Não existe fabricante global mais empolgada com o segmento de SUVs subcompactos do que a Hyundai. Hoje a marca conta com nada menos do que cinco modelos na categoria e vai expandir para um sexto SUV subcompacto nos próximos meses. Mas esse será o rival do Volkswagen Tera? Infelizmente não.
De acordo com informações apuradas pela revista Autocar, o novo SUV da Hyundai será 100% elétrico. A ideia é que ele seja um equivalente ao Bayon, que é um SUV derivado do i20. Basicamente ele é o Fiat Pulse da Hyundai, enquanto o i20 é o equivalente europeu do HB20.
A promessa do CEO da Hyundai Europa, Xavier Martinet, é que o carro seja revelado em setembro durante o Salão de Munique. Ele será equivalente ao Kia EV2, que é um SUV subcompacto elétrico. É possível, inclusive, que o modelo seja chamado de Ioniq 2 ou Ioniq 3, visto que todo elétrico da marca sul-coreana usa esse nome seguido de um número.

Ele deve compartilhar com o Kia EV2 e com o EV3 o conjunto mecânico. Por isso, espere por baterias de 58,3 kWh ou de 81,4 kWh com autonomia acima de 400 km em ambas as versões. A potência ficará abaixo de 200 cv para manter uma distância para o Ioniq 5, que é atualmente vendido no Brasil.
Podemos ter um SUV subcompacto da Hyundai no Brasil
Com a chegada do novo Ioniq 2 / Ioniq 3, a gama de modelos 100% elétricos da Hyundai chegará a seis modelos. Empatando com a quantidade de SUVs subcompactos que a marca tem. Hoje, ela comercializa Venue, Bayon, Exter, Inster e Casper. Entretanto, há rumores de que a terceira geração do Hyundai HB20 renderá um SUV subcompacto para substituir o HB20S.

A ideia da matriz brasileira, se confirmados os rumores, é fazer o que a Citroën fez com o Basalt. Originalmente, ele seria um sedan derivado do C3. Contudo, a ascenção dos SUVs fez com que a marca trocasse para a carroceria de SUV cupê. O mesmo deve acontecer com o sucessor do HB20S, visto as vendas baixas do modelo.
Você teria um SUV subcompacto da Hyundai? Conte nos comentários.


