Há alguns anos, houve uma empolgação coletiva das montadoras em se tornar fabricante somente de carros elétricos. A própria Porsche dizia que faria essa virada, exceto no 911. A ideia era eletrificar tudo, mas os planos mudaram para um meio termo bem interessante que deixará o Taycan sozinho.
Não é segredo para ninguém que a nova geração dos irmãos 718 Cayman e 718 Boxter foi toda pensada para ter somente motorização elétrica. Só que os planos mudaram para trazer motor a combustão em versões mais hardcore para pista, como o Cayman GT4 RS e o Boxter Spyder.
Porém, a engenharia feita pela Porsche para converter a plataforma PPE em uma base multienergia, não somente elétrica, parece ter surtido mais efeitos. Isso porque a marca vai usar motores a combustão em outras versões do 718, segundo apuração do Carscoops.

A ideia é oferecer motores de diversos tipos para as mais diversas versões do esportivo, mantendo, claro, compromisso com as emissões de poluentes. Com isso, o atual motor 2.5 quatro cilindros turbo pode ser levado à nova geração junto do 4.0 seis cilindros turbo ou até o 3.6 híbrido do 911.
Para do 718
Só que essa decisão da Porsche não afetará somente o 718. A marca também planeja trazer o motor a combustão para a segunda geração do Macan. Nascido para ser totalmente elétrico, ele viu seu irmão a combustão de geração anterior se manter bem em vendas. E há forte demanda por um novo Macan a combustão.

O mesmo vai acontecer com o novo Cayenne, que estreou somente em versão elétrica, mas com a promessa de variantes a combustão e, especialmente, híbridas para atingir vários mercados. Vale lembrar que a Porsche também está de olho em um SUV maior que o Cayenne e que deve contar com versões elétrica e a combustão.
Com isso, a Porsche que planejava seu futuro tomando o Taycan como muso inspirador, eletrificando toda a linha e deixando o 911 como único modelo a combustão se inverteu. Pois agora somente o Taycan será vendido só com motores elétricos, enquanto o restante da linha, fora o 911, terá as duas opções.

Você teria um Porsche elétrico? Conte nos comentários.


