A eletrificação dos carros da Stellantis no Brasil é um processo contínuo e sem volta. Prova disso é que os próximos modelos a receberem o sistema semi-híbrido serão os carros produzidos em Goiana, especificamente os Jeep Renegade, Compass e Commander. A Fiat Toro também deve adotar o novo sistema.
O que surpreende, contudo, é que o Auto+ apurou que a Stellantis investirá em um motor mais moderno, mas manterá o câmbio automático antigo atualmente em linha. Ao invés de atualizar a transmissão para um sistema mais moderno ou adotar a caixa de dupla embreagem como tem na Europa, o grupo prefere seguir a tradição para os futuros Jeep semi-híbridos.
Ou seja, o motor 1.3 quatro cilindros turbo semi-híbrido continuará a usar o câmbio automático de seis marchas que vem desde os tempos do motor 1.8 aspirado. A decisão se deu por alguns fatores importantes, mas o principal é a extrema rejeição do brasileiro a câmbios automatizados de dupla embreagem.
![Jeep Compass Limited flex [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2025/02/jeep-compass-limited-flex-11-1320x743.webp)
É porque o brasileiro prefere
A Stellantis, com sua leitura impecável de mercado, percebeu que já há uma certa resistência quanto ao seu sistema semi-híbrido sendo chamado de Hybrid. Só que adicionar a isso um câmbio de dupla embreagem poderia prejudicar diretamente a venda de seus produtos Jeep, em especial Compass e Renegade que estão em queda.
Com isso, a transmissão automática de seis marchas será retrabalhada para ficar mais eficiente e entregar uma integração mais a contento com o sistema semi-híbrido. A desvantagem, contudo, é que não será possível desacoplar o câmbio para que o carro rode com o motor desligado em situações de inércia (chamado modo coasting).

Só que, diferentemente de Pulse, Fastback, 208 e 2008, o sistema MHEV a ser adotado nos carros maiores da Stellantis será de 48V. Com isso, a bateria será mais parruda e o motor elétrico poderá auxiliar melhor o 1.3 turbo. Contudo, como esse motor elétrico só substitui o alternador e o motor de partida, mas não move o carro sozinho.
Com isso, os futuros Jeep Renegade, Compass e Commander não poderão ser considerados carros híbridos de verdade. Apesar disso, terão isenção de rodízio em São Paulo e, em alguns estados, desconto de IPVA.
Você vai esperar pelos carros semi-híbridos da Jeep? Conte nos comentários.



Sabendo desta notícia ruim já vou me programar pra procurar outro carro e me livrar do atual.
Todas as montadoras que decidiram seguir o conceito de câmbio automatizado voltaram atrás e abandonaram o projeto. Para mim é um acerto da Jeep, pois não compraria um veículo com câmbio automatizado.
Vou aguardar sim. Importante em locais que tem rodízio,e redução de IPVA,que deveria incidir apenas sobre o valor do carro,descontando os impostos que já são 47% do valor que se paga…
Na minha opinião a Jeep está andando em passos de tartaruga no caminho da eletrificação aqui no Brasil e quando perceber isso já era! Uma pena, adoro os carros da Jeep!
Houve uma grande mudança de comportamento de consumo nos veículos elétricos, hoje os HEV, sem carregador são os únicos com demanda crescente….acredito que ir com cautela em um projeto HEV é ter certeza de evitar erros.
Nesse caso do semi-hihridos a economia de combustível será insignificante e pouco atrativo
Engraçado queria saber a fonte do escritor da matéria, que mostra a queda na venda nos modelos da JEEP. Por que a fonte consultada mostra.
Mostra crescimento de 3.3 no primeiro trimestre de 2025 em relação a 2024.
Compass 5.291
Renegade 4.547
Comandar 1.643
Esses números até setembro de 2025.
Vergonhoso.
Eu pergunto isso é falta de compromisso com a verdade, tentativa de induzir o público, ou matéria paga?
tentativa de induzir o publico a não comprar jeep !
Verdade. É espantoso a rede montada para desacreditar a Jeep no Brasil. Mesmo assim e sem quase nenhum combate desta campanha pela Jeep, se testemunha crescimento nas suas vendas. Tô adorando o Renegade. Um senhor carro em todos os aspectos.