Depois de muitos anos focada em Strada, Pulse, Fastback e Toro, a Fiat finalmente deu um pouco de atenção para Cronos e Argo. Os dois modelos ganharam novidades na linha 2026, ainda que, oficialmente, só o sedan tenha sido lançado. Mas o tamanho das mudanças mostra o verdadeiro futuro de cada carro.
O que mudou no Argo 2026 e no novo Cronos?
Com a chegada do novo Fiat Uno (Grande Panda) já confirmada para o Brasil, a Stellantis não precisa fazer muita coisa no Argo. Afinal, o modelo está cumprindo somente um mandado tampão e pode ficar em linha mais um tempo como acontecia com o Palio Fire. Ou seja, um carro mais barato e destinado somente a empresas.
Por isso, a Fiat foi muito econômica nas mudanças feitas no Argo 2026. O modelo ganhou novos faróis full-LED nas versões mais caras e…só. No quesito visual, ao menos, foram as únicas alterações. A marca trouxe central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, retrovisor preto brilhante na versão Drive e interior escurecido.

Um contraste completo com o que a Fiat fará no novo Cronos 2026. O sedan compacto terá um novo para-choque como desenho mais quadrado e linhas inspiradas no novo Uno. / Grand Panda. A grade frontal terá elementos verticalizados, enquanto a abertura de ar inferior retangular fará par com entradas de ar nas extremidades.
Inclusive, é possível perceber que os elementos pixelizados dos faróis, iguais aos do novo Argo, combinam mais com a identidade visual do novo Cronos. A traseira também terá mudanças na parte inferior do para-choque e nas lanternas, se adequando ao estilo do novo Uno / Grande Panda.

O que essas mudanças indicam?
Percebeu que as alterações feitas no Cronos e no Argo, que já haviam sido antecipadas pelo Auto+ no ano passado, são muito diferentes? A Fiat nitidamente investiu mais dinheiro no Cronos porque ele terá vida mais longa que o Argo. Afinal, o substituto do Argo já está no forno e prestes a ficar pronto.
Já o Cronos tende a ser o último sedan da Fiat no Brasil. O projeto F1H que contempla o novo Uno / Grande Panda, além dos sucessores de Pulse e Fastback não tem um sedan nos planos. Tecnicamente, o próximo Fastback, que será um Citroën Basalt da Fiat, cumprirá esse papel. Por isso, é melhor tentar esticar a vida do Cronos o máximo possível.



Você acha que o Cronos vai sobreviver quantos anos a mais do que o Argo? Conte nos comentários.



O fato é que a gente querendo ou não, Pulse e Fastback já são as novas gerações de Argo e Cronos.
Boa observação.
Cronos é muito mais importante para a Fiat na América do Sul, do que o Argo! Afinal, ele é o carro mais vendido da marca na Argentina (+ de 60% dos emplacamentos da marca são dele no país vizinho), além disso tem boas vendas por aqui e menos dependência (proporcionalmente falando) de vendas diretas do que o Argo.
A Fiat deve seguir produzindo o Cronos na Argentina, até 2028/2029 mais ou menos, quando decidir o que fazer com o modelo, ou ele continuará como sedan (talvez usando base do 208), ou então irá se transformar num suv de entrada, para rivalizar com Tera, Kardian, Basalt, Novo SUV da Nissan….
A Fiat precisa de um veículo acessível e com volume de vendas para seguir relevante na Argentina, resta saber qual caminho irá desenhar para o futuro do Cronos.
O Argo é um veículo datado que chegou com grandes pretensões de substituir Palio, Punto e as versões + baratas do Bravo, porém no fim das contas nunca conseguiu repetir o sucesso do Palio, nem ter o prestígio do Punto, nem ser refinado como o Bravo.
Não é um fracasso em vendas, mas é um modelo que está "marcado" como carro de frota ou de motorista de aplicativo, bem distante da pretensão inicial que a Fiat tinha.
Argo terá mais tempo no mercado mesmo com a volta do Uno. Ele vende mais no Top 10 e ainda sim não será retirado tão cedo. Uno vai mais suceder o Mobi porque sem dúvida ele é mais erro da Fiat do que acerto. Cronos podia virar sedan do novo carro do que ser substituído por SUV ou crossover.
Nenhum faz falta, Argo, Pulse, Cronos e Fastback…