A Mercedes-Benz se prepara para apresentar ao mundo seu novo SUV elétrico baseado no GLC, e o modelo acaba de ter suas primeiras imagens oficiais reveladas. Com lançamento marcado para setembro, durante o Salão de Munique, o Mercedes GLC elétrico dará início a uma nova era de design e tecnologia para os carros elétricos da Mercedes.
O modelo será o sucessor espiritual do EQC, que já saiu de linha e 2023 e foi até vendido no Brasil desde 2020. No entanto, a montadora alemã promete ir muito além dele. Esta será a primeira vez que a Mercedes irá usar sua nova plataforma chamada de MB-EA (Mercedes-Benz Electric Architecture), desenvolvida exclusivamente para veículos elétricos.


Entre os avanços técnicos, a arquitetura opera com sistema de 800 volts e promete carregamento ultrarrápido, acima dos 320 kW oferecidos no sedã elétrico CLA que utiliza como base a plataforma MMA, que tem flexibilidade para veículos 100% elétricos e motor a combustão.
Segundo informações do site Autocar, o SUV elétrico derivado do GLC será equipado com uma bateria de 94,5 kWh, com autonomia estimada em até 700 km no ciclo europeu WLTP para a versão com tração traseira. O GLC elétrico quer ser o carro-chefe da marca na eletrificação de SUVs médios.


Seu objetivo é sem dúvida mirar em concorrentes pesados, como a próxima geração do BMW iX3, que irá trazer nova identidade e plataforma da montadora de Baviera, além dos já consagrados Porsche Macan Electric e Audi Q6 e-tron.
Design totalmente novo
Além da nova base e motorização elétrica, o destaque também vai para o visual. O SUV será o primeiro carro de passeio da Mercedes-Benz a mostrar a nova identidade de design da marca. Uma das mudanças está na grade frontal, que agora é mais alta e vertical, inspirada nos modelos clássicos da marca, como o Mercedes Ponton, antecessor da atual Classe E.


Em entrevista à Autocar, o chefe de design da marca, Gorden Wagener, disse que a proposta é se diferenciar do que ele chama de “mar de mesmice” entre os veículos elétricos,
“Nossas grades continuarão sendo um elemento-chave de identidade, mas agora serão mais altas e marcantes.”


Outro detalhe revelado é que a grade terá iluminação integrada, recurso que foi antecipado no conceito Vision V, mostrado no Salão de Xangai, e que antecipa os futuros elementos visuais da linha.
Quando o Mercedes-Benz elétrico chega?
O novo Mercedes elétrico será apresentado oficialmente em setembro no Salão de Munique, e as vendas devem começar logo em seguida na Europa. Ainda não há confirmação sobre a chegada ao Brasil, mas, dado o histórico recente da marca em importar modelos elétricos, há possibilidade que ele desembarque por aqui.
O que você achou do novo SUV elétrico da Mercedes? Deixe sua opinião nos comentários.



