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Citroën C3, Aircross e Basalt terão motor 4 cilindros da Fiat em 2026

Era para o motor 1.3 quatro cilindros estrear na linha 2026 dos Citroën C3, Aircross e Basalt, mas ficou para o ano que vem

4 min de leitura

Conforme o Auto+ antecipou em setembro do ano passado, os Citroën C3, Aircross e Basalt terão motor 1.3 Firefly quatro cilindros aspirado. A ideia é baixar os preços dos modelos e oferecer uma motorização que é vista como mais confiável por muita gente, especialmente taxistas. As novidades serão parte da linha 2027.

Em 2026, o motor 1.3 Firefly quatro cilindros aspirado será empregado nos três modelos da Citroën como parte da linha 2027. O plano inicial era que esse motor chegasse agora junto da melhoria de interior. Mas os testes atrasaram e as alterações de motores serão as estrelas da próxima renovação. E atente-se ao uso de motores no plural que podem aparecer também no futuro Fiat Grande Panda / Uno 2026 brasileiro.

1.3 aspirado para todos os Citroën, semi-híbrido só para alguns

Os Citroën C3, Aircross e Basalt receberão, em 2026, o motor 1.3 Firefly quatro cilindros rende 107 cv e 13,7 kgfm de torque. Esse conjunto é usado atualmente somente em carros da Fiat, especificamente Argo, Cronos, Fiorino e Strada. Tecnicamente há um Peugeot com esse motor, a Partner Rapid, que não passa de uma Fiorino da Peugeot. 

Citroën C3 XTR 2026 cinza, visto de lado e com DRL's acesos
Citroën C3 XTR 2026 [Divulgação]

Os Citroën com motor 1.3 terão opção de transmissão manual de cinco marchas ou automático do tipo CVT. O câmbio continuamente variável também será usado nas versões semi-híbridas dos compactos. O T200 “Hybrid” (que não é híbrido de verdade pois o motor elétrico não movimenta as rodas sozinho) já está em testes.

O flagra feito pelo Autos Segredos mostra o Basalt Dark Edition com o sistema semi-híbrido, que será usado no SUV cupê e no Aircross. O C3 está descartado para usar o motor 1.0 turbo semi-híbrido por conta dos custos. A versão You seguirá como única 1.0 turbo, mas não eletrificada.

Citroën Aircross Shine azul parado de frente
Citroën Aircross Shine 7 T200 [divulgação]

Mais opções

Com isso, a Citroën vai mexer na gama de versões de seus modelos, sendo o Aircross o maior beneficiado. Hoje o SUV compacto começa em R$ 117.990 na versão Feel turbo e vaio até R$ 126.990 na XTR. O modelo 1.3 aspirado manual pode até ficar perto de R$ 100 mil. Lembrando que há o Feel cinco lugares de R$ 118.800, mas é destinado ao público PCD.

Com a chegada do Aircross 1.3 aspirado, os preços vão cair. Afinal, a marca oferecerá o motor como uma alternativa de valor mais baixo para competir diretamente com a Chevrolet Spin. A ideia é atrair taxistas que prezem pela robustez dos motores quatro cilindros aspirados no Citroën Aircross para 2026.

Citroën Aircross 1.3 XTR [Auto+ / João Brigato]
Citroën Aircross XTR [Auto+ / João Brigato]

No caso do Basalt, a história muda. Existe um buraco de cerca de R$ 17 mil entre a versão Feel 1.0 aspirada manual (R$ 93.990) e a Feel 1.0 turbo CVT (R$ 108.990). Com isso, ele pode ter uma versão CVT por menos de R$ 100 mil e manter o título de SUV automático mais barato do Brasil.

A situação com o C3 é semelhante, onde o motor 1.3 aspirado servirá para diminuir o espaço existente entre os modelos 1.0 aspirados e o turbo You. Hoje o topo da gama do Citroën C3 1.0 aspirado é o XTR de R$ 88.990, enquanto o You turbo automático sai por R$ 103.990. O C3 1.3 com câmbio CVT certamente ficará abaixo de R$ 100 mil, competindo com o futuro novo Uno 2026 / Fiat Grande Panda em preço.

Citroën Basalt 1.3 Dark Edition [Auto+ / João Brigato]
Citroën Basalt Dark Edition [Auto+ / João Brigato]

Você teria um Citroën com motor 1.3 aspirado? Conte nos comentários.


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25 comentários em “Citroën C3, Aircross e Basalt terão motor 4 cilindros da Fiat em 2026”

  1. George

    Se o preço for mais barato e completo vejo vantagem.

    • Wilson Vido

      Eu teria sem nenhuma duvida.

      • moisesferreira

        Talvez sim mais gosto muito da estetica do meu basalt

  2. Sérgio Paulo

    Parabéns!
    Sim.
    Basalt 1.3.
    Desde já, já estou aguardando com muita expectativa e que seja sim competitivo e de preço justo.

  3. Adriano

    Esse motor me interessa.
    Especialmente no Basalt.
    Para ficar com um veículo 10 ou 12 anos, o motor 1.0 turbo não é confiável.
    Prefiro um 4 cilindros aspirado, independente se manual ou automático.
    Um aspirado é garantia de baixa manutenção.

    • Marcello

      Com certeza compraria, motor 4 cilindros tem confiança e força pra empurrar ambos os gigantes.

      • Guilherme

        Olha tenho uma c3 aircross 2025 e o turbo200 da Fiat é muito gostoso de dirigir, forte e vigoroso. Combinou muito bem no cvt 7 marchas simuladas. Pelo peso do carro ficou muito bom. Acho que o 1.3 aspirado vai deixar quem sabe mais confiável mas vai deixar ela uma pata choca para andar. Obs. O turbo200 é corrente de comando um dos mais confiáveis do mercado

  4. Joelmo

    Com certeza eu compraria um Citroen com motor 1.3 aspirado. Trata-se de um motor já consolidado no mercado na dupla Argo/Cronos, com bom desempenho, económico e manutenção simples.

  5. Pedro Vieira

    Acredito que sim, um basalt manual, 1.3, pois ,1.0 muito fraco.

  6. Randall

    Tô esperando o meu Shine há um mês, ainda nem foi faturado, e ao invés desses canalhas aumentarem a produção pra suprir a demanda atual, já estão pensando, trabalhando e testando o modelo 2027?

  7. Marcos Henrique

    É realmente muito interessante. É importante que haja “carros que são apenas carros” para a nossa escolha. Os carros estão virando “gadgets”, objetos como “brinquedos eletrônicos”, com inúmeros pontos para falhas de difícil solução. Bravo! É benvindo o retorno de veículos com mecânica mais simples e confiável.

  8. Alcyr prado

    Com certeza hj tenho um argo treking 2020 e estou esperando lancarem o basalt 1.3 p efetuar a troca

    • Wagner Figueiras

      Eu compraria um airCross para sete lugares com o motor forte, mais completo.

  9. Luis

    Claro que teria! Na verdade desde o lançamento aguardo o 1.3 CVT no Basalt e no Aircross. União perfeita. Melhor espaço interno, porta malas e mecânica confiável.

  10. Jorge Carlos

    Boa tarde

  11. Jorge Carlos

    Tenho interesse em um com 7 lugares e câmbio manual! Trabalho com uma spin da Chevrolet com 7 lugares e estou no final do contrato em 2026 temos nova licitação para o veículo eu atendo no aguardo de preferência cor branca!

  12. Cristiane

    Se for igual o 1.0 2025 é uma bosta. Pior carro que já comprei na vida essw basalt. Defeitos de fabricação desde o primeiro momento que foi retirado na loja, sem contar que a suspensão parece descartável tudo bate sendo que o carro está com 5 meses de uso, força de plástico. Uma pena pq o carro é lindo e espaçoso. O legítimo bonito por fora e podre por dentro.

  13. William

    VAI SER MARAVILHOSO 1.3 COM CÂMBIO MANUAL 👏👏👏👏👏👏👏

  14. William

    VAI SER ÓTIMO 1.3 COM CÂMBIO MANUAL, VAI VENDER MUITO

  15. Andrey

    Taxista vai comprar muito 1.3 com câmbio manual , pois vai custar menos que o Cronos com a mesma mecânica.

  16. Maxbley

    Eu já andei no c3 e gostei muito mesmo se eu tivesse condições eu compraria

  17. Manoel Rocha

    Esse motor 1.3 firefly deveria ter sido lançado no C3 desde quando retiraram o 1.6. Estaria vendendo muito mais.

  18. Roberto

    Com certeza. Um Aircross 1.3 CVT.

  19. Rafael

    Eu fico me perguntando para que serve pesquisa de mercado. Se a Stellantis tivesse feito uma pequena pesquisa, saberia que boa parte dos consumidores ainda preferem os motores mais tradicionais. Conheço muita gente que não compra carros 3 cilindros e muito menos turbo. E a fabricante tem que olhar como bons olhos esse público, que geralmente são pessoas mais velhas e com potencial de compra. Eu mesmo queria um Aircross, mas 1.0 turbo? Nunca!

  20. Walmir

    O Basalt ficaria ótimo com o motor 1.3 turbo 270, venderia mais que o Fastback, devido ao seu entre-eixo 10cm maior.

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João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

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