De olho em quem busca um carro elétrico acessível, a Hyundai já faz testes com seu Ioniq 3. O modelo pode funcionar como uma espécie de HB20 elétrico, dado seu porte compacto. Ele acabou de ser flagrado em testes pelas ruas, terá desenho com pegada futurista e interior refinado. O modelo terá diversos componentes emprestados do Kia EV4. Mas a principal questão é: ele influenciará o HB20 2027.
Quem revelou o flagra foi o portal Carscoops. Nas imagens, o Ioniq 3 estava bastante camuflado. Contudo, já dá para notar como será seu estilo. Na dianteira, ele terá capô curto, para-brisa com linhas mais quadradas e para-choque saliente, tal qual o próximo HB20. Sua iluminação poderá ser dividida e os DRLs integrados. Assim, ele transmitirá uma pegada mais futurista.
O novato será montado a partir da plataforma E-GMP. Nas laterais, os destaques são as janelas amplas e as rodas com desenho aerodinâmico. Na traseira, o chamariz será a queda de teto suave, algo que remete aos cupês. A novidade terá ainda spoiler integrado com a tampa do porta-malas, o que lembra os carros esportivos. E deu para notar que as lanternas serão finas e o desenho interno é arredondado.

Quer agradar os motoristas
Internamente, a espécie de Hyundai HB20 2027 elétrico quer se destacar pelo acabamento mais refinado e linhas retas. Ele terá volante multifuncional e não terá telas do painel de instrumentos integrada com a central multimídia, como outros modelos moderninhos fazem. Aliás, a multimídia terá aspecto de tablet e tela destacada.
Ela já poderá contar com o novo software Pleos Connect da fabricante, pois o recurso está previsto para ser lançado em 2026. Interface parecida com a de um smartphone, menu personalizável e perfis diferentes para cada usuário estão entre as novidades do sistema. Até comando por voz está sendo aprimorado para ser instalado no recurso.

Vendo que a Volkswagen voltou atrás, o irmão elétrico do Hyundai HB20 contará com diversos botões físicos. Assim, a fabricante do Creta espera não atazanar tanto os motoristas. Como o Ioniq 3 terá diversos componentes emprestados do Kia EV4, sua motorização poderá ser bem parecida. O modelo da Kia tem um motor de 201 cv e tração dianteira.
A bateria pode ter 58 kWh ou 81,4 kWh de capacidade. A autonomia pelo ciclo internacional deverá ficar nos arredores de 640 km. O Ioniq 3 deverá ser apresentado ao público em meados de 2026. Ele baterá de frente com BYD Dolphin, Geely EX2, GWM Ora 03 e outros modelos. E ainda não há previsão para que venha ao Brasil.

Hoje, a Hyundai oferece apenas o hatch grande Ioniq 5 como opção elétrica. Ele se destaca pelas linhas retas e porte encorpado. Tem 325 cv e 61 kgfm de torque e a bateria tem 84 kWh de capacidade. Aceleração de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos e alcance de 374 km são destaques. Vendido em versão única, sai por R$ 409.990.
![Hyundai Ioniq 5 [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2024/11/Hyundai-Ioniq-5-10-1320x743.webp)
Você teria um carro elétrico? Conte nos comentários


