Ao vivo
Home » Segredos » Quais carros Chevrolet e Hyundai farão juntas no Brasil?

Segredos

Parceria promissora

Quais carros Chevrolet e Hyundai farão juntas no Brasil?

Parceria Hyundai e Chevrolet renderá oito carros diferentes, incluindo os substitutos de modelos de grande peso para ambas as marcas

4 min de leitura

A partir de 2028, veremos os primeiros frutos da parceria entre Hyundai e Chevrolet. O acordo assinado em 2025 prevê o lançamento de nove novos modelos e vem na esteira do fracasso que foi a parceria entre GM e Honda nos EUA. A ideia é focar em segmentos de alto volume e tem o Brasil como grande protagonista.

Quando o comunicado oficial foi emitido, Chevrolet e Hyundai afirmaram que lançariam oito carros na América do Sul e um na América do Norte, sendo esse último uma van comercial elétrica que não será ofertada em nosso país. A estimativa é que as marcas, conjuntamente, vendam 800 mil carros por ano 

A gama compartilhada resultará no desenvolvimento conjunto de um SUV, um carro de passeio, uma picape intermediária e uma caminhonete média. Ou seja, quatro carrocerias diferentes, duas marcas, totalizando oito carros inéditos. E é aí que começa a investigação sobre esses modelos.

Carro de passeio

Protótipo camuflado de preto do novo Hyundai HB20 visto de frente e com DRL's acesos
Protótipo do novo Hyundai HB20 [Placa Verde/ Instagram/ Reprodução]

O primeiro e mais importante modelo dessa família compartilhada é um carro de passeio. Rumores originais previam que tratava-se da terceira geração do Hyundai HB20 e do Chevrolet Onix. Coincidentemente ou não, os dois surgiram em 2012 no Salão do Automóvel de São Paulo e foram os carros que revolucionaram o segmento de compactos. 

Contudo, recentemente ficou claro que a Hyundai vai fundir a nova geração do HB20 com o i20, mas vai usar o sucessor do HB20S com a Chevrolet. A ideia é que a GM substitua Onix e Onix Plus por um SUV cupê subcompacto nos mesmos moldes de Volkswagen Nivus e Fiat Fastback, de acordo com a apuração da Quatro Rodas.

traser lanterna traseira Onix SUV

Com isso, teremos Onix Plus morrendo em favor de um SUV cupê e a Hyundai tirando o HB20S de linha para ter um modelo rival de Nivus e Fastback. Esse mesmo princípio foi aplicado pela Stellantis quando trocou o projeto original de um sedan pelo Citroën Basalt na família C-Cubed. 

SUV

A questão SUV é um pouco mais fácil, visto que a Chevrolet e Hyundai trabalharão juntas nos novos Creta e Tracker. Isso se dá pelo fato de que o Creta é um produto para mercados de baixo custo, não sendo oferecido na Europa ou EUA, onde o Kona cumpre esse papel. Já o Tracker só fez sucesso no Brasil, sendo um fracasso na China.

YouTube video

Sem a ajuda dos parceiros chineses, a única maneira da Chevrolet sobreviver no segmento de SUVs compactos é com a ajuda da Hyundai, que dividirá os custos do próximo Creta. Os dois modelos deverão se posicionar entre os maiores do segmento, tal qual já é hoje com o Hyundai. Versão de sete lugares é cogitada, como existe hoje na Índia, mas só para o Creta.

Caminhonetes

A parceria Hyundai e Chevrolet também renderá duas caminhonetes. Mas o próprio memorando de intenções das duas marcas deixou claro quem vai mandar em cada projeto. Se nos dois SUVs a coreana é líder de projeto, aqui a coisa será um pouco mais dividida entre cada marca.

Hyundai S10 verde de frente com o logotipo da Hyundai
Hyundai S10 [montagem: Auto+ / João Brigato

A Hyundai será responsável pela caminhonete intermediária. Ainda há poucas informações sobre o modelo, mas ela deve ser derivada da dupla Tracker e Creta. Existe uma chance, ainda que remota, que seja a segunda geração da Santa Cruz – hoje vendida só nos EUA e derivada do Tucson. 

Já o segundo produto será uma caminhonete média, fruto do projeto Colossus. Trata-se da terceira geração da Chevrolet S10, a qual ganhará uma derivada direto da Hyundai. Inclusive, diferentemente dos outros modelos em que cada um será feito na sua fábrica, neste caso poderemos ter a picape Hyundai saindo da mesma planta da S10 em São José dos Campos. 

Para qual modelo da parceria Hyundai e Chevrolet você está mais animado? Conte nos comentários.


YouTube video

0 comentário em “Quais carros Chevrolet e Hyundai farão juntas no Brasil?”

  1. Eduardo

    Curioso em como ficarão os CUV e SUV e quak das marcas vai se dar mal? A Autolatina acabou com a Ford, a participação dela no mercado despencou quando a parceria acabou.

  2. Márcio Araujo

    Se equiparem os carros com correia banhada a óleo vão queimar o filme da Hiundai como queimaram da Chevrolet. O consumidor não aguenta mais o custo de manutenção desses motores !!

  3. Alexandre

    Tenho um Creta, não gosto da americana GM, agora sairei fora da Hyundai, que por sinal perdeu muito em qualidade nesse novo Creta.

  4. Marcos V S Santos

    Chevrolet afundando em 3… 2… 1…

Deixe um comentário

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar