O Auto+ flagrou mais uma vez o Changan UNI-T, o SUV cupê médio que marca a nova fase da montadora chinesa no Brasil. O modelo está rodando com camuflagens pesadas e deve ser apresentado ao público no Salão do Automóvel de São Paulo, entre 22 e 30 de novembro, como a volta oficial da Changan ao país depois de quase uma década fora.
A marca vendeu minivans e caminhões por aqui entre 2006 e 2016, saiu durante a crise econômica, mas agora prepara um retorno como outras marcas chinesas, no caso a MG. A estratégia inicial envolve dois modelos, o SUV CS75 Plus e o UNI-T.
O que já sabemos do UNI-T
Ao contrário da maioria das montadoras chinesas que chegam ao Brasil apostando em híbridos e elétricos, o UNI-T chama atenção por vir só com motor a combustão, algo que podemos perceber devido aos escapamentos bem chamativos.

Na China, ele é vendido com um 1.5 turbo a gasolina de 188 cv e 30,6 kgfm, acoplado ao câmbio DCT de sete marchas. Em alguns mercados existe ainda uma versão 2.0 turbo de 230 cv, mas não há confirmação de que ela virá.
O SUV tem porte de Jeep Compass, com 4,51 metros de comprimento, 1,87 m de largura, 1,56 m de altura e entre-eixos de 2,71 m, praticamente o mesmo de um Toyota Corolla sedã.



O design deve ser um dos pontos que mais atrai olhares no salão. A dianteira usa faróis de LED extremamente finos, posicionados perto do capô, além de uma grade com 15 elementos em formato de diamante e um para-choque com recortes agressivos. As maçanetas são embutidas e a traseira traz lanternas horizontais afiladas que invadem a tampa do porta-malas.
Pelos nossos flagras, já é possível confirmar que o SUV brasileiro vai chegar com o interior atualizado, e não o antigo. Isso significa o painel de instrumentos digital e a central, ambos de 10,3 polegadas, integrados em uma peça única.



Há ainda carregador por indução, acabamento redesenhado e o pacote completo de segurança com seis airbags, ACC, assistente de faixa, frenagem automática, câmera 360°, sensores dianteiros e traseiros e monitor de ponto cego.
Em um momento em que híbridos e elétricos sobem de preço por causa dos novos impostos de importação, trazer o UNI-T a combustão pode ser a jogada certa para ter um preço mais competitivo no segmento de médios. Hoje, ele miraria rivais como Jeep Compass, Toyota Corolla Cross, Volkswagen Taos, GWM Haval H6 e BYD Song Pro.
Chegada ao Brasil ainda é mistério

O lançamento ainda não foi confirmado oficialmente, mas a expectativa é que o UNI-T apareça no Salão de São Paulo. Também circula o rumor de que a operação brasileira pode envolver a Caoa, que já atua com diversas marcas chinesas, mas nada foi firmado até agora.
O que você acha do Changan UNI-T? Vai conseguir fazer sucesso no Brasil? Deixe seu comentário!




Aqui no Py já tem o unit, deixa na poeira todos os concorrentes, ele está no nível do novo Sportage.
Esse carro já roda no Paraguai a meses. Estamos mais atrasados do que nunca.
Como pode um carro ser lançado no Brasil com apenas um revendedor no Rio de Janeiro, fala sério!!!!!
Vimos 2 UNI-T juntos, passeando camuflados, na 6ª feira (14/11/25), na cidade de Santos/SP.