De olho na mobilidade sustentável, a Land Rover já faz testes com protótipos do Range Rover Velar elétrico. O SUV premium movido a bateria acabou de ser flagrado em análises pelas ruas internacionais e não deve demorar para chegar. Além de nova motorização, ele passará por uma mudança radical de carroceria, ganhando um estilo mais de SUV perua. Mas, quando ele vai ser lançado de fato?
Quem revelou o flagra foi o portal internacional Autocar. A nova geração do Velar terá aspectos de sedãs e peruas, porém seguirá com o estilo mais alto dos SUVs. Sua estreia está prevista para acontecer após os lançamentos dos Range Rover e Range Rover Sport elétricos. Aliás, o novo Velar elétrico será maior do que o modelo atual, podendo até ter três fileiras de assentos.
Assim, ele acomodará os passageiros com mais conforto. No flagra, o protótipo do novo Land Rover Range Rover Velar elétrico também parece ser mais baixo do que a geração atual. Assim que ele for lançado, vai mirar em clientes do Porsche Macan elétrico e do BMW iX. Tanto o visual externo quanto interno do SUV elétrico terão pilares como sofisticação e tecnologia como principais chamarizes. Desse modo, ele se destacará em mercados como Estados Unidos e até na China.

Mistério no ar
A JLR, empresa que cuida da Jaguar e Land Rover, quer melhorar o apelo do Velar. Com a nova geração sendo preparada, a marca espera que ele venda mais unidades. A variante elétrica dele será montada a partir da plataforma EMA da Land Rover, terá sistema de 800V e foi desenvolvida para ser a base dos futuros modelos elétricos da montadora. Essa arquitetura está presente nos próximos Evoque e Defender Sport, que substituirá o Discovery Sport.
Ambos SUVs serão produzidos na planta de Halewood, uma cidade da Inglaterra. Aliás, essa instalação está recebendo um investimento de cerca de £ 500 milhões da JLR. Assim, poderá produzir as versões elétricas, híbridas e até a combustão dos carros da Land Rover. Todavia, o novo Land Rover Range Rover Velar elétrico ainda tem os detalhes técnicos guardados como um segredo.

Inclusive, uma versão sua movida a combustão é estudada pela JLR, mas apenas para o futuro. A empresa ainda cogita ter versões híbridas plug-in dos seus modelos, assim poderia atender a recente demanda crescente por veículos com esta motorização. A arquitetura EMA ainda poderia contar com um extensor de alcance. Nesse caso, haveria um pequeno motor a gasolina como gerador de energia para a bateria.
Porém, esse projeto segue em análise. A expectativa dos executivos da Land Rover é que a chegada do Range Rover Velar elétrico aconteça em até um ano, ou seja, até meados de 2026.
Mais mudanças
Todavia, a chegada do Velar elétrico também trará mais novidades. Para o futuro, a JLR quer cada vez mais distanciar os modelos Range Rover dos Defender e dos Discovery. Cada uma será tratada como uma marca separada da Land Rover, mas com a essência dela e um propósito diferente. Os Range Rover serão os mais sofisticados, já os Defender seguirão com o ar aventureiro e os Discovery terão apelo mais familiar.
Os primeiros elétricos da Land Rover a chegarem serão os Range Rover e Range Rover Sport elétricos. Eles vão usar a plataforma MLA do modelo a combustão, só que aprimorada e a produção será ao lado das versões a combustão. O Range Rover elétrico deve chegar ainda em 2025 e o Sport só mais para frente. A JLR ainda afirmou que mesmo sendo movidos a bateria, eles poderão chegar em qualquer lugar e ter a mesma capacidade que as versões a combustão.

As novas versões elétricas dos SUVs terão diversos itens de tecnologia, como o novo gerenciamento de torque. Ele pode atuar em conjunto com motores duplos e melhora a tração, reduzindo o tempo de envio de força para as rodas. Os protótipos são testados em condições climáticas extremas. Em contrapartida, os SUVs eletrificados baseados na plataforma MLA também seguem com detalhes técnicos em segredo.
O último modelo elétrico a chegar será o Evoque. Ele vai usar a mesma arquitetura do Land Rover Range Rover Velar elétrico, não deverá ter posicionamento tão distinto do modelo atual e é esperado que chegue entre o fim desta década e o início de 2030.
Está ansioso para ver o Velar elétrico? Conte nos comentários