Ao vivo
Home » Segredos » Expulso do Brasil, Renault Duster vai se transformar em SUV elétrico

Segredos

Eletrificando o Duster

Expulso do Brasil, Renault Duster vai se transformar em SUV elétrico

Nova fase da Renault no Brasil não terá o Duster, mas na Europa, o SUV terá versão elétrica junto das variantes a combustão

2 min de leitura

Abrindo mão dos produtos Dacia para compor uma linha 100% Renault, a divisão brasileira não deverá contar com a nova geração do Duster por aqui. Ainda mais agora que a Dacia decidiu eletrificar totalmente o SUV compacto parrudo. Entretanto, veremos a Europa conviver com vários tipos diferentes de Duster.

Segundo reportagem da Autocar, o CEO da Dacia, Denis Le Vot, confirmou que um Duster elétrico será lançado em breve. A ideia, entretanto, é que o SUV compacto não seja eletrificado do jeito que é, mas sim que seja desenvolvido um novo Dacia / Renault Duster nascido para ser elétrico.

A ideia é oferecer um Duster EV com plataforma CMF-BEV, enquanto o modelo a combustão segue com a base CMF-B. É um princípio bem diferente do que acontece com o Kwid, na qual a versão elétrica é apenas uma derivada do modelo a combustão. No caso, serão feitos dois SUVs diferentes, mas que compartilham essência e nome.

SUVs
Renault Duster 2025 [Divulgação]

A vantagem é que uma plataforma é derivada da outra, acelerando o tempo de desenvolvimento e permitindo compartilhamento de componentes. Como o foco da Dacia é sempre oferecer modelos com custo reduzido em relação aos equivalentes da Renault – ao menos na Europa – esse compartilhamento vai ajudar.

Parcialmente eletrificado

Entretanto, antes de ter dois Duster na mesma concessionária, a Renault vai eletrificar parcialmente o modelo atual. Ele contará com uma versão híbrida com motor elétrico na traseira. O princípio será o mesmo do Jeep Avenger 4Xe, que só tem tração nas quatro rodas por conta do motor elétrico lá atrás.

Renault Duster
Renault Duster 2025 [Divulgação]

Esse sistema também deve ser usado em outros modelos da marca pelo mundo, sendo que o SUV médio Renault Boreal, que será vendido no Brasil, poderá usar algo semelhante no futuro. Além disso, o Sandero também terá uma versão totalmente elétrica em 2027. Contudo, diferentemente do Duster, deve abandonar o motor a combustão de vez.

Você acredita no sucesso de um Renault Duster elétrico? Conte nos comentários.


YouTube video

2 comentários em “Expulso do Brasil, Renault Duster vai se transformar em SUV elétrico”

  1. Hamilton leal Cazes

    Os carros da DACIA se destacam na Europa estando entre os mais vendidos,resistentes e com valores accessiveis. Enquanto aqui a RENAUT parece que os rejeitam partindo para modelos seus mais sofisticados tentando concorrer num segmento de marcas sofisticadas. A estrategia vai dar errado como no passado vide novo Megane etc

  2. Fabrício Passos

    A Renault não descartou os Dacias. Os romenos seguem vivos em Kardian, que é basicamente a terceira geração do Sandero vendido na Europa, e no futuro Boreal, que será a nossa versão do Dacia Bigster. E ainda tem o novo Kangoo que é um rebadge clássico do Dacia Dokker. Fora os Dusters, Kiwids e Oroch ainda em fabricação.

Deixe um comentário

Assuntos

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar