Nascida para vender SUVs, a Omoda & Jaecoo vai expandir seus horizontes em breve com novos modelos. Durante uma coletiva de imprensa para jornalistas, onde foi apresentado o Roger Corassa como novo vice-presidente executivo da divisão brasileira, a marca revelou que trabalha em um rival para BYD Dolphin e VW Polo.
Quando executivos da marca foram questionado sobre a participação da O&J em novos segmentos já dominados por chineses, a marca pareceu bem propensa a expandir horizontes. Foram levantados dois modelos, BYD Dolphin Mini e Geely EX2, carros de entrada elétricos que são sucesso no Brasil.
Depois de elogiar ambos os modelos, Peng Hu, diretor geral da O&J Brasil confirmou que a marca prepara um carro para essa categoria disputadíssima no nosso país: “temos sim o plano de lançar um carro compacto elétrico que também será um carro flex”.

Ou seja, a ideia é que esse novo compacto da Omoda & Jaecoo não seja somente um modelo totalmente elétrico, mas que também terá uma versão flex. É algo que nenhuma outra marca chinesa fez até o momento. Afinal, todos os hatches que pertencem ao segmento de entrada feitos por chineses são elétricos.
Com isso, a marca deve ganhar ainda mais volume nas vendas pois roubará clientes do BYD Dolphin Mini e e do Geely EX2 com sua versão elétrica, enquanto clientes de VW Polo, Chevrolet Onix e Hyundai HB20 serão atacados pela versão flex. Inclusive, vale lembrar, a marca está investindo R$ 15 milhões no Brasil para fazer um motor flex.

Contudo, a Omoda & Jaecoo até o momento, mesmo globalmente só tem SUVs. Isso vai um pouco contra o que a marca tem feito em sua estratégia global. Contudo, ao perguntarem se esse carro viria com uma nova marca, o executivo negou dizendo que ele virá “absolutamente dentro de Omoda e Jaecoo”.
Porém, depois que Roger Corassa afirmou que a O&J vai expandir seus horizontes para baixo do Omoda 4 e para cima do Jaecoo 8, houve mais uma fala que corrobora para a entrada da marca chinesa no segmento de entrada. Especialmente de modelos mais baratos.

“A origem da marca foi para fazer SUVs”, relatou Leandro Teixeira, head de produto e planejamento de preço da Omoda & Jaecoo Brasil. “O grupo está trabalhando em outras possibilidades que não são SUVs. Mas o nosso foco até o final de 2026 é em SUVs. São três lançamentos que vão solidificar a marca. Depois a gente começa a expansão para outros segmentos”.
Ou seja, esse carro compacto de entrada não será visto no Brasil antes do próximo ano encerrar. Inclusive, executivos da marca revelaram que o modelo também será vendido na Europa, mas que terá forte participação do nosso país no desenvolvimento e escolhas de design e materiais.

No final das contas, apesar de o segmento de hatches elétricos de entrada estar abarrotado de chineses, a categoria com motor a combustão tem somente modelos ocidentais hoje em dia. Caberá a O&J quebrar esse paradigma que só será possível graças ao motor flex e à produção nacional — ambas já oficializadas.
Você acredita que o brasileiro vai querer um carro popular flex chinês? Conte nos comentários.


