Home » Segredos » Novo Mercedes GLC elétrico estreia em setembro com até 700 km de autonomia e visual ousado

Segredos

De olho no BMW iX3

Novo Mercedes GLC elétrico estreia em setembro com até 700 km de autonomia e visual ousado

Modelo será revelado oficialmente no Salão de Munique e inaugura nova identidade visual da marca, além de plataforma exclusiva para elétricos

3 min de leitura

A Mercedes-Benz se prepara para apresentar ao mundo seu novo SUV elétrico baseado no GLC, e o modelo acaba de ter suas primeiras imagens oficiais reveladas. Com lançamento marcado para setembro, durante o Salão de Munique, o Mercedes GLC elétrico dará início a uma nova era de design e tecnologia para os carros elétricos da Mercedes.

O modelo será o sucessor espiritual do EQC, que já saiu de linha e 2023 e foi até vendido no Brasil desde 2020. No entanto, a montadora alemã promete ir muito além dele. Esta será a primeira vez que a Mercedes irá usar sua nova plataforma chamada de MB-EA (Mercedes-Benz Electric Architecture), desenvolvida exclusivamente para veículos elétricos

Entre os avanços técnicos, a arquitetura opera com sistema de 800 volts e promete carregamento ultrarrápido, acima dos 320 kW oferecidos no sedã elétrico CLA que utiliza como base a plataforma MMA, que tem flexibilidade para veículos 100% elétricos e motor a combustão.

Segundo informações do site Autocar, o SUV elétrico derivado do GLC será equipado com uma bateria de 94,5 kWh, com autonomia estimada em até 700 km no ciclo europeu WLTP para a versão com tração traseira. O GLC elétrico quer ser o carro-chefe da marca na eletrificação de SUVs médios.

Seu objetivo é sem dúvida mirar em concorrentes pesados, como a próxima geração do BMW iX3, que irá trazer nova identidade e plataforma da montadora de Baviera, além dos já consagrados Porsche Macan Electric e Audi Q6 e-tron.

Design totalmente novo

Além da nova base e motorização elétrica, o destaque também vai para o visual. O SUV será o primeiro carro de passeio da Mercedes-Benz a mostrar a nova identidade de design da marca. Uma das mudanças está na grade frontal, que agora é mais alta e vertical, inspirada nos modelos clássicos da marca, como o Mercedes Ponton, antecessor da atual Classe E.

Em entrevista à Autocar, o chefe de design da marca, Gorden Wagener, disse que a proposta é se diferenciar do que ele chama de “mar de mesmice” entre os veículos elétricos,

“Nossas grades continuarão sendo um elemento-chave de identidade, mas agora serão mais altas e marcantes.”

Outro detalhe revelado é que a grade terá iluminação integrada, recurso que foi antecipado no conceito Vision V, mostrado no Salão de Xangai, e que antecipa os futuros elementos visuais da linha.

Quando o Mercedes-Benz elétrico chega?

O novo Mercedes elétrico será apresentado oficialmente em setembro no Salão de Munique, e as vendas devem começar logo em seguida na Europa. Ainda não há confirmação sobre a chegada ao Brasil, mas, dado o histórico recente da marca em importar modelos elétricos, há possibilidade que ele desembarque por aqui.

O que você achou do novo SUV elétrico da Mercedes? Deixe sua opinião nos comentários.


YouTube video

Deixe um comentário

Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar