.single-post figure figcaption{display:block !important;}

Ela veio para ficar

Suzuki não desiste do Brasil e pode vender SUV feito em parceria com a Toyota

Sem nenhum carro importado ao Brasil em 2025, Suzuki lida com estoque remanescente do Jimny, mas há planos de expansão

Suzuki Fronx azul parado de frente a uma montanha azul [divulgação]
Suzuki Fronx [divulgação]

Já faz um bom tempo que a Suzuki sobrevive no Brasil somente com o Jimny Sierra. Em 2022, ela vendeu as últimas unidades do Vitara e do Jimny antigo, enquanto o S-Cross nos deixou um ano antes. Com rumores de que a Suzuki sairia do Brasil, o grupo HPE, que controla a marca junto da Mitsubishi, revelou um futuro mais otimista.

Em entrevista aos nossos parceiros do Motor1, o CEO do grupo HPE, Mauro Correia, revelou que a Suzuki vai vender novos carros no Brasil. Isso vai de acordo com o que o executivo revelou ao Auto+ em novembro do ano passado. Contudo, parece que os planos finalmente vão andar.

Índia ao resgate

Mauro disse que a nova estratégia da Suzuki no Brasil será revelada em breve. Em novembro passado, Mauro havia revelado que “estamos conversando com a matriz sobre novos modelos e várias possibilidades. Mas, o japonês é metódico. Enquanto não estiver tudo 100%, não querem arriscar”, completa o executivo.

Suzuki Jimny Sierra 4Style [Auto+ / João Brigato]
Suzuki Jimny Sierra 4Style [Auto+ / João Brigato]

Ao ser questionado sobre a possibilidade de que esses próximos modelos sejam da linha indiana da Suzuki, Mauro foi positivo: “é uma possibilidade. Estamos vendo todas as opções. Mas tem que ver o que encaixa para o Brasil”, completa. Isso vai de acordo com a especulação do Motor1 de que os escolhidos serão os SUVs indianos da Suzuki.

A grande força da marca japonesa em seus modelos está justamente nos carros de baixo custo feitos na Índia com a Maruti. Por lá, inclusive, ela é líder. Na América Latina, como um todo, modelos indianos da Suzuki são figurinhas carimbadas, enquanto no Brasil, eles nunca foram oferecidos.

SUV cupê da Suzuki…e da Toyota

SUV cupê
Suzuki Fronx [divulgação]

O grande astro da nova fase da Suzuki no Brasil deve ser o Fronx. Trata-se de um SUV subcompacto cupê desenvolvido em parceria com a Toyota. O modelo, que é vendido também como Toyota Taisor, tem porte de Volkswagen Nivus para brigar também com modelos mais conservadores, como Fiat Pulse, VW Tera e Renault Kardian.

Ele conta com opções de motor 1.0 três cilindros turbo ou 1.5 quatro cilindros aspirado, ambos com opção semi-híbrida. É provável que o 1.0 turbo seja o escolhido para o Brasil, visto que virou regra no segmento de SUVs subcompactos. O câmbio é automático de seis marchas no 1.0 turbo e, bizarramente, de quatro marchas no 1.5 aspirado.

A volta do Vitara?

Maruti Suzuki Grand Vitara [divulgação]
Maruti Suzuki Grand Vitara [divulgação]

Outro carro da Suzuki que pode voltar é o Vitara. Recentemente totalmente renovado, ele tem a mesma identidade visual do Fronx, além de também ser equipado com motor 1.5 quatro cilindros aspirado (regular ou semi-híbrido). Nesse caso, só o semi-híbrido tem câmbio automático de seis marchas.

Há também uma interessantíssima versão 1.5 três cilindros aspirada híbrida. Ele usa emprestado o conjunto híbrido do Toyota Yaris Cross que será vendido no Brasil. A carta na manga da Suzuki, é o e-Vitara, um SUV totalmente elétrico com visual bem diferente do que é usado no modelo a combustão.

Suzuki eVitara verde de frente em foto de dianteira no fora de estrada
Suzuki eVitara [Divulgação]

A marca também pode voltar a importar o hatch compacto Swift em versão esportiva ou híbrida. Além disso, caso consiga atualizar o motor 1.5 aspirado do Jimny, o SUV 4×4 pode voltar a ser comercializado regularmente por aqui. Na Índia, inclusive, há uma desejada versão alongada de quatro portas.

Você acredita na sobrevivência da Suzuki no Brasil? Conte nos comentários.