flagrado em testes no Brasil e vai ser lançado ainda em 2025

Segredos

Camuflado

Caoa Chery Tiggo 9 é flagrado em testes no Brasil e vai ser lançado ainda em 2025

Maior e mais luxuoso SUV da marca, o Tiggo 9 será produzido em Anápolis (GO)

4 min de leitura

Desde 2024 o Caoa Chery Tiggo 9 é aguardado no mercado brasileiro. Muito já se falou dele, mas até agora nada havia saído do papel. O modelo foi até registrado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e, ainda no ano passado, durante o lançamento do Tiggo 8, o presidente do grupo Caoa, Carlos Alberto Andrade, confirmou que o SUV chegaria ao país em 2025. Pois bem, parece que finalmente está perto de acontecer.

Nos últimos meses, o Tiggo 9 vem sendo visto em testes por diferentes regiões do país, e o Auto+ conseguiu flagrar uma unidade camuflada de perto, revelando detalhes de design e dimensões. Segundo apuração do Autos Segredos, o lançamento nacional deve ocorrer ainda durante o Salão do Automóvel de São Paulo, entre os dias 22 e 30 de novembro.

Esse será o maior e mais luxuoso SUV da Caoa Chery já vendido no Brasil, posicionado acima do Tiggo 8. Ou seja, quem estiver pensando em comprar um Jeep Commander, Volkswagen Tiguan ou até mesmo um Tiggo 8 Pro, poderá em breve considerar uma nova opção da marca, um SUV premium, moderno e espaçoso, com 5, 6 ou 7 lugares, dependendo da versão que vai vir para o Brasil.

Como é o Chery Tiggo 9

Caoa Chery Tiggo 9 flagra camuflado em São Paulo
Caoa Chery Tiggo 9 [Auto+/Luiz Forelli]

Mesmo camuflado, foi possível perceber que era o Tiggo 9 pelos faróis afilados em LED matricial, além da grade frontal imponente. Também há as entradas de ar no para-choque, em formato de L para dar uma pegada mais esportiva.

Nas laterais, o SUV exibe linhas fluidas e vincos marcantes que passam pelos para-lamas e pelas portas. As maçanetas são do tipo retráteis e as rodas de 20 polegadas completam o conjunto.

Caoa Chery Tiggo 9 flagra camuflado em São Paulo
Caoa Chery Tiggo 9 [Auto+/Luiz Forelli]

Na traseira, o destaque vai para as lanternas interligadas por uma faixa de LED que percorre toda a tampa do porta-malas,  um design que lembra o Audi Q8..

Na China, o Tiggo 9 é oferecido com motor 2.0 turbo a gasolina, entregando 265 cv e 41 kgfm, mas há também a versão híbrida plug-in (PHEV), que combina esse motor com um propulsor elétrico no eixo traseiro, totalizando até 381 cv e 40,8 kgfm de torque e autonomia combinada de 1.400 km.

Mas para o Brasil, a expectativa é que o SUV chegue primeiro com o motor 1.6 turbo de 187 cv e 28 kgfm, o mesmo usado no Tiggo 8 Pro, sempre com câmbio automatizado de dupla embreagem de sete marchas. A versão híbrida plug-in pode vir em um segundo momento, provavelmente importada.

Chery Tiggo 9 Reino Unido estático
Chery Tiggo 9 [Divulgação]

Por dentro, o Tiggo 9 é o habitáculo mais luxuoso da Chery. O painel é formado por duas telas de 12,3 polegadas integradas, que unem quadro de instrumentos e multimídia, em um conjunto flutuante. Dependendo da configuração na China, o SUV pode oferecer cinco, seis ou sete lugares. A versão de seis lugares traz quatro assentos individuais na segunda fileira.

Já em relação a segurança, o Tiggo 9 traz uma carroceria com 85% de aço de alta resistência e 21% de aço temperado, além de um pacote completo do sistema ADAS, com  piloto automático adaptativo, alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, assistente de faixa com centralização, entre outros. 

Produção e chegada ao mercado

Interior do SUV chinês Chery Tiggo 9 com o volante de três raios e o multimídia ao centro do painel
Chery Tiggo 9 [Auto+/ João Brigato]

A expectativa é que o Tiggo 9 seja produzido no Brasil, nesse caso na fábrica da Caoa Chery, em Anápolis (GO), na mesma planta que já fabrica o Tiggo 7 e o Tiggo 8, consolidando o plano da Caoa Chery de ampliar sua linha de SUVs no Brasil. O lançamento oficial está previsto para o fim de 2025, com início das vendas logo após o Salão do Automóvel de São Paulo.

E você, acha que o Tiggo 9 tem tudo pra bater de frente com Jeep Commander entre outros SUVs? Deixe seu comentário!


YouTube video

Deixe um comentário

Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar