Ao vivo
Home » Segredos » “O 246 nem parece um VW”, adianta designer do Gol SUV

Segredos

“O 246 nem parece um VW”, adianta designer do Gol SUV

Desde que a Volkswagen do Brasil desenvolveu o Nivus, o time de design ganhou moral. Afinal, o modelo era para ser um projeto local, mas agradou tanto que é feito também na Europa. Com isso, ...

3 min de leitura

Desde que a Volkswagen do Brasil desenvolveu o Nivus, o time de design ganhou moral. Afinal, o modelo era para ser um projeto local, mas agradou tanto que é feito também na Europa. Com isso, o time de José Carlos Pavone, responsável pela área de design nas Américas, ganhou carta branca para desenvolver o Gol SUV / Projeto 246.

Quando o Auto+ revelou o modelo em 2022, o projeto já estava rodando. Só que ele passou por diversas modificações desde então. Pavone já havia nos contado em uma oportunidade anterior que o visual das projeções que ilustram essa matéria tinha sido descartado. Por ser muito próximo ao Nivus e parte da linguagem de design anterior, o Gol SUV mudou.

Durante o evento da Volkswagen Amarok, Pavone contou que “tem gente que viu o 246 e disse que nem parece um Volkswagen. E isso é um elogio para mim, porque ele é diferente de tudo que temos hoje. Especialmente na traseira, que não tem nada a ver com qualquer carro que temos hoje”. 

[Auto+ / Overboost]
Volkswagen Gol SUV (246) [Auto+ / Overboost]

Aqui está certo, aqui não

Ainda que o Gol SUV (VW 246) tenha mantido a carroceria baseada no Skoda Fabia (e que renderá um derivado para a marca tcheca), o estilo da variante brasileira será bem ousado. “O vidro traseiro é inclinado, mas nem tanto quanto do Nivus, porque isso ia exigir um balanço traseiro longo demais para ele”, contou Pavone.

Alguns colegas jornalistas chegaram a mostrar projeções do SUV e o designer adiantou que a frente é bem diferente de tudo que tentaram soltar até agora. A traseira, contudo, está mais próxima de imagens já feitas. Um dos pontos que o Gol SUV (VW 246) terá destaque em relação a todos os SUVs da Volkswagen hoje no mundo é o posicionamento de elementos da traseira.

Volkswagen Gol SUV (246) [Auto+ / Overboost]
Volkswagen Gol SUV (246) [Auto+ / Overboost]

O modelo de entrada da VW terá placa no para-choque, enquanto o restante dos SUVs da marca no mundo usam a identificação na tampa do porta-malas. As exceções são os elétricos da linha ID, que tem uma pegada de estilo diferente. Aliás, o ID.4 será inspiração para o Gol SUV (VW 246).

E o motor?

Na parte mecânica, o novo SUV será equipado com motor 1.0 TSI três cilindros turbo com opção de câmbio automático de seis marchas ou manual de cinco velocidades. Não é certo ainda se ele usará o acerto 200 TSI de 128 cv e 20,4 kgfm de torque de Nivus e T-Cross ou se partirá para o 170 TSI com 116 cv e 16,8 kgfm que está no Polo. 

Flagra do Volkswagen 246 (Gol SUV) - [Falando de Carro]
Flagra do Volkswagen 246 (Gol SUV) – [Falando de Carro]

Como ele ficará abaixo de Nivus e T-Cross, fazendo a ponte entre os SUVs e o Polo, o motor 1.4 TSI e o futuro 1.5 eTSI semi-híbrido estão completamente descartados para o Gol SUV (VW 246). É possível que o modelo ganhe motor 1.6 MSI aspirado para mercados de exportação. O 1.0 MPI tem chance de aparecer no modelo também.

Você acha que o Volkswagen Gol SUV / projeto VW 246 fará sucesso no Brasil? Conte nos comentários.



YouTube video

3 comentários em ““O 246 nem parece um VW”, adianta designer do Gol SUV”

  1. Cpm2k

    Nem precisa de foto do interior…

  2. Rogerio Valente

    Pelo amor de Deus

    Parem de usar o termo "GOL SUV".
    Aliás, parem de usar o termo SUV.

    Nenhum desses carros é SUV.

    Que saco!

  3. Fabio Toledo

    Essa fase ainda será lembrada como algo descartável na indústria, olha o carrinho. E o pior é que provavelmente emplacará!

Os comentários estão encerrado.

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar