Ao vivo
Home » Segredos » Citroën registra C3 e Aircross padrão Europa no Brasil. Será a linha 2027?

Segredos

Novidades na família

Citroën registra C3 e Aircross padrão Europa no Brasil. Será a linha 2027?

Recentemente atualizados com melhorias de acabamento, os Citroën C3 e Aircross podem adotar o padrão europeu na linha 2027

4 min de leitura

Não necessariamente onde há fumaça, há fogo, especialmente se tratando de registros de patentes feitos pela Citroën no Brasil. Afinal, a marca francesa já registrou vários carros no Brasil e nunca os vendeu, assim como sua irmã Peugeot. Mas, no caso dos novos C3 e Aircross padrão Europa, talvez tenhamos um spoiler da linha 2027.

Desde que o Projeto C-Cubed surgiu com C3, Aircross e Basalt, a Citroën deixou clara uma divisão entre os modelos brasileiros / indianos e os europeus. As variantes de baixo custo surgiram com a antiga identidade visual da marca francesa e, claramente, mais simples. Já os europeus receberam o carro mais atualizado e ainda simples, mas um pouco mais refinado.

Só que o novo registro de patentes feito pela Stellantis no Brasil alimenta a suspeita de que a Citroën vai unificar a linha brasileira com a europeia como reestilização para a linha 2027. Com isso, é esperado que os modelos aumentem o potencial de vendas, visto que o público parece não ter aceitado a simplicidade extrema. Vide a melhoria de acabamento na linha 2026 aqui no Brasil.

Como é o novo C3 e o Aircross 2027?

Se a linha 2027 de C3 e Aircross seguir fielmente os modelos europeus registrados no INPI aqui no Brasil, a mudança será radical. A dianteira é marcada por faróis full-LED em C conectados por uma barra preta filetada. O novo logotipo oval da Citroën, não usado pelos carros de passeio da marca por aqui, é visto no centro desse friso.

Como hoje, o para-choque do C3 é diferente do Aircross, mas ambos seguem o mesmo princípio básico. No caso do SUV de sete lugares, ele é mais parrudo e bicudo, enquanto o hatch tem linhas mais discretas. Em comum aos dois está a entrada de ar centralizada com luzes de neblina nas extremidades. 

A traseira do novo C3 tem lanternas mais quadradas e uma barra preta as conectando. Já o para-choque tem elementos que remetem ao logo da Citroën e uma minúscula luz de neblina ao centro. O Aircross 2027 segue o mesmo princípio e traz iluminação em LED, hoje não presente no modelo brasileiro.

Outro nível

Por dentro, a Citroën mantém a simplicidade dos modelos brasileiros, mas com um visual bem mais moderno e acabamento melhor. O volante do C3 2027 e do novo Aircross é menor e com base reta, no melhor estilo Peugeot. Com isso, o painel de instrumentos foi deslocado para a parte superior e é totalmente digital.

Interior do Citroën C3 Aircross europeu [divulgação]
Interior do Citroën Aircross europeu [divulgação]

Temos uma larga faixa de tecido dividindo o painel em duas metades, enquanto a central multimídia mantém o formato flutuante. Console central é novo, assim como as laterais de porta. Contudo, o Brasil deve adotar o interior do novo Basalt indiano, que tem linhas mais quadradas, mas mantém o volante e painel no lugar tradicional e ainda é de baixo custo.

Motorização revista

A Citroën pode aproveitar a reestilização da linha C3 para introduzir novos motores. O Auto+ já havia antecipado que C3, Basalt e Aircross receberão dois novos propulsores em breve. Contudo, é certeiro que a mudança de coração acontece no ano que vem, mas a reestilização pode ficar para depois.

Com isso, teremos o motor 1.3 Firefly quatro cilindros aspirado com câmbio manual de cinco marchas ou CVT chegando à linha Citroën no Brasil. Além disso, Basalt e Aircross terão o motor 1.0 T200 semi-híbrido nas versões mais caras. O motor três cilindros turbo levemente eletrificado já está presente em Pulse, Fastback, 208 e 2008.

Gostou das mudanças dos compactos da Citroën? Conte nos comentários. 


YouTube video

3 comentários em “Citroën registra C3 e Aircross padrão Europa no Brasil. Será a linha 2027?”

  1. George

    Triste por estar na véspera de comprar meu basalt e saber que já teria novidades em breve… vou migrar pra VW então…

  2. ANTONIO WILSON

    Uma coisa tenho certeza que não muda : o contorno reto na porta dianteira com o parabrisa. Teriam que mudar o teto. Muito caro demais da conta, sô!

  3. Jean Delon

    Graça é paz! Bom dia! Sei que a maioria de nós, não temos dinheiro para comprar toda a tecnologia ja disponível nos modelos homônimos, mas pelo menos o visual eles ja poderiam ter unificados, sempre ficamos com a pior parte, por isso os chineses estão crescendo.

Deixe um comentário

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar