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Sem relação com a Ranger

Nova geração da Volkswagen Amarok já é flagrada rodando no Brasil 

Modelo estreia em 2027 e não tem relação com a Amarok global, feita em parceria com a Ford

3 min de leitura

A Volkswagen já testa nas ruas da América do Sul a nova geração da Amarok que será vendida no Brasil a partir de 2027. A picape será produzida na Argentina, fruto de um investimento de R$ 580 milhões, mas segue um caminho totalmente diferente da versão global feita na África do Sul em parceria com a Ford. Por aqui, a nova Amarok terá como base estrutural e visual a chinesa SAIC Maxus Interstellar X.

Enquanto a segunda geração da Amarok vendida na Europa, África e Austrália compartilha plataforma, estrutura e design com a atual Ford Ranger, a versão sul-americana seguirá uma proposta exclusiva para a região. 

O plano inicial era unificar os projetos por meio do chamado Projeto Cyclone, fruto de uma aliança técnica entre Ford e Volkswagen. Mas por conta de desacordos logísticos e comerciais, a produção conjunta na Argentina nunca saiu do papel.

Nova geração da Volkswagen Amarok rodando com camuflagem no Brasil
Nova geração da Volkswagen Amarok [@placaverde/Reprodução]

Com a parceria travada e sem espaço para usar a linha da Ford em Pacheco, a Volkswagen optou por adaptar uma picape chinesa para a América do Sul. 

A SAIC Maxus Interstellar X, apresentada no Salão de Xangai de 2025, servirá de base para a nova Amarok da região, com alterações de design e interior feitas pela equipe brasileira da Volkswagen. A plataforma permite versões com motores a combustão, híbridos ou 100% elétricos.

Maxus Terron de frente no Salão de Xangai
Maxus Terron [Felipe Yamauchi]

As primeiras unidades em teste foram flagradas na Argentina e mais recentemente no Brasil, imagens essas divulgadas pelo Instagram Placa Verde, rodando camufladas ao lado da Amarok da geração atual. 

Em porte, a Maxus é maior que a Amarok vendida hoje por aqui. São 5,50 m de comprimento, 2 m de largura e entre-eixos de 3,30 m — o que representa ganho em todas as dimensões, além de prometer mais espaço interno e caçamba maior.

Maxus Terron [Felipe Yamauchi]

O interior da SAIC original aposta em um visual mais futurista, com duas grandes telas horizontais e quase nenhum botão físico. Mas é esperado que a nova Amarok desenvolvida para cá tenha painel com identidade visual da Volkswagen.

Ainda não há confirmação oficial sobre motorização, mas a tendência é que a nova Amarok utilize opções turbo a gasolina e, futuramente, versões híbridas e elétricas.

Maxus Terron de traseira no Salão de Xangai
Maxus Terron [Felipe Yamauchi]

Esquece Amarok derivada da Ranger

Importante lembrar que essa nova Amarok sul-americana não tem nenhuma ligação com o modelo global. A versão feita em Silverton, na África do Sul, segue sendo exclusiva dos mercados fora da América Latina. Por aqui, o plano da Volkswagen é ter um produto mais barato de desenvolver e produzir, focado em volume e competitividade no nosso mercado.

A nova geração será lançada em 2027 e deve substituir de forma gradual a Amarok atual, que continua em produção em Pacheco.

Teaser da Nova Volkswagen Amarok
Teaser da nova Volkswagen Amarok [Divulgação]

A Amarok hoje já soma mais de uma década de mercado com a mesma geração. Seu último facelift relevante foi em 2016, e mesmo assim deixou a desejar frente aos rivais que já passaram por atualizações profundas. O último banho de loja ocorreu em 2024 com mudanças visuais notáveis somente na dianteira. 

Acha que a nova Volkswagen Amarok ficará bonita? Deixe sua opinião nos comentários!


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Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

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