A BMW vem preparando uma mudança radical no X5. O SUV de luxo foi flagrado mais uma vez em testes pela Europa e agora teve seu interior revelado exibindo um painel completamente diferente do que conhecemos até hoje. A principal novidade é a adoção do sistema Panoramic iDrive, que vai ocupar toda a base do para-brisa, eliminando o quadro de instrumentos tradicional.
O conceito não é novidade, já que foi mostrado no protótipo Neue Klasse, mas agora começa a ganhar forma real. O flagra divulgado pelo site Carscoops mostra que no lugar do painel tradicional, o novo X5 terá uma tela horizontal de ponta a ponta com três divisões.
Uma área para o quadro de instrumentos, outra para navegação e uma terceira para widgets personalizáveis, como bússola, mídia, desempenho e até leitura de potência e torque em tempo real. Além disso, o volante também será novo e vai contar com botões touch substituindo os antigos comandos físicos.


A central multimídia, por sua vez, segue no centro do painel, mas bem disfarçada nas imagens do flagra. Ainda assim, dá para perceber que ela terá formato angular e rodará o novo sistema operacional da marca, o OS X, com assistente pessoal mais inteligente e baseado em linguagem natural.
Outros detalhes internos são os novos painéis de porta com apoio de braço inclinado e uma fileira de botões físicos minimalistas à frente do console. É uma proposta bem diferente do atual X5, e mostra justamente essa pegada da BMW para carros mais futuristas contra os chineses premium.

Por fora, o novo X5 também deve seguir o estilo do conceito Neue Klasse, com faróis afilados, capô elevado e grade menor — sim, menor, com entradas de ar mais agressivas. O porte continuará generoso, com entre-eixos largo e possibilidade de versões com sete lugares. Segundo os flagras, a nova geração ainda está em fase inicial de testes, mas já dá para ver a silhueta musculosa e as rodas grandes.

A base seguirá sendo a plataforma CLAR, que será atualizada com elementos da Neue Klasse. A marca ainda não confirmou todos os detalhes, mas é esperado que a linha X5 ofereça motores a gasolina, diesel, híbridos-leves, híbridos plug-in, elétricos puros e até uma versão com extensor de autonomia baseada em hidrogênio, chamada iX5 REx, com alcance estimado de até 1.000 km.
O iX5 elétrico, por exemplo, deve ter 593 cv e bateria de 84,3 kWh com autonomia de cerca de 475 km no ciclo WLTP. Já o híbrido plug-in poderá ter uma bateria de 19,4 kWh e potência combinada de 483 cv, com cerca de 64 km de alcance no modo elétrico. O modelo com sistema híbrido-leve trará motor a combustão com gerador de 48V e potência próxima dos 375 cv.

As versões de entrada devem vir com tração traseira, enquanto as mais potentes, como o X5 M60i e o X5 M, vão continuar com a tração integral xDrive. A versão M, inclusive, deve ter o motor V8 biturbo 4.4 aliado a um motor elétrico, com potência estimada em 717 cv e absurdos 102 kgfm.
Estreia acontece em 2026 como linha 2027
A nova geração do BMW X5 deve ser apresentada oficialmente no fim de 2026 e chegar às concessionárias globais no início de 2027. Ainda não há confirmação da vinda ao Brasil, mas considerando o sucesso atual do modelo por aqui, é difícil imaginar que ele fique de fora. Os principais rivais seguem os mesmos: Porsche Cayenne, Land Rover Range Rover Sport, Audi Q7, Volvo XC90 e EX90, além do Lexus RX, para citar.

Acha que os novos carros da BMW inspirados no conceito Neue Klasse serão chamativos demais ou irão combinar com a marca? Deixe sua opinião nos comentários!



