Mesmo fora do Brasil desde 2020, a Smart está a todo vapor na Europa. A montadora pertencente a Mercedes-Benz que encerrou a produção do Fortwo em 2024 e passa por uma profunda reformulação global, confirmou que o sucessor do modelo já está em desenvolvimento e tem estreia prevista para 2026. O nome já foi definido — Smart #2.
Nos últimos meses, a montadora, que também faz parte da Geely, vinha soltando teasers muito discretos do modelo. Agora, porém, surgiram imagens que mostram protótipos ainda bem iniciais, já que utilizam a carroceria antiga ainda do Fortwo.
Pequeno por fora, fiel à proposta
Segundo a própria Smart, o #2 vai preservar aquilo que fez o Fortwo se tornar um ícone urbano. Ou seja, dimensões ultracompactas, carroceria de duas portas, apenas dois lugares e tração traseira. A clássica posição rodas nos cantos, que favorece a manobrabilidade e o aproveitamento de espaço, também está confirmada.

Apesar dos protótipos ainda esconderem o desenho definitivo, a Smart já adiantou que o #2 terá interior e exterior completamente novos, desenvolvidos pelo time de design da Mercedes-Benz. É prometido uma nova identidade visual, moderna e alinhada ao que a marca vem fazendo nos modelos #1, #3 e #5.
Nova plataforma elétrica
O Smart #2 será o primeiro carro da marca a utilizar a Electric Compact Architecture (ECA), uma plataforma inédita desenvolvida para veículos elétricos compactos. Segundo a empresa, ela vai servir de base para uma nova geração de powertrains elétricos.

A marca ainda não revelou números de potência, autonomia ou capacidade de bateria, mas confirmou que os testes estão em ritmo acelerado. Os protótipos já rodam em centros de testes na China, onde engenheiros ajustam suspensão, freios e comportamento dinâmico.
Mesmo com muitas informações ainda sob sigilo, a Smart deixa escapar alguns detalhes devido essa ambição de lançamento. O #2 deve ser apresentado oficialmente no fim de 2026 e, segundo a marca, chega com a missão de estabelecer novos padrões no segmento de carros urbanos, ou seja, o segmento que ela ajudou a criar há quase 30 anos atrás.
E o Brasil nessa história?

A Smart já teve uma passagem discreta pelo Brasil. A marca chegou em 2002, chamou atenção com o Fortwo, mas nunca conseguiu ganhar escala. Preços altos, importação direta da Europa, mercado pouco receptivo a carros ultracompactos e uma rede de concessionárias limitada pesaram.
Com vendas sempre muito baixas e a crise econômica da década passada, a fabricante encerrou oficialmente suas operações no país em 2020. Desde então, os modelos sobrevivem apenas no mercado de usados, sem suporte oficial.
![Smart Fortwo branco de frente em movimento [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2024/08/smart_fortwo-1320x792.webp)
A Smart está sob nova fase, agora em uma joint venture entre Mercedes-Benz e o grupo chinês Geely, tendo seu foco principal a Europa e China. Um retorno ao Brasil, pelo menos por enquanto, não parece estar nos planos.
O mundo ainda quer carros realmente pequenos com essa moda de SUVs? Deixe sua opinião nos comentários!



