Ao vivo
Home » Segredos » Omoda & Jaecoo terá rival para BYD Dolphin Mini e VW Polo

Segredos

Popular chinês

Omoda & Jaecoo terá rival para BYD Dolphin Mini e VW Polo

Briga no segmento de carros de entrada terá a participação de Omoda & Jaecoo em breve contra Dolphin e Polo

4 min de leitura

Nascida para vender SUVs, a Omoda & Jaecoo vai expandir seus horizontes em breve com novos modelos. Durante uma coletiva de imprensa para jornalistas, onde foi apresentado o Roger Corassa como novo vice-presidente executivo da divisão brasileira, a marca revelou que trabalha em um rival para BYD Dolphin e VW Polo.

Quando executivos da marca foram questionado sobre a participação da O&J em novos segmentos já dominados por chineses, a marca pareceu bem propensa a expandir horizontes. Foram levantados dois modelos, BYD Dolphin Mini e Geely EX2, carros de entrada elétricos que são sucesso no Brasil.

Depois de elogiar ambos os modelos, Peng Hu, diretor geral da O&J Brasil confirmou que a marca prepara um carro para essa categoria disputadíssima no nosso país: “temos sim o plano de lançar um carro compacto elétrico que também será um carro flex”.

Geely EX2 Max verde visto lateralmente
Geely EX2 Max [Auto+/ Luiz Forelli]

Ou seja, a ideia é que esse novo compacto da Omoda & Jaecoo não seja somente um modelo totalmente elétrico, mas que também terá uma versão flex. É algo que nenhuma outra marca chinesa fez até o momento. Afinal, todos os hatches que pertencem ao segmento de entrada feitos por chineses são elétricos.

Com isso, a marca deve ganhar ainda mais volume nas vendas pois roubará clientes do BYD Dolphin Mini e e do Geely EX2 com sua versão elétrica, enquanto clientes de VW Polo, Chevrolet Onix e Hyundai HB20 serão atacados pela versão flex. Inclusive, vale lembrar, a marca está investindo R$ 15 milhões no Brasil para fazer um motor flex. 

Volkswagen Polo Highline vermelho de frente em um estacionamento todo molhado
Volkswagen Polo Highline [Auto+ / João Brigato]

Contudo, a Omoda & Jaecoo até o momento, mesmo globalmente só tem SUVs. Isso vai um pouco contra o que a marca tem feito em sua estratégia global. Contudo, ao perguntarem se esse carro viria com uma nova marca, o executivo negou dizendo que ele virá “absolutamente dentro de Omoda e Jaecoo”. 

Porém, depois que Roger Corassa afirmou que a O&J vai expandir seus horizontes para baixo do Omoda 4 e para cima do Jaecoo 8, houve mais uma fala que corrobora para a entrada da marca chinesa no segmento de entrada. Especialmente de modelos mais baratos.

Omoda 4 Ultra amarelo visto de frente e com iluminação acesa
Omoda 4 Ultra [Motor1.Com internacional/ Reprodução]

“A origem da marca foi para fazer SUVs”, relatou Leandro Teixeira, head de produto e planejamento de preço da Omoda & Jaecoo Brasil. “O grupo está trabalhando em outras possibilidades que não são SUVs. Mas o nosso foco até o final de 2026 é em SUVs. São três lançamentos que vão solidificar a marca. Depois a gente começa a expansão para outros segmentos”.

Ou seja, esse carro compacto de entrada não será visto no Brasil antes do próximo ano encerrar. Inclusive, executivos da marca revelaram que o modelo também será vendido na Europa, mas que terá forte participação do nosso país no desenvolvimento e escolhas de design e materiais.

Imagem mostra novo Chery QQ - Foram mais de 50 carros apresentados pelo grupo Chery no Salão de Xangai
Novo Chery QQ [Car News China]

No final das contas, apesar de o segmento de hatches elétricos de entrada estar abarrotado de chineses, a categoria com motor a combustão tem somente modelos ocidentais hoje em dia. Caberá a O&J quebrar esse paradigma que só será possível graças ao motor flex e à produção nacional — ambas já oficializadas.

Você acredita que o brasileiro vai querer um carro popular flex chinês? Conte nos comentários. 


YouTube video

Deixe um comentário

Assuntos

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar