A Honda será mais uma das montadoras no Brasil a produzir e montar carros com motorização híbrida-flex voltada ao mercado nacional. A marca japonesa está investindo R$ 4,2 bilhões no país para a produção do novo WR-V em sua fábrica de Itirapina (SP), mas também no desenvolvimento de um conjunto híbrido nacional, que será usado em vários modelos da linha e que começa pelo HR-V.
Segundo informações obtidas pela revista Auto Esporte, o HR-V de terceira geração será o primeiro veículo da Honda produzido no Brasil com essa tecnologia. O SUV está previsto para 2028 e será o pioneiro a adotar o motor 1.5 e:HEV nacional, um sistema híbrido-flex desenvolvido para funcionar tanto com gasolina quanto com etanol.
Como será o novo conjunto híbrido-flex
O motor 1.5 e:HEV será um propulsor aspirado de quatro cilindros com injeção direta, operando no ciclo Atkinson. Ele entregará 98 cv e trabalhará em conjunto com dois motores elétricos, um atuando como gerador e o outro como motor de tração, com 109 cv.

Desta forma, o sistema forma o sistema híbrido pleno (HEV) sem precisar carregar de forma externa e alimentado por uma bateria de 1,1 kWh e com tensão superior a 60 V em corrente contínua.
Na prática, o motor a combustão funciona em grande parte do tempo como gerador, enviando energia às baterias, que movem o carro. Somente em velocidades mais altas, o propulsor a combustão se conecta ao diferencial e ajuda a tracionar as rodas.
![Honda HR-V 2025 [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2024/09/2025-Honda-HR-V-eHEV-UK-10-2048x1366_edited-1320x792.webp)
Basicamente é o sistema bem parecido como acontece no Civic, Accord e CR-V. Inclusive, outros veículos da Honda já utilizam esse propulsor 1.5 e:Hev na Europa e na Ásia.
Na Tailândia, por exemplo, o sistema a gasolina com 20% de etanol entrega 131 cv combinados e 25,8 kgfm de torque, acelerando de 0 a 100 km/h em 10,6 segundos. O consumo chega a 18,5 km/l no ciclo WLTP europeu.
Plataforma e expansão da linha

Ainda segundo o site, a nova geração do HR-V vai utilizar a plataforma GSC (Global Smart Car). A produção do SUV híbrido-flex deve começar em 2028. Depois do HR-V, a empresa deve aplicar o mesmo conjunto em outros modelos da linha, como a nova geração do City, que será revelado na Tailândia em 2028 e deve chegar ao Brasil entre 2029 e 2030, também com motorização 1.5 e:HEV nas versões mais caras.
E você, acha que o HR-V híbrido-flex vai fazer sucesso no Brasil? Deixe seu comentário!




Com certeza, o HR-V híbrido vai fazer muito sucesso, pois já o faz sendo a combustão, tenho um HR-V há cinco anos e nunca levei em uma oficina para reparos, resta saber os valores que vão praticar, acho que os carros híbridos da Honda chegarão bastante caros.
O meu tmb, 2017 touring, nunca viu um reparo.
Espero que venha para taxista ,pode ter certeza que comprarei sem medo
Vai pedir 400k num carrinho desse. Pior que vai ter gente comprando…
É meus amigos, a Honda que se cuide, pois os chineses estão tomando a dianteira em veículos elétricos e híbridos no mundo, na verdade já deveria ter lançado antes, já estou no quinto honda, porém vou acabar trocando pir um byd híbrido apesar de ser fâ da honda.
Estou no meu segundo HR-V depois de um Civic, adoro a marca, se puder não troco de marca. Mas queria muito que a Honda mudasse a traseira do HR-V, o atual não tá bonito como era a última geração, o carro perdeu robusteza
Estou no meu 3⁰ HRV e já estou na fila para esse.
A Honda está muito atrasada, pois 2028 está muito longe. Até lá outras marcas estarão ocupando o mercado. A questão de preço é outro problema se comparado aos carros chineses. Veja o exemplo do ZRV que foi um fracasso. Estou com a marca desde 2009 mas se continuar assim terei que rever os meus conceitos.
Sim vai ser sucesso mas já deveria ser lançado em 2026. E muito tarde 2028 . Até lá a Toyota vai ter lançado bons concorrentes
Honda e Toyota estão na maior lentidão e, por isso, perdem para a BYD que avança em tecnologia e conforto, conquistando uma grande fatia dos consumidores. Estou pensando em trocar meu HR-V por um híbrido da BYD ou da Toyota que é outra que está num atraso só em relação à tecnologia dos carros eletrificoados.