O Hyundai HB20 é um dos carros mais vendidos do Brasil e está em sua segunda geração desde 2019, mas está prestes a ganhar a terceira geração. O novo modelo já roda em testes no Brasil sob forte camuflagem, mas é na Europa que temos uma prévia mais clara do que esperar. Por lá, trata-se do Hyundai i20, primo global do HB20, que estreia em 2026 e servirá de base direta para a renovação do Chevrolet Onix.
Visual inspirado no Ioniq 5
Flagrado recentemente em testes na Espanha pelo site Carscoops, o novo i20 mostra linhas mais retas e angulares, bem diferentes da geração atual. A frente terá faróis de LED interligados por um filete luminoso, grade em formato colmeia e para-choque redesenhado.
Nas laterais, os vincos foram simplificados e dão lugar a superfícies mais limpas, com arcos de roda mais destacados e linha de cintura ascendente.

A traseira também terá lanternas horizontais redesenhadas, ligadas por uma régua iluminada, o que reforça cada detalhe bem inspirado na identidade futurista que já vimos no Ioniq 5 e no Kona. E esse novo estilo será reproduzido no HB20 brasileiro.
O hatch nacional deve crescer um pouco, chegando a cerca de 4,10 metros de comprimento e 2,58 m de entre-eixos, dimensões semelhantes às que vemos com o Renault Kardian, por exemplo. O HB20 atual oferece 4,01 m de comprimento e 2,53 m de entre-eixos.

Por dentro, o i20 europeu terá painel totalmente novo, com quadro de instrumentos digital integrado a uma central multimídia moderna. O acabamento deve usar materiais da linha de elétricos da Hyundai, com texturas mais premium e até iluminação ambiente.
Sistemas de assistência ao motorista (ADAS) também estão previstos, como frenagem autônoma, alerta de faixa e piloto automático adaptativo.

Já o HB20 nacional deverá herdar boa parte dessas novidades, ainda que em versões mais simples nos modelos de entrada. A expectativa é que o carro receba mais airbags, novas telas integradas, como vemos com o Kona, piloto automático adaptativo nas versões topo de linha e tecnologia melhorada.
Motores, híbridos no radar e produção no Brasil
Comentar sobre motorização do novo HB20 ainda é muito cedo, porém é esperado que continue o 1.0 aspirado flex de 75/80 cv com câmbio manual, além do 1.0 turbo flex de 115/120 cv com câmbio automático.

Todavia, para atender às normas de emissões, a Hyundai pode colocar versões semi-híbridas, como do Kia Stonic, ou até híbrido pleno do Kona. Na Europa, o i20 também é esperado o trem de força híbrido.
A produção seguirá concentrada em Piracicaba (SP), onde o HB20 é feito desde 2012. A nova geração deve chegar ao mercado brasileiro entre 2026 e 2027, pouco depois da estreia global do i20, que é previsto para estrear em 2026 e o lançamento em 2027. Lá ele visa concorrer com Renault Clio, Opel Corsa, Peugeot 208, entre outros.
Acredita que o novo HB20 vai conseguir repetir o sucesso da geração atual? Compartilhe sua opinião nos comentários!




Se tiver a versão sedan, devo comprar meu terceiro HB20S.
Além de um bom carro, preciso de porta malas grande, próximo a 500 litros
O sedan saiu de linha para dar lugar para um novo SUV
Segunda “maquiagem” e com destino a 3ª maquiagem
Tenho um 2024 S, se vier com o sedan vou comprar, gosto de sedan .
2a geração é piada em. O carro só mudou de casca de 2015 pra 2024. A mesma plataforma PB segue firme e forte por mais de 10 anos e o jornalista fala que o carro está na segunda geração. Por favor né.
Não haverá sedã.
Será substituído por um crossover, à lá putzsse, terra e cardiã.
Não mudou de geração realmente, mas no modelo 2020 teve aumento de entreeixos e mudanças pontuais de estrutura e mecânica.
Na realidade foi aposentada a pltaforma utilizada no hatch, a plataforma a ser utilizada será a do sedan incluindo a do novo SUV ou crossover.
Claro que não , o carro mudou sua plataforma em 2019 pra 2020, o HB20 bagre, é outro carro, eu tenho um, e é a mesma plataforma dela até agora .
Segunda “maquiagem” e com destino a 3ª maquiagem
Sou fã do HB20 e não vejo a hora de comprar o meu modelo 2027. Eu só gostaria de saber as suas dimensões.
Corrigido o H20 não está na segunda geração e sim na 4° geração a primeira foi lançada em 2012 ok
Está indo pra segunda geração, as outras foram apenas facelifts profundos mantendo a mesma plataforma
Corrigindo o H20 não está na segunda geração e sim na 4° geração a primeira foi lançada em 2012 ok
HB20 nunca passou de 1° geração, até agora só teve facelift e na mudança de design do modelo 2020 esticaram o entreeixos, fora a mudança de 2023 foi por ter caído as vendas por causa do design de bagre que fez foi espantar o público.
Tenho hb20s a 9 anos e o grande problema é o espaço interno muito apertado
Se o de entrada atual já está em quase 90 mil reais esse aí de entrada vai vim por mais de 100 mil, infelizmente não vale pelo carro que é, mesmo sendo bom. hoje o topo de linha do hb20 hatch já beira ou até passa 130 mil, por 140 se compra um tiggo 7 Sport que é infinitamente melhor que um hb20.
A mesma tranqueira , motorzinho 3 cilindros 1,0 e câmbio CVT, tô fora.
Você está enganado em relação à transmissão do HB 20, não é CVT e sim câmbio automático de seis marchas.
Tenho um Hatch 2014 é fiel como um cachorrinho kkk, só gastei com pneus e combustível até hj.
Tenho Hb20S 1.6 Premium automático 2014. Hoje com 134.000 km rodados. Um carro sensacional. Não dá defeito e é super confortável e bonito. Após 11 anos de uso se mantém intacto. Recomendo muito
Depois do 2018/19 o bicho ficou feio, parecendo uma carpa de boca aberta. Parece que tão retomando o bom gosto, se gor isso mesmo vai voltar a ser bonito.
O platinum plus ja beira os 130k. Nessa faixa é preferível city hatch.
Tive mto tempo hb20, mas na epoca antes da pandemia saia por 50k. Hoje com mesmo motor sai por praticamente 100mil. É um ótimo carro se custasse ali seus 75k no max.