Inegavelmente, a Fiat não pode errar com o lançamento do novo Argo 2027 no Brasil, independentemente do nome que o modelo venha a adotar no futuro. Prova disso é que o hatch compacto contará com uma vasta gama de versões e de motores para atingir vários públicos diferentes. O objetivo da Stellantis é torná-lo o carro mais importante do grupo e, possivelmente, o mais vendido do território nacional.
A estratégia da Stellantis da base ao topo do mercado
Primeiramente, o Auto+ obteve acesso antecipado a informações privilegiadas sobre a gama de motores do novo Fiat Argo 2027 no Brasil. Ao todo, a fabricante oferecerá quatro motores com combinações diferentes de transmissão para cercar a concorrência. A base será composta pelo motor 1.0 Firefly de quatro cilindros aspirado, que entrega 75 cv e 10,7 kgfm de torque. Além disso, ele funcionará exclusivamente ligado ao câmbio manual de cinco marchas para manter o preço de entrada competitivo.
Da mesma forma, a transmissão manual equipará as versões intermediárias do Argo 2027, que ostentam o motor 1.3 Firefly de quatro cilindros aspirado com 107 cv e 13,7 kgfm. No entanto, quando equipado com transmissão CVT, o motor 1.3 Firefly muda de patamar. Ele contará com o sistema semi-híbrido de 12V, que já revelamos com exclusividade anteriormente.

O sistema MHEV e a nova nomenclatura da Fiat
Este sistema semi-híbrido consiste em um motor elétrico pequeno que substitui o alternador e o motor de partida. Como esse componente não possui força para mover o carro sozinho, ele não pode ser chamado de híbrido de verdade. Justamente por isso, a Stellantis vai chamar essa variante do novo Fiat Argo 2027 de MHEV, abandonando o selo Hybrid que utilizou no motor 1.0 turbo.
Consequentemente, a potência do novo motor 1.3 Firefly MHEV deve subir, assim como o torque disponível. É provável que ele retorne aos patamares iniciais desse propulsor, que já proveu 109 cv e 14,2 kgfm. O Argo 2027 também terá o motor 1.0 de três cilindros turbo com 130 cv e 20,4 kgfm de torque, igualmente semi-híbrido. Este conjunto estará sempre ligado à transmissão CVT.

Como ficará a gama de versões do novo Fiat Argo 2027
Por fim, com os quatro motores disponíveis, a gama de versões do novo Fiat Argo 2027 será bastante extensa. O modelo terá uma variante de entrada Sem Nome com motor 1.0 aspirado, seguida pela Drive 1.3 aspirada. Já a versão 1.3 MHEV com câmbio CVT pode chegar às lojas como Drive ou como Audace. Por outro lado, o topo da linha com motor 1.0 turbo terá as variantes Audace e Impetus para brigar no andar de cima.
Você está ansioso pela chegada do novo Fiat Argo 2027 ou acha que quatro motores é exagero para um hatch só? Conte nos comentários.


