A grande maioria das fabricantes que fizeram uma virada radical de suas linhas e abandonaram modelos importantes, estão arrependidas. Uma delas é a Ford, que disse que só teria SUVs e caminhonetes, além de virar sua linha para elétricos na Europa. Depois de matar Focus e Fiesta, a marca se arrependeu e vai trazer um deles de volta.
Só que quem esperava pelo retorno de um hatch médio com veia esportiva e dinâmica para rivalizar o Volkswagen Golf, pode tirar seu Focus da chuva. A ideia da Ford, segundo a revista Autocar, é trazer o Focus de volta como um SUV médio. Especificamente um modelo com porte de Jeep Compass.
Hoje a Ford não tem um modelo nessa faixa de 4,40 m de comprimento. O Puma é o SUV de entrada da marca, fazendo o papel que um dia foi do EcoSport com 4,20 m de comprimento. Logo em seguida, a marca já tem o Kuga, que tem 4,61 m de comprimento. A ideia do novo Focus é preencher essa lacuna.

A volta do modelo também será marcada pela manutenção da plataforma C2, que ele usou na quarta geração lançada em 2018. A base já está preparada para a multienergia, que é algo que a Ford deseja em seus modelos. Ou seja, o Focus SUV terá versões a combustão, híbridas e até 100% elétrica.
Várias opções no Focus SUV
E justamente essa visão de multienergia se tornou uma prioridade na Ford. Em entrevista a Autocar, Bill Ford declarou que “o que erramos é que as leis foram à frente do consumidor. Isso nunca é uma situação boa. No futuro, a eletrificação terá um papel importante, mas não será o todo. Motor a combustão não vai desaparecer”.

Ou seja, a própria Ford já percebeu que a virada elétrica, tão prometida pelos europeus, não vai acontecer de verdade. Os consumidores querem carros elétricos como uma opção, não como uma obrigação. Além de ter muito consumidor migrando de volta dos EVs para os ICE (internal combustion engine, sigla para carros a combustão).
Com isso, ao contrário do que aconteceu com Capri e Explorer EV, a Ford não oferecerá o Focus SUV somente com motorização elétrica. Especialmente porque o insucesso dos modelos elétricos do oval azul na Europa mostrou que o caminho a ser seguido não é esse. Agora, se a Ford voltará a vender hatches como os Focus e Fiesta originais, isso é mistério.
![Ford Focus ST 2022 [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/10/ford_focus_st_417_edited-1200x720.jpg)
Você gostou da volta do Ford Focus como SUV? Conte nos comentários.



Não é querendo ser chato, mas, que Saudade de Quando as marcas possuíam em seu catalogo, hatch, Sedan, Wagon, cupê, agr tudo se resume em SUV, isso não quer dizer que eu detesto SUV, mas Todas as outras carrocerias estão acabando e se tornando tudo SUV, quando uma marca anuncia um novo carro é 95% de certeza que será um SUV e isso acaba sendo muito repetitivo e chato na minha humilde opinião.
Concordo com vc amigo!
Você está certíssimo, o pior de tudo é que de SUV nenhum tem nada. 4×4 e motor esportivo? Não, Hatch com uma maquiagem a mais e botas altas, mesmo interior e motor 1.0 e custando 30% a mais. (Nivus-Polo e Pulse-Argo)
Concordo, “novidade” que nada mais é do que mais do mesmo!
Concordo muito contigo…
Eu compartilho da mesma opinião. Hoje em dia, tudo se voltou para essas porcarias de SUV. Tudo bem as marcas oferecerem SUV’s nas suas linhas de produto, mas que mantenham também outras opções de carrocerias, como hatch, sedan, cupê, as saudosas station wagons… comprar carro se tornou chato por causa disso, e isso vai matar a indústria automobilística de vez.
Carrão da porra, tu pisava ele voava, tu freava ele ancorava….
Mais do mesmo, os caras não mudam! Trás pro Brasil o Focus ST!!!!!! VAMOS VOLTAR PARA A RAIZ. Só tem porcaria aqui no Brasil em relação a carros! Só carroças!
Eu tive um Ford Focus Titanium 2016, baita carro, vendi porque troquei em outro carro e com medo do câmbio powershift, mas foi excelente carro. Eu adoro carros Hatch, não gosto de SUV, preferia que a Ford trouxesse o Ford Focus com outro câmbio de renome. Infelizmente as montadoras só querem SUV.
Gostaria mesmo é de ver a Ford de volta ao Brasil., sou fã mesmo e tive só Ford desde 1.975 (automóveis) , sem nenhum problema com nenhum dos modelos. Delcio Vieira., atualmente tenho um KA SEL 1.5 2.018/2.018.
.
Chega de SUV !!! Queremos sedan , hatch e peruas . Carros de verdade .
Tive um Ford Focus Fastback que comprei “zero” em 2018 e o vendi em 2023 pela metade do preço dos outros sedans usados de mesmo ano que eram seus concorrentes diretos em 2018. Culpa do câmbio Powershift que a Ford equipou seus carros mesmo sabendo que eles iriam causar problemas técnicos, mesma coisa que fez com o Ford Pinto nos anos 70 no EUA. Ford nunca mais para mim
Concordo com o comentário que tudo agora é SUV.
Sou a favor de manter a identidade do Focus como hatch
A engenharia da Ford faz excelentes carros mas, infelizmente, sua diretoria não gosta e nem entende de carros. O negócio deles é maximizar os lucros dos acionistas. Egos inflados que perderam a noção da realidade do mercado e de seu próprio legado.
Completamente amigo
Olá,meu nome é Marcos e tenho um Ford Focus, digo que é o melhor carro que já tive. Foi uma pena a Ford sair do país. Pois gostaria de continuar com este seguimento, e se tiver o híbrido será melhor aínda.
É ótima ideia voltar com o Focus. Um excelente carro, que oferece conforto, estabilidade e um ótimo custo benefício. Se continuar com essas características, vale a pena.
Péssima idéia de comercializar apenas SUVs e pickups, a economia do país está péssima!
Não é todo brasileiro que tem condições de adquirir veículos dessa modalidade….
Na minha opinião a Ford deu um tiro no pé, deixando clientes sem suporte, destruiu a imagem de empresa séria que tinha, além de tirar de linha carros como: Ka, Fiesta, Focus e Fusion! O Ka era fundamental no Brasil, ainda mais na situação que o país atravessa… É um carro compacto, é o mais confortável da categoria, além de ter uma ótima mecânica! Lamentável….
Tenho Focus desde 2003. O segundo comprei em 2009 e o último comprei em 2014 e está comigo até hoje. Não quero SUV. Não gosto de transportar lataria ociosa. O Focus é um carro fantástico. Muito agradável de dirigir e tem um ótimo motor de 175 CV. Mesmo com o PowerShift eu não troco por outro. Espero que Ford reflita e relance o Focus Hatch. Pode ter certeza de serei o primeiro da fila para comprar.
Bom dia. Concordo totalmente com os comentários acerca da “moda SUV, bem como das queixas em relação ao câmbio automático powership. Eu tenho um Focus Fastback SE 2.0 que infelizmente gastei neste mês R$12.500,00 em manutenção do câmbio, sem ressarcimento até agora e com a incerteza de que vai ficar bom.