Determinada a se afastar da imagem de Dacia do Brasil, a Renault abandonou todos os projetos oriundos da fabricante romena na nova fase nacional. Transformou o Sandero Stepway em Kardian, o Bigster virou Boreal e a vida do Duster parecia ter sido sentenciada. Mas o que o novo Dacia Duster faz rodando no Brasil?
O flagra feito pelo nosso parceiro Renato Maia do Falando de Carro mostra que a Renault tem algum plano envolvendo o Duster. O fato de o modelo estar rodando por aí com grade frontal de Dacia, ao invés de Renault, pode indicar que ele não virá ao nosso país como pensamos.
Eletrificação da Renault
É comum que alguns modelos rodem em solo nacional em teste para desenvolvimento de algum componente. Lá na Europa, por exemplo, o Dacia Duster é vendido com duas versões eletrificadas, que podem estar nos planos da marca para o Brasil. Primeiro um sistema semi-híbrido 1.2 três cilindros turbo de 130 cv.

Esse sistema pode ser facilmente adaptado ao motor 1.0 três cilindros turbo do Kardian, o qual é da mesma família do 1.2 TCe usado pelo Dacia Duster europeu. Entretanto, o que mais nos interessa é o Duster híbrido de verdade. Esse combina motor 1.6 quatro cilindros aspirado com um motor elétrico, totalizando 140 cv.
Esse conjunto é do tipo híbrido pleno regular, ou seja, HEV como um Toyota Corolla. É um sistema mais barato porque usa motor 1.6 aspirado e baterias menores do que híbridos plug-in. Como ele foi feito para a plataforma CMF-B, que é praticamente a mesma coisa da RGMP brasileira, facilmente podemos ter esse sistema em carros de entrada.

A Renault já falou que o Boreal terá algum tipo de sistema híbrido no Brasil. As chances maiores são da tecnologia REEV que usa o motor 1.0 turbo do Kardian como gerador de energia para o sistema elétrico. Contudo, esse Duster pode estar em testes para que o 1.6 híbrido seja usado no Kardian e também no Boreal.
Ok, mas e o Duster?
Até onde sabemos, a Renault não tem planos de fazer a terceira geração do Duster no Brasil. A ideia, contudo, é substituir o modelo por um novo SUV desenvolvido nacionalmente e com pegada visual mais urbana. A ideia é a mesma do Bigster que virou Boreal. Contudo, rumores apontam para um SUV cupê.

Você gostaria de ver a nova geração do Duster no Brasil? Conte nos comentários.



Sim , estou esperando ansiosamente para que chegue .ainda não triwueio meu carro porque estou aguardando a terceira geração do duster.
Eu aguardo sim, de preferência com freios a disco nas quatro rodas e com um motor de ponta com tração 4×4.
Eu já tive a versão 2012/2016 e tenho hoje a versão 2021. Estou esperando a versão 2026 mas tem que ser Duster.
Duster é um tanque de guerra.. Problema é que a nova versão é uma combinação totalmente nova de tudo. Então não dá pra esperar que tenha o mesmo sucesso de cara..
Espero ansioso pela nova versão, desde que seja na mesma pegada da Duster atual, caso contrário, fico com a minha até fim.
Tenho a 2016 e deixei de aportar meu consórcio para ver se ela chega
Também tenho interesse na nova versão
Deixar de fabricar o duster seria a Renault dar tiro no pé pois tem conceito de veículo robusto econômico e mais barato
Seria interessante ter novo modelo com melhorias e híbrido para manter mercado e atender clientes que já estão aguardando melhorias para troca de modelo
Concerteza!! Todos nos que já temos o Duster. Estamos esperando a nova versão. Um pena que estão demorando muito. Disseram que seria 2025 agora 2026 e depois que não irá lançar a terceira geração?? Eu acredito que dê todos os carros sa reunou o duster é a galinha dos ovos de ouro.