A montadora AUDI, que faz parte da parceria entre a alemã Audi e a chinesa SAIC, já está preparando seu segundo modelo 100% elétrico para o mercado chinês. Depois do lançamento da perua elétrica E5 Sportback em 2025, agora é a vez de um novo SUV elétrico, flagrado em testes de rodagem nas ruas da China.
De acordo com informações publicadas pelo site CarsNewsChina, esse é o segundo modelo da submarca AUDI, criada oficialmente em 2024 para atuar exclusivamente no mercado chinês.
O SUV aparece ainda camuflado, mas já deixa ver alguns elementos importantes, como maçanetas embutidas, câmeras de monitoramento nos para-lamas dianteiros, lanternas unidas por uma barra de LED e até um sistema de reconhecimento facial por câmera instalada na coluna B para destravar as portas.
O modelo terá cerca de 5 metros de comprimento e deve adotar a plataforma Advanced Digitized Platform (ADP), exclusiva da parceria Audi-SAIC, que suporta arquitetura elétrica de 800V.
Marca diferente da Audi tradicional

Vale lembrar para muitos não confundirem que a AUDI (com letras maiúsculas) não leva o tradicional emblema dos quatro anéis. Essa submarca foi criada para desenvolver carros elétricos premium na China, para a China.
O primeiro deles, o E5 Sportback, trouxe até 776 cv de potência, autonomia de até 770 km no ciclo otimista chinês CLTC e chamou atenção, além do seu visual inovador, pela tecnologia embarcada, como o assistente virtual desenvolvido em parceria com a ByteDance (dona do TikTok) e sistemas avançados de condução assistida com sensores LiDAR.

A estratégia é juntar a tradição premium da Audi com a velocidade e expertise tecnológica da SAIC, em um mercado extremamente competitivo dominado por fabricantes locais como BYD, Nio e Xpeng. E tem dado certo. O E5 recebeu mais de 10 mil reservas em apenas 30 minutos após o lançamento no Salão de Xangai 2025.
O que esperar do novo SUV
Ainda sem nome oficial, o SUV de porte grande deve compartilhar soluções do propulsor com o E5 Sportback, que varia de 295 a 776 cv, dependendo da versão.

Rumores na imprensa falam que o novo modelo também oferecerá grande autonomia, algo esperado para as longas estradas chinesas, além do pacote de ponta e de segurança completo.
A Audi e a SAIC já confirmaram que a submarca AUDI terá três modelos até 2027, cobrindo segmentos médios e grandes, todos 100% elétricos e feitos localmente. O SUV flagrado será o segundo passo desse plano.
China como vitrine global

A China hoje em dia é inquestionavelmente prioridade para montadoras globais. A joint venture Audi-SAIC será muito promissora para a marca alemã quanto a chinesa, que também faz joint-venture com a Chevrolet que trouxe o Spark EUV até o momento ao Brasil, fruto dessa parceria.
Segundo executivos, o desenvolvimento de novos carros pode ser até 30% mais rápido dentro dessa parceria, em comparação ao ritmo tradicional da Audi na Alemanha, por exemplo.

Além disso, a AUDI já fala em levar parte dessas tecnologias para outros mercados no futuro, mas a estratégia inicial é mesmo dominar o território chinês.
Acredita que esses veículos da AUDI faria sucesso em mercados fora da China? Compartilhe sua opinião nos comentários!



