Ao vivo
Home » Segredos » Novo BMW Série 4 está confirmado e vai mudar completamente

Segredos

Futurismo

Novo BMW Série 4 está confirmado e vai mudar completamente

BMW confirma nova geração do Série 4 que terá motores a combustão e elétricos, mas uma eternidade para chegar  

4 min de leitura

A BMW confirmou que o Série 4 não vai sair de linha tão cedo. Mesmo em meio à transição para elétricos e à chegada da plataforma Neue Klasse, o cupê esportivo vai seguir dentro da gama da marca. E a terceira geração já está nos planos, mas a estreia ainda vai demorar, e  até lá, algumas pistas já dão indícios como será o esportivo.

Quem confirmou a informação foi Joachim Post, chefe de pesquisa e desenvolvimento da BMW. Segundo ele, o Série 4 “continuará a desempenhar um papel importante no futuro” da marca. Vale lembrar que muitas pessoas questionavam o futuro do modelo e se fazia sentido manter um cupê esportivo em um mundo dominado por elétricos — está aí a resposta. 

Hoje, o BMW Série 4 está em sua segunda geração, lançado em 2020 e a expectativa é que a terceira só dê as caras em 2029. Ou seja, a nova geração não chega antes do fim da década.

Plataforma nova, mas com dois caminhos

BMW Série 4 projeção Motor1 azul estático
BMW Série 4 projeção [Reprodução/Motor1.com]

Atualmente, o Série 4 usa a plataforma CLAR, a mesma que sustenta diversos modelos da marca. Para a próxima geração, a montadora de Munique deve se dividir em dois caminhões, como acontecerá esse ano com o Série 3 — lado elétrico e a combustão. 

As versões a combustão devem usar uma evolução da arquitetura atual, tendo motores tradicionais atualizados. Já as versões elétricas devem migrar para a BMW Neue Klasse, a nova base elétrica da marca.

BMW Série 3
BMW Série 3 [Reprodução]

Essa plataforma traz arquitetura de 800 volts e um conceito totalmente novo de software, com vários sistemas do carro integrados em poucos computadores centrais, os chamados supercérebros. É a mesma lógica que vai estrear no iX3 de nova geração.

Motores conhecidos

Se o Série 4 mantiver opções a combustão, a lógica deve ser parecida com a atual. Hoje, ele oferece um 2.0 turbo de quatro cilindros com 255 cv e um seis cilindros em linha 3.0 turbo com 386 cv. No BMW M4, esse motor chega a 473 cv.

BMW iX3 XDrive
BMW iX3 XDrive [Divulgação]

No lado elétrico, a próxima geração deve seguir o que a BMW está preparando para seus sedãs elétricos. O novo iX3, por exemplo, entrega 463 cv e 40,8 kgfm de torque com dois motores elétricos. Algo acima dessa nessa faixa é esperado para o futuro BMW i4. Só por base, o atual i4 mais potente oferece 544 cv e 81 kgfm, então algo por aí para mais. 

Visual inspirado na Neue Klasse

No design, não tem muito mistério. A BMW já confirmou que o visual da família Neue Klasse vai se espalhar por toda a linha nos próximos anos. Mesmo assim, o Série 4 deve ter uma identidade mais esportiva do que o Série 3. 

BMW Série 4 projeção Motor1 prata estático
BMW Série 4 projeção [Reprodução/Motor1.com]

Para-choques agressivos, difusores e detalhes aerodinâmicos devem diferenciar o cupê. Por dentro, a expectativa é de um painel com uma  tela horizontal no centro, e outra posicionada próxima à base do para-brisa, como acontece com o iX3.

Quando ele chega?

A BMW ainda não bateu o martelo sobre as datas. O que se sabe é que o Série 4 atual deve seguir em produção até pelo menos 2029, segundo o site Bimmer Post, bem conhecido por ser bem assertivo. Só depois disso a nova geração deve dar as caras.

BMW Série 4 projeção Motor1 prata estático
BMW Série 4 projeção [Reprodução/Motor1.com]

Há rumores de que, por enquanto, apenas o sucessor do i4 estaria oficialmente aprovado, enquanto as versões a combustão ainda estariam em discussão interna.

E você, está gostando desses novos visuais da BMW? Deixe seu comentário!


YouTube video

Deixe um comentário

Assuntos

Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar