O time de engenharia e de design da Fiat no Brasil anda trabalhando pesado nos últimos tempos. Prova disso é que, além da nova geração da Strada (projeto XBP), a Stellantis prepara mudanças para o atual modelo. Contudo, a Fiat Strada 2027 terá alterações somente em três versões, focando, justamente, no público de maior poder aquisitivo.
A linha 2027 da Fiat Strada terá novidades somente para as versões Volcano, Ranch e Ultra. A versão de trabalho Endurance será mantida com o estilo atual e seus para-choques pretos, além da lista enxuta de itens de série. Já a Freedom deve ganhar novos itens de série, mas o design permanece intacto, exceto as rodas de liga-leve que terão desenho novo.
Fiat Strada 2027: novidades só nas versões mais caras
Como o foco da Fiat é seguir reforçando a Strada como um carro para o público PJ e PF, a marca investirá forte nas versões mais caras. A versão Volcano adotará o para-choque dianteiro mais robusto que hoje está presente nas variantes Ranch e Ultra. Ela contará com frisos cromados ao invés do vermelho da Ultra e do cinza da Ranch.

Já as variantes mais caras da Fiat Strada 2027 terão uma nova dianteira. O para-choque terá linhas mais quadradas com elementos verticalizados, seguindo a nova identidade visual da marca italiana. Veja como é o novo Uno / Grande Panda e o Cronos reestilizado para ter uma ideia de que caminho as versões mais caras vão seguir.
É possível também que elas recebam faróis novos de LED com elementos pixelizados, repetindo o que foi feito no Argo e no Cronos. Na traseira, nada será alterado mais uma vez, deixando o mesmo estilo que está presente desde a linha 2020. Interior também não terá mudanças, exceto novos equipamentos.

Strada Ranch e Ultra mais equipadas
Para se adequar à nova fase, a Fiat Strada 2027 terá chave presencial pela primeira vez na história. O equipamento só estará nas versões Ranch e Ultra, enquanto a Volcano segue com o modelo canivete. Além disso, as versões com câmbio automático finalmente terão piloto automático, mas do tipo simples sem condução adaptativa.
Por fim, a central multimídia será atualizada para o mesmo modelo que está presente no Argo 2026 e no Cronos 2026. A tela tem definição melhor, menos bordas, mas ainda é um visor pequeno para os padrões atuais da indústria. A central multimídia da Fiat Strada 2027 terá Android Auto e Apple CarPlay sem fio, como já se tornou padrão.

Mudanças nos motores?
Apesar da reforma visual, nada mudará na mecânica da Fiat Strada 2027. A caminhonete seguirá sendo oferecida nas versões Edurance, Freedom e Volcano com motor 1.3 quatro cilindros aspirado de 107 cv e 13,7 kgfm de torque. Todas sempre com câmbio manual de cinco marchas, sendo que a Volcano tem opção de transmissão CVT.
Já as variantes mais caras, Ranch e Ultra, contam com motor 1.0 três cilindros turbo de 130 cv e 20,4 kgfm de torque, sempre pareado a uma transmissão automática do tipo CVT. Diferentemente de Pulse e Fastback, que agora combinam o 1.0 turbo a um sistema semi-híbrido, a Strada se manterá sem auxílio eletrificado.

Você acredita que a Fiat Strada vai fazer mais sucesso com as mudanças? Conte nos comentários.



Não consigo engolir esse Mobi de caçamba, juro, não tem como isso valer 150k!
Meu pai comprou uma Volcano automática tem uns dois meses. Ele veio me perguntar como ligava o piloto automático, eu fiquei igual besta procurando até ver que realmente não tinha esse equipamento…
A multimídia vai ser a mesma coisa da atual,visto que Argo e Cronos receberam a mesma interface,só que com uma moldura diferente