A fim de apresentar ao público que busca um SUV premium, a Porsche acaba de anunciar a chegada de novas versões do novo Macan elétrico. Ou seja, quem quiser ter um Macan 0km pode optar pela variante movida a combustão ou por uma unidade elétrica. Seus preços vão de R$ 560 mil e chegam em R$ 770 mil.
Leia mais:
- 5 conceitos radicais que não chegaram às ruas
- Nota de Pulse e Kardian no Latin NCAP é muito discrepante
Vale dizer que o Macan elétrico é baseado na Premium Platform Electric, uma arquitetura desenvolvida pelo Grupo Volkswagen e que tem suporte de 800V. Ele pode ser escolhido nas versões Sem Nome, 4, 4S ou Turbo. Todas as variantes trazem dois motores elétricos com funcionamento síncrono. Assim, requerem menos manutenção e ocupam menos espaço de instalação.
Além disso, o novo Porsche Macan elétrico tem ainda bateria de alta tensão de 100 kWh de capacidade (ou 95kWh livres). O Macan Sem Nome tem 340 cv e 57,4 kgfm de torque. Se o modo Overboost estiver ativado, ele possui 360 cv. Assim, tem velocidade máxima de 220 km/h e atinge os 100 km/h em 5,7 segundos. Sua autonomia pelo Inmetro é de 443 km.
Detalhes técnicos
Já o Macan 4 tem 387 cv e 66,2 kgfm; se o modo Overboost for ativado, ele tem 408 cv. Assim como o primeiro Macan, a velocidade máxima é de 220 km/h. Mas, o 0 a 100 km/h é feito em 5,2 segundos e a autonomia é igual do Macan Sem Nome. O Macan 4S ostenta 448 cv e 83,6 kgfm; com o Overboost ligado, ele passa a ter 516 cv.
0 a 100 km/h é feito em 4,1 segundos. Sua velocidade máxima é de 240 km/h. Porém, a autonomia é de 438 km. Por fim, o novo Porsche Macan elétrico Turbo tem 585 cv e 115,2 kgfm. Com o overboost em uso, a potência é de 639 cv. 0 a 100 km/h é de 3,3 segundos e a velocidade máxima é de 260 km/h. Todavia, a autonomia é de 435 km.
Ele pode ser carregado em tomada de corrente alternada de até 11 kW. Ou, em tomada de corrente contínua de 400V e até 135 kW ou de 800V e 270 kW.
Mais novidades
No quesito tamanho, o novo Macan elétrico tem 4,78 m de comprimento, 1,93 m de largura, 1,62 m de altura e entre-eixos de 2,89 m. Ou seja, ele ganhou mais cm em comprimento e no entre-eixos se comparado com a linha anterior. O porta-malas tem 540 litros no Macan 4 e chega em 1.348 litros com bancos rebatidos.
Por sua vez, o Macan elétrico Turbo tem 480 litros ou 1.288 litros. O frunk, “porta-malas dianteiro” possui 84 litros. A capacidade de reboque é de 2 mil kg. O coeficiente aerodinâmico é de 0,25. Com o intuito de melhorar seu desempenho, a aerodinâmica passou por modificações.
Ele traz aletas ativas e variáveis para entrada de ar, rodas com desenho focado em aerodinâmica, assoalho fechado e até spoiler traseiro adaptativo. Aliás, seu capô é íngreme, os para-choques são salientes e tem caimento cupê. Seus faróis são divididos em duas partes, tendo o DRL acima e os iluminadores principais em LED e função Matrix abaixo.
Nas laterais, as rodas podem ter até 22 polegadas e possuem 11 opções diferentes de estilo. Suas portas não contam com moldura e as linhas são encorpadas. Na traseira, o principal destaque são as lanternas interligadas por uma peça e com aspecto 3D. Surpreendentemente, sua carroceria tem 14 cores padrão de escolha e mais 59 tons especiais.
O novo Porsche Macan elétrico tem 11 opções de revestimento da cabine, com sete pacotes distintos e mais quatro opções de apliques. A fim de deixá-lo mais a cara do cliente, até sua chave pode ser personalizada.
Itens de série do novo Macan elétrico
Essas versões trazem os sistemas Porsche Torque Vectoring Plus e active Suspension Management. Este último tem tecnologia de duas válvulas. Além disso, tem eixo traseiro direcional. Head-up display com realidade aumentada, painel de instrumentos de 12,6 polegadas, central multimídia de 10,9 polegadas e mais itens se destacam.
Ainda assim, o novo Porsche Macan elétrico pode vir equipado com uma tela de 10,9 polegadas para o passageiro dianteiro. Tem ainda carregador de celular por indução com resfriamento e quatro portas de carregamento USB-C, Isofix e bancos esportivos. Opcionais são bancos com sistema de massagem e resfriamento.
Preços do novo Macan elétrico
O Macan Sem Nome elétrico custa R$ 560 mil. Já Macan 4 parte de R$ 580 mil. O Macan 4S chega por R$ 630 mil. Por fim, o novo Porsche Macan elétrico Turbo custa R$ 770 mil. Todos trazem quatro anos de garantia para o carro e oito anos para a bateria. Eles possuem carregador doméstico e instalação, um carregador adicional e um voucher de R$ 3 mil na rede Shell Recharge.
Qual versão do novo Porsche Macan elétrico você teria? Conte nos comentários
- 5 conceitos radicais que não chegaram às ruas
- Nota de Pulse e Kardian no Latin NCAP é muito discrepante
- JAC Hunter vai abalar o mercado de caminhonetes? | Impressões
- Prazo de entrega: Citroën Basalt pode chegar só no carnaval