Abrindo mão dos produtos Dacia para compor uma linha 100% Renault, a divisão brasileira não deverá contar com a nova geração do Duster por aqui. Ainda mais agora que a Dacia decidiu eletrificar totalmente o SUV compacto parrudo. Entretanto, veremos a Europa conviver com vários tipos diferentes de Duster.
Segundo reportagem da Autocar, o CEO da Dacia, Denis Le Vot, confirmou que um Duster elétrico será lançado em breve. A ideia, entretanto, é que o SUV compacto não seja eletrificado do jeito que é, mas sim que seja desenvolvido um novo Dacia / Renault Duster nascido para ser elétrico.
A ideia é oferecer um Duster EV com plataforma CMF-BEV, enquanto o modelo a combustão segue com a base CMF-B. É um princípio bem diferente do que acontece com o Kwid, na qual a versão elétrica é apenas uma derivada do modelo a combustão. No caso, serão feitos dois SUVs diferentes, mas que compartilham essência e nome.

A vantagem é que uma plataforma é derivada da outra, acelerando o tempo de desenvolvimento e permitindo compartilhamento de componentes. Como o foco da Dacia é sempre oferecer modelos com custo reduzido em relação aos equivalentes da Renault – ao menos na Europa – esse compartilhamento vai ajudar.
Parcialmente eletrificado
Entretanto, antes de ter dois Duster na mesma concessionária, a Renault vai eletrificar parcialmente o modelo atual. Ele contará com uma versão híbrida com motor elétrico na traseira. O princípio será o mesmo do Jeep Avenger 4Xe, que só tem tração nas quatro rodas por conta do motor elétrico lá atrás.

Esse sistema também deve ser usado em outros modelos da marca pelo mundo, sendo que o SUV médio Renault Boreal, que será vendido no Brasil, poderá usar algo semelhante no futuro. Além disso, o Sandero também terá uma versão totalmente elétrica em 2027. Contudo, diferentemente do Duster, deve abandonar o motor a combustão de vez.
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Os carros da DACIA se destacam na Europa estando entre os mais vendidos,resistentes e com valores accessiveis. Enquanto aqui a RENAUT parece que os rejeitam partindo para modelos seus mais sofisticados tentando concorrer num segmento de marcas sofisticadas. A estrategia vai dar errado como no passado vide novo Megane etc
A Renault não descartou os Dacias. Os romenos seguem vivos em Kardian, que é basicamente a terceira geração do Sandero vendido na Europa, e no futuro Boreal, que será a nossa versão do Dacia Bigster. E ainda tem o novo Kangoo que é um rebadge clássico do Dacia Dokker. Fora os Dusters, Kiwids e Oroch ainda em fabricação.