Ao vivo
Home » Segredos » Segredo: Novo Fiat Argo começa a ser produzido no Brasil em setembro

Segredos

Poderia ser Uno...

Segredo: Novo Fiat Argo começa a ser produzido no Brasil em setembro

Versão brasileira do Fiat Grande Panda, o novo Fiat Argo terá o início de sua produção em setembro no Brasil.

3 min de leitura

Perigando ser o lançamento mais importante de 2026, o novo Fiat Argo já tem data para começar a ser produzido: setembro. O hatch compacto será fabricado em Betim, Minas Gerais, de onde será exportado para outros países da América Latina e ditará o futuro de diversos novos carros da Fiat.

Início da produção e maturação do projeto

Internamente chamado de Start Of Production (SOP), o processo de produção regular de um automóvel é a parte mais importante de todas. Afinal, é quando a montagem de pré-série já está validada, todos os componentes estão prontos e esses carros serão os primeiros a chegar às concessionárias.

Neste momento, a Fiat já tem algumas unidades do novo Fiat Argo sendo fabricadas no regime de pré-série para alguns ajustes na linha de montagem. Contudo, a produção para valer ainda precisa de mais oito meses de maturação. Isso porque, apesar de o visual estar fechado, alguns componentes mecânicos ainda precisam de ajustes.

Protótipo camuflado e visto de frente do novo Fiat Argo e com faróis acesos
Protótipo do novo Fiat Argo [Renato Maia/ Falando de Carro/ Reprodução]

Quatro opções de motores para o mercado brasileiro

Por falar em componentes mecânicos, o Auto+ apurou com fontes ligadas ao projeto que a Stellantis decidiu que o novo Fiat Argo terá quatro opções de motor no Brasil. Todos os conjuntos mecânicos já são conhecidos. Contudo, a marca estuda fortemente viabilizar a produção da versão elétrica em nosso mercado.

Tal qual acontece hoje com o modelo atual, o novo Argo receberá o motor 1.0 Firefly três cilindros aspirado. São 75 cv e 10,7 kgfm de torque gerenciados por uma transmissão manual de cinco marchas. Esse motor, inclusive, já está presente nos Citroën Basalt e C3, que utilizam a mesma plataforma Smart Car do Grande Panda e do novo hatch da Fiat.

Protótipo camuflado e visto de lado do novo Fiat Argo
Novo Fiat Argo camuflado [Renato Maia/ Falando de Carro/ Reprodução]

As versões intermediárias do novo carro da Fiat recebem o 1.3 Firefly quatro cilindros aspirado de 107 cv e 13,7 kgfm de torque. A adaptação da plataforma Smart Car a esse motor já foi feita e, em breve, também equipará os modelos da Citroën, incluindo o Aircross. Tanto no novo Fiat Argo quanto nos modelos da marca francesa, esse motor 1.3 terá opção de câmbio manual ou automático do tipo CVT.

Estreia da motorização turbo e sistema micro-híbrido

Por fim, a nova geração do hatch compacto terá acesso a algo que o Argo nunca teve: motor turbo. O 1.0 T200 três cilindros turbo de 130 cv e 20,4 kgfm de torque será oferecido unicamente na configuração semi-híbrida. Inclusive, o novo Fiat Argo rompe com a nomenclatura Hybrid para esse motor e adota a sigla MHEV, uma vez que o sistema não é um híbrido pleno. O câmbio será exclusivamente CVT.

Protótipo camuflado e visto de trás do bovo Fiat Argo
Protótipo do novo Fiat Argo [Renato Maia/ Falando de Carro/ Reprodução]

Você teria um novo Fiat Argo? Conte nos comentários.


YouTube video

Deixe um comentário

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar