Depois de cinco anos longe do mercado brasileiro, o Volkswagen Golf GTI não vai demorar muito para retornar ao nosso mercado. O hatch esportivo foi flagrado em testes em Campos do Jordão (SP) sem camuflagem pelo Instagram Placa Verde e mostra o visual praticamente definitivo.
O detalhe que mais chama atenção é o jogo de rodas diamantadas de 19 polegadas, diferente do modelo apresentado ao público no ano passado pela própria Volkswagen. Na época, o Golf GTI apareceu com rodas opcionais Estoril pretas, também aro 19 com pneus 235/35.

As rodas vistas agora, no entanto, são exclusivas da versão Golf R no exterior, o que aparenta indicar que a Volkswagen pode ter feito ajustes na identidade visual para o nosso mercado. Sem a camuflagem na carroceria, o Golf GTI se mostra homologado e perto de chegar às concessionárias.
O novo Golf GTI vendido no Brasil será do facelift MK8.5, que atualizou o modelo com novo para-choque, melhorias no acabamento e central multimídia de 12,9 polegadas com sistema MIB4 e inteligência artificial integrada com o ChatGPT. Debaixo do capô, segue o motor 2.0 TSI da família EA888, agora com 265 cv e 37,7 kgfm de torque acoplado ao câmbio automático DSG de sete marchas.

A última vez que o Golf GTI foi vendido por aqui foi em 2019, ainda na sétima geração, com motor 2.0 turbo de 230 cv e 35,7 kgfm. A nova geração chega para brigar com o Honda Civic Type R (R$ 429.900) e o Toyota GR Corolla (R$ 416.990). A tendência, no entanto, é que o Golf GTI tenha preço um pouco mais acessível que os concorrentes.
Você gostaria de ter um Volkswagen Golf GTI na garagem ou um Honda Civic Type R? Deixe sua opinião nos comentários!



