Ao vivo
Home » Segredos » Fiat terá versão 4×4 do novo Uno europeu

Segredos

Fiat terá versão 4×4 do novo Uno europeu

Assim como já é tradição do Fiat Panda, seu sucessor o Grande Panda, que deverá ser vendido como Uno no Brasil, terá versão 4x4

3 min de leitura

Ainda que seja essencialmente um hatch compacto, o Fiat Panda tradicionalmente tem pelo menos uma versão com tração 4×4. Era a solução da Fiat para os tempos em que ela não tinha um SUV para esse trabalho. E, como em tradições não se mexe, a nova geração do Grande Panda, que será vendido por aqui como novo Fiat Uno, terá opção de tração 4×4.

Questionado sobre a possibilidade de o Grande Panda (novo Uno dos europeus) receber uma versão 4×4, Oliver François, CEO da Fiat, afirmou que “sim, estamos comprometidos a fazer algo e estamos estudando isso. Estamos tentando encontrar uma solução. A questão é se deveria ser a combustão ou elétrico”. 

Ou seja, a grande questão é que a Stellantis ainda avalia que tipo de motorização usará para o Panda 4×4. A plataforma CMP, que é a que o modelo usa, tem uma variante 4×4 sendo usada pelo Jeep Avenger. Nele, contudo, a marca usa um motor 1.2 turbo semi-híbrido na dianteira junto a um elétrico na traseira.

Fiat Grande Panda vermelho de traseira com rodas de aço brancas com fundo escuro
Fiat Grande Panda [divulgação]

A solução pode ser cara para o Grande Panda, mas pode também ser a alternativa mais viável para o modelo, visto que encurtaria o desenvolvimento e cortaria custo de produção. Ser totalmente elétrico também facilitaria a vida da marca, que não precisaria de muito esforço. Mas sairia caro. Já uma versão 4×4 parruda com reduzida dificilmente vai acontecer. 

Segundo a revista Autocar, que fez a entrevista com o executivo, também há planos de uma versão manual totalmente a combustão do Panda. Especificamente essa variante será para as pretensões globais do modelo – vulgo ser vendido no Brasil como novo Uno com motores 1.0 três cilindros aspirado e turbo semi-híbrido.

interior fiat panda
Fiat Grande Panda [divulgação]

Novo Uno 4×4 no Brasil?

Só não sabemos se haverá chance de o Fiat Uno brasileiro (F1H / 328) ter uma versão 4×4. Na geração anterior, o Panda tinha versão com tração nas quatro rodas a qual não foi oferecida ao Uno. Além disso, esse é o tipo de território que a Jeep domina, mesmo que haja um espaço de preço gigantesco entre um possível Uno 4×4 e o Jeep 4×4 mais barato.

Se bem que um Uno com escada no teto, nem precisa de tração 4×4…

Você acha que a Fiat deveria vender o novo Uno no Brasil com tração 4×4? Faz sentido que um carro tão pequeno tenha esse tipo de tração? Conte nos comentários.


YouTube video

3 comentários em “Fiat terá versão 4×4 do novo Uno europeu”

  1. Pado Padoveze

    Meu! Se o pessoal souber a quantidade de fãs do Panda 4X4 na Europa, o pessoal não acreditaria. Tem oficinas especializadas no carrinho em vários países, muitas fora da Itália inclusive.
    Há vários setores da indústria, principalmente a extrativista, que se beneficiariam muito de um 4X4 barato para funções auxiliares e administrativas. Mas como aqui a tradição (esdrúxula na minha visão) do mercado nacional, de vender hatches compactos "mais altinhos" como SUVs, cobrando-se uma fortuna dos desavisados, acho difícil.

  2. RO

    Alguma chance dessa plataforma ter 4×4 com uso de cardan? Creio que os Jeeps vão precisar.

  3. GT Gazzinelli

    Não sei se precisa ter a versão 4×4, mas a versão trekking tem que ter uma altura do solo digna para o cara rodar em estradas de terra ruíns, como as que temos aqui

Os comentários estão encerrado.

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar